Relações de ensino para a alfabetização: diálogos entre semeaduras, podas e (re)florescimentos

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Bárbara Cortella Pereira
https://orcid.org/0000-0003-4068-6417
Dr. Danilo Garcia da Silva
https://orcid.org/0000-0003-0477-3097
Débora Fernandes Fontes
https://orcid.org/0009-0006-6524-4999

Resumo

O artigo propõe refletir alguns conceitos importantes no campo da Alfabetização considerados a partir de sua constituição ao longo dos 40 anos da perspectiva discursivo-dialógica. Partindo de um viés metafórico, os autores buscam construir tal reflexão focando as relações de ensino, a constituição de autorias e a relação de professoras e crianças na constituição de textos com sentidos e significados, elaborados a partir do despertar da consciência autoral como maneira pela qual esses sujeitos podem realizar leituras de mundo autênticas tendo a linguagem constituidora de sua escritura e inscrição no mundo, a partir de relações com os Outros pela lente da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados indicam que pelas relações de ensino surge possibilidades para a mobilização de desejos e da capacidade de as crianças se relacionarem e se posicionarem frente ao mundo e com/sobre suas próprias produções.


 

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Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA, B. C.; SILVA, D. G. da .; FONTES, D. F. Relações de ensino para a alfabetização: diálogos entre semeaduras, podas e (re)florescimentos. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.24187.060. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24187. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Dossiê: Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa
Biografia do Autor

Dr.ª Bárbara Cortella Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutora em Educação (Bolsa Capes - abr. 2009 a fev. 2013) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) , Marília/SP, Brasil. De março de 2011 a fevereiro de 2012, realizou estágio de doutorado sanduíche (PDEE/CAPESP) na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) Paris/França, sob a coorientação do Professor Jean Hébrard, no Centre de Recherche sur le Brésil Colonial et Contenporain (CRBC). Mestre em Educação (Bolsas CNPq e FAPESP) pela FFC-Unesp-Marília (2009); graduada em Pedagogia e bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC/Unesp) pela FFC-Unesp-Marília (2006). Atualmente, é Coordenadora Estadual do Projeto "Leitura e Escrita na Educação Infantil", em Mato Grosso (LEEI-MT); Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT-Cuiabá) na linha de pesquisa "Culturas Escolares e linguagens"; e Professora Adjunta AII do Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (DEOE/IE/UFMT- Cuiabá). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa "Linguagem Oral, Leitura e escrita na Infância" (GEPLOLEI), desde 2017 e foi Coordenadora do GT 10 "Alfabetização, Leitura e Escrita" da ANPED Centro-Oeste (biênios 2018-2022). De nov. 2022 a abr. 2024, atuou como Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Pedagogia/UFMT). De 2013 a out.2015, foi Professora Interina da disciplina "Métodos e Técnicas de Pesquisa" vinculada ao Departamento de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT, campus de Tangará da Serra). Em 2014, foi Professora Formadora em Alfabetização em Língua Portuguesa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa do Mato Grosso (PNAIC/MEC/UFMT). Integra, desde 2006, o Gphellb - Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil e as equipes executoras dos Projetos Integrados de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil , coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. É autora de livro (Editora UNESP), capítulos de livros, artigos de periódicos, resenha e de textos em anais de eventos.

Dr. Danilo Garcia da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutorado na área da Educação na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Vinculado ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação - LêTECE -, do Instituto de Educação da UFMT. Atualmente é professor no Departamento de Letras do Instituto de Linguagens da UFMT. Atua como Professor de Francês nos cursos de graduação em Letras/Francês e em Cursos de Extensão do Instituto de Linguagens da referida universidade. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT (PPGE-IE/UFMT). Ainda tem desenvolvido trabalhos com Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Formação de Equipe Técnico-Pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e no contexto de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Trabalha com Formação de Professores no contexto das TDIC na Educação, Tecnologias Educacionais, Cultura Digital e Educação a Distância/On-Line.

Débora Fernandes Fontes, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Letras - Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto sobre Letramento, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Universidade Estadual de Goiás. Participou como Orientadora de Estudos e Coordenadora Local do Curso de Formação Continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Graduada em Pedagogia pelo Insituto Superior Albert Einstein. Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Instituto de Educação de Ibituruna/MG. Bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Rondon. Atuou como Professora Efetiva na Secretaria Municipal de Educação (SME). Atualmente está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/Mestrado, na Linha de Pesquisa: Culturas Escolares e Linguagens, da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Além disso, é Professora Efeitva da Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso/SEDUC.

Referências

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