Relações de ensino para a alfabetização: diálogos entre semeaduras, podas e (re)florescimentos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo propõe refletir alguns conceitos importantes no campo da Alfabetização considerados a partir de sua constituição ao longo dos 40 anos da perspectiva discursivo-dialógica. Partindo de um viés metafórico, os autores buscam construir tal reflexão focando as relações de ensino, a constituição de autorias e a relação de professoras e crianças na constituição de textos com sentidos e significados, elaborados a partir do despertar da consciência autoral como maneira pela qual esses sujeitos podem realizar leituras de mundo autênticas tendo a linguagem constituidora de sua escritura e inscrição no mundo, a partir de relações com os Outros pela lente da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados indicam que pelas relações de ensino surge possibilidades para a mobilização de desejos e da capacidade de as crianças se relacionarem e se posicionarem frente ao mundo e com/sobre suas próprias produções.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
FONTES, D. F. As relações de ensino como asas para a ensinagem da leitura e da escritura no ensino fundamental. Cuiabá-MT, 2024. (digitado).
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
GEPLOLEI. Projeto interinstitucional de pesquisa (2022-2025) - Professoras/es e crianças em voo: ler e escrever para (trans)ver nossas ações no mundo. Cuiabá-MT, 2022. (digitado).
GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: Geraldi, J. W. (Org.) O texto na sala de aula: leitura & produção. Cascavel-PR: Assoeste, 1984.
GERALDI, J. W. Por que práticas de produção de textos, leitura e de análise linguística? In: SILVA, L. L. da; FERREIRA, N. S. de A; MORTATTI, M. do R. L. (Org). O texto na sala de aula: um clássico sobre ensino de língua portuguesa. Campinas, SP: Autores associados, 2014.
GERALDI, J. W.; FICHTNER, B.; BENITES, M. Metáfora e atividade. In: Geraldi, J. W.; Fichtner, B.; Benites, M. (Org.) Transgressões convergentes: Vigotski, Bakhtin, Bateson. Campinas, SP: Mercado das letras, 2006.
MAGNANI-MORTATTI, M. R. Em sobressaltos: formação de professora. 3. ed. Marília-SP: Cultura Acadêmica, 2019. Disponível em: https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/book/156 Acesso em: 9.set.2023
MAJEWSKI, M. Criança-borboleta. 1. ed. São Paulo: Vergara e Riba, 2023.
MARTINEZ, A. O. de O. M.; OLIVEIRA, M. C. B. C A. de; RAMOS, S. R. J. D. Alfabetização, leitura e escrita nas relações de ensino: um olhar sobre a produção do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem – GPPL. (Digitado, 2023).
OLIVEIRA, J. N.; SILVA, D. G. Avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas em contexto de Cultura Digital. In: Katia Morosov Alonso; Cristiane Koehler. (Org.). Educação, Tecnologias e Formação: Práticas e Pesquisas na/da Cultura Digital. 24ed.Curitiba: CRV, 2024, p. 149-169.
OLIVEIRA-PEREIRA, B. C.; DELMONDES, C. S. (2020). A proposta pioneira da alfabetização como processo discursivo no Brasil e sua apropriação pelas alfabetizadoras, em Mato Grosso. Revista Brasileira de Alfabetização, 1(9). Disponível em: https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.337. Acesso em: 21.jun.2023
PEREIRA, B. C.; SALDANHA, R. C. Voos na alfabetização discursiva: nas asas da poesia com crianças e adultos. Revista Brasileira de Alfabetização ISSN: 2446-8584 | Número 14 – 2021. p. 36-45. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/526 Acesso em: 10.out.2023.
PEREIRA, B. C.; SILVA, D. G; MARTINS FILHO, L. J. Eutexto, logo existo: narrativas de professoras em (trans)formação. In: GIOVANI, F. (Org). O texto na alfabetização. Campinas, SP: Pontes Editores, 2024.
SAINT-EXUPÉRY, A. de. O pequeno príncipe. Tradução Denise Bottmann – Barueri São Paulo: Novo Século, 2015.
SILVA, D. G. da. Notas sobre a Educação no Digital, a pandemia COVID-19, Democracias sufocadas e resistências. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–11, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.14076. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14076. Acesso em: 17.dez. 2024.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez; Campinas: Ed. Unicamp, 1987.
SMOLKA, A. L. B. Ensinar e significar: as relações ensino em questão. Ou das (não) coincidências nas relações de ensino. In: SMOLKA, A. L. B. e NOGUEIRA, A. L. H. (org.). Questões de desenvolvimento humano: práticas e sentidos. Campinas: Mercado de Letras. 2010.
SMOLKA, A. L. B. Da alfabetização como processo discursivo: os espaços de elaboração nas relações de ensino. In: GOULART, C. M. A.; GONTIJO, C. M. M.; FERREIRA, N. S. de A (Org). A alfabetização como processo discursivo: 30 anos de A criança na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 2017.