Projetar espaços lúdicos em Escola de Educação Infantil com a participação das crianças

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Dr. Rogerio Correia da Silva
https://orcid.org/0000-0002-8662-9242
Mestranda Alexânia de Avelar Campos
https://orcid.org/0009-0004-5773-1688
Prof.ª Kelly Fernandes Pereira Sena
https://orcid.org/0009-0003-9678-9949

Resumo

O artigo apresenta algumas reflexões sobre as relações entre a arquitetura e a educação infantil, especificamente sobre a participação das crianças na projeção dos espaços. Apresentamos os pensamentos educacionais de autores que conceberam o espaço como ambiente educativo. No estudo sobre arquitetura dos prédios escolares