Brincar com as palavras para ler e escrever o mundo: o uso dos materiais estruturados como (im)possibilidades para voos de crianças e professores
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo apresenta resultados de pesquisas de mestrado, cuja objetivação consiste em apresentar e problematizar dados em relação ao Ciclo de alfabetização, bem como o ensinoaprendizagem da leitura e escrita na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, além de refletir sobre o uso dos materiais estruturados nesses espaços. Ancora-se na perspectiva discursiva-dialógica e considera as linguagens artísticas, literárias, estéticas e éticas no processo de apropriação da língua escrita, de modo a contribuir para uma (trans)form(ação) humana. A pesquisa configura-se como bibliográfica e documental, utilizando-se, para a análise do corpus documental, o método da configuração textual. Os resultados apontam tanto para concepções do ensino da leitura e da escritura quanto para práticas carentes de sentidos e espaços de elaboração para o brincar com as palavras e a pronunciação/enunciação da leitura de mundo.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALMEIDA, V. S. de; SILVA, G. D. da. A Alfabetização e o Letramento no Ensino Fundamental sob a Perspectiva de Emília Ferreiro e Magda Soares e Prescrito nos Documentos Educacionais Brasileiros. Cadernos da FUCAMP, n. 46, 2021.
ARRUDA, A. C. de. Brincar de ler e escrever na educação infantil: o uso de livros didáticos como asas ou gaiolas?' 14/12/2023 133 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, Cuiabá Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da Universidade Federal de Mato Grosso. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=14281674. Acesso em 23 ago. 2024.
BREGUNCI, M. das G. de C. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: https://ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/psicogenese-da-aquisicao-da-escrita. Acesso em: 26 out 2023.
CARLOS, T. R. Professora Alfabetizadora e Crianças em Processo de (Cri)Ação Literária: Voos em (Trans)Formação. 2021. 143 f. Mestrado Em Educação Instituição De Ensino: Universidade Federal De Mato Grosso, Cuiabá. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 23 jun. 2023.
COSTA, A. C. M. (Org.). Brincando e aprendendo: livro da criança 4. 2ª ed. Fortaleza: Aprender Editora, 2021. 228p.:il. (Coleção Brincando e Aprendendo).
DAMÁSIO, D. A. O Impacto do Uso do Material Didático Estruturado no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2017. Disponível em: https://dadospdf.com/ download/o-impacto-do-uso-do-material-didatico-estruturado-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem-_5a4c8065b7d7bcab6714d4c2_pdf. Acesso em: 21 nov. 2023.
FERRARI, M. Emília Ferreiro, a estudiosa que revolucionou a alfabetização. Nova Escola. 2008. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/338/emilia-ferreiro-estudiosa-que-revolucionou-alfabetizacao. Acesso em: 22 mar. 2023.
FERREIRO, E. Com todas as letras. Cortez, São Paulo, nov. de 2017. Disponível em: https://play.google.com/books/reader?id=S8M9DwAAQBAJ&hl=pt_BR&pg=GBS.PT2. Acesso em: 22 mar. 2023.
FERREIRO, E.; TEBEROSKI, A. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1986.
FONSECA, E. Interações com olhos de ler, apontamentos sobre a leitura para a prática do professor da educação infantil / Edi Fonseca; Josca Ailine Baroukh, coordenadora; Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves, organizadora. – São Paulo: Blucher, 2012. – (Coleção InterAções).
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 – (Coleção Leitura).
GEPLOLEI. Projeto Interinstitucional de Pesquisa (2022-2025) - Professoras/es e crianças em voo: ler e escrever para (trans)ver nossas ações no mundo, GEPLOLEI (UFMT); ÁGUA na Peneira (UFMT); Educateliê (UNIFAL); LASEA (UFPA), 2022.
