A organização de espaços de brincadeiras no maternal II: uma experiência com caixas temáticas

Conteúdo do artigo principal

Circe Mara Marques
https://orcid.org/0000-0002-2137-4760
Luciane Catarina Carneiro
https://orcid.org/0000-0002-0066-9703

Resumo

Este estudo trata da organização de espaços de brincadeiras na educação infantil. Objetivou criar espaços itinerantes de interações e de brincadeiras para/com as crianças de 3 anos de idade. A pesquisa do tipo pesquisa-ação foi realizada em uma escola pública de educação infantil, no oeste catarinense. Envolveu a participação de 15 crianças de 3 anos na construção de seis caixas temáticas. O tema das caixas foi escolhido com as crianças participantes: Caixa da Casinha, Caixa do Salão de Beleza, Caixa de Ferramentas, Caixa do Berçário, Caixa do Parque e Caixa Surpresa. A produção dos dados deu-se a partir da realização de rodas de conversa para planejamento das caixas e, também, durante a organização e exploração dos espaços de brincadeiras pelas crianças. O estudo mostrou que as Caixas Temáticas são modos de organização de espaços que potencializam a participação, as interações e as brincadeiras, promovendo aprendizagens interdisciplinares na escola de educação Infantil.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
867
Feb 13 '22Feb 16 '22Feb 19 '22Feb 22 '22Feb 25 '22Feb 28 '22Mar 01 '22Mar 04 '22Mar 07 '22Mar 10 '226.0
| |

Detalhes do artigo

Como Citar
MARQUES, C. M.; CARNEIRO, L. C. A organização de espaços de brincadeiras no maternal II: uma experiência com caixas temáticas. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–17, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.17159.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17159. Acesso em: 22 abr. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Circe Mara Marques, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO

Doutora em Educação. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó-SC.

Luciane Catarina Carneiro, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Mestre em Educação Básica (UNIAP/SC). Professora na rede Pública de Educação de Caçador-SC.

Referências

BARBOSA, M.C.S. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 (Especial), p. 1059-1083, out. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300020

BARBOSA, M.C.S. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei nº. 8.069. Brasília, DF: Senado Federal, 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm>. Acesso em: 05 de novembro de 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC/CNE, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 2 ago. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Projeto de fortalecimento institucional das secretarias municipais de educação na formulação e implementação da política municipal de educação infantil. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.º 5, de 17 de dezembro de 2009. Brasília, DF: MEC/SEB, 2013. Disponível em: http://paralapraca.org.br/wp-content/uploads/projeto_de_fortalecimento_institucional_das_secretarias_municipais_de_educacao_na_formulacao_e_implementacao_da_politica_municipal_de_educacao_infantil-30_01_2015.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Brasília, DF: MEC/CNE, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 2 ago. 2019.

CORSARO, Willian A. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed; 2011.

HORN, M. G. S. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.

HORN, M. G. S. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MARQUES, C. M.; FERNANDES, S. B.; SILVA, E. T. O brincar nos discursos de estudantes de Pedagogia: certezas em suspenso. Campinas/SP: Pro- posições, v. 30, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0136. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0136

MARQUES, C. M. Caixas de brincadeiras. Revista Pátio-Educação Infantil, Porto Alegre a. 5, n. 13, p. 32-33, mar./jun. 2007.

MEDEL, C. R. M. A. Educação infantil: da construção do ambiente às práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

OLIVEIRA, Z. M. R. Educação infantil: fundamentos e métodos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SOARES, N. F. A investigação participativa no grupo social da infância. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2006.