Brincar com as palavras para ler e escrever o mundo: o uso dos materiais estruturados como (im)possibilidades para voos de crianças e professores

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Prof.ª Marianne Sól Teixeira de Oliveira Kestring
https://orcid.org/0009-0001-7803-3780
Me. Albene Cezar de Arruda
https://orcid.org/0000-0002-7692-5961
Dr.ª Bárbara Cortella Pereira
https://orcid.org/0000-0003-4068-6417

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de pesquisas de mestrado, cuja objetivação consiste em apresentar e problematizar dados em relação ao Ciclo de alfabetização, bem como o ensinoaprendizagem da leitura e escrita na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, além de refletir sobre o uso dos materiais estruturados nesses espaços. Ancora-se na perspectiva discursiva-dialógica e considera as linguagens artísticas, literárias, estéticas e éticas no processo de apropriação da língua escrita, de modo a contribuir para uma (trans)form(ação) humana. A pesquisa configura-se como bibliográfica e documental, utilizando-se, para a análise do corpus documental, o método da configuração textual. Os resultados apontam tanto para concepções do ensino da leitura e da escritura quanto para práticas carentes de sentidos e espaços de elaboração para o brincar com as palavras e a pronunciação/enunciação da leitura de mundo.

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Detalhes do artigo

Como Citar
KESTRING, M. S. T. de O.; ARRUDA, A. C. de; PEREIRA, B. C. Brincar com as palavras para ler e escrever o mundo: o uso dos materiais estruturados como (im)possibilidades para voos de crianças e professores. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23537.045. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23537. Acesso em: 14 dez. 2024.
Seção
Dossiê: Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa
Biografia do Autor

Prof.ª Marianne Sól Teixeira de Oliveira Kestring, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Marianne Sól Teixeira de Oliveira Kestring é mestra do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT), Campus Cuiabá, Linha de
Pesquisa: Culturas Escolares e Linguagens. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa
Linguagem Oral, Leitura e Escrita na Infância (GEPLOLEI). Especialista em
Arte e Ludicidade na Educação Infantil e Ensino Fundamental pela Faculdade Afirmativo e
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT). Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Cuiabá/MT.

Me. Albene Cezar de Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Albene Cezar de Arruda é mestra do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT), Campus Cuiabá, Linha de
Pesquisa: Cultura Escolares e Linguagens. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa
Linguagem Oral, Leitura e Escrita na Infância (GEPLOLEI). Especialista em
Educação Especial sob a Perspectiva da Inclusão pela Faculdade de Cuiabá (FAUC) e
Licenciada em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pelo Centro
Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) em MT. Professora da Educação Básica
da Rede Municipal de Cuiabá/MT. 

Dr.ª Bárbara Cortella Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Bárbara Cortella Pereira é Doutora em Educação (2013) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Marília/SP, Brasil, com Doutorado Sanduíche (PDEE/CAPESP) pela École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) Paris/França. Mestre em Educação (2009) e graduada em Pedagogia pela FFC-Unesp-Marília (2006). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT-Cuiabá) na linha de pesquisa "Culturas Escolares e linguagens", Professora Adjunta AII do Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (DEOE/IE/UFMT- Cuiabá). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa "Linguagem Oral, Leitura e escrita na Infância" (GEPLOLEI), desde 2017

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