GONÇALVES, L. R. dos S. Os Enfoques dados ao Trabalho com Gêneros Textuais nos Livros Didáticos dos Anos Iniciais: Um Olhar para a Linguagem. 12/08/2019 96 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, Rondonópolis. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/ public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8472563. Acesso em: 23 nov. 2023.
KESTRING, M. S. T. de O. As Concepções de Alfabetização no Contexto do Programa de Alfabetização Cuiabano - ProAC (2018-2022): Desafios e Possibilidades. 13/12/2023. 122 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, Cuiabá Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da Universidade Federal de Mato Grosso. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=14282868. Acesso em 23 ago 2024.
MACAMBIRA, D. Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização. Aprender Editora: Ceará, 2018.
MAINARDES, J; SILVA, M. do C.; CARTAXO, S. R. M. SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. Práxis Educativa. 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/ praxiseducativa/article/view/16890. Acesso em: 24 mar. 2023.
MARTINS FILHO, L. J; MARTINS FILHO, A. J. Múltiplas linguagens na infância: protagonismo compartilhado entre adultos e crianças nos contextos de educação infantil. Revista Linhas. Florianópolis, v. 23, n. 51,p. 259-280, jan./abr. 2022.
MELLO, S. A. Leitura e literatura na infância. In: GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. de (org). Literatura e educação infantil: livros, imagens e práticas de leitura. – Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. – (Série Literatura, Leitura e Educação Infantil).
MENDONÇA, O. S.; MENDONÇA, O. C. de. Psicogênese da Língua Escrita: contribuições, equívocos e consequências para a alfabetização. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Acervo Digital Unesp. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40138/1/01d16t03.pdf. Acesso em 22 mar. 2023.
MORTATTI, M. do R. L. História dos Métodos de Alfabetização no Brasil. Brasília, 27 abr 2006. Disponível em Http://Portal.Mec.Gov.Br/Seb/Arquivos/Pdf/Ensfund/Alf_Mortattihisttextalfbbr.Pdf. Acesso em 28 mai 2022.
MORTATTI, M. do R. L. Notas sobre linguagem, texto e pesquisa histórica em educação. História da educação. Pelotas, v. 6, p. 69-77, out, 1999.
MORTATTI, M. do R. L. Os sentidos da Alfabetização. São Paulo – 1876/1994. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.
OLIVEIRA, B. C. P. de. DELMONDES, C. D. S. A proposta pioneira da alfabetização como processo discursivo no Brasil e sua apropriação pelas alfabetizadoras, em Mato Grosso. Revista de Alfabetização. v. 1, n. 1, jan./jun. 2019, p. 126-148.
PEREIRA, B. C.; SALDANHA, R. C. Voos da Alfabetização Discursiva: Nas Asas da Poesia com Crianças e Adultos. Revista Brasileira de Alfabetização, (14), p. 33-47, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47249/rba2021526. Acesso em: 19 mar. 2023.
SANTOS, G. dos. “O meu aluno não lê”: sentidos de crise nas políticas curriculares para a formação em leitura. 26/05/2017 233 f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: Rede Sirius. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5346316. Acesso em 06 jun 2023.
SILVA, A. L. R. da. CHEVBOTAR, A. E. A. Os bebês e os livros: a comunicação afetiva. In: GIROTTO, C. G. G. S. SOUZA, R. J. de. Literatura e educação infantil: livros, imagens e práticas de leitura / Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Renata Junqueira de Souza, (Orgs.). – Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. – (Série Literatura, Leitura e Educação Infantil)
SILVA, C. D. S. D da. Um estudo sobre A Criança na Fase Inicial da Escrita: A Alfabetização Como Processo Discursivo de Ana Luiza Smolka. 07/07/2020. 111 F. Mestrado Em Educação Instituição De Ensino: Universidade Federal De Mato Grosso, Cuiabá. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9333361. Acesso em 13 mar 2023.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SOARES, M. Alfabetização: A questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, M. Alfabetização e Letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2010.
SOARES, M. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/letramento. Acesso em: 22 mar. 2023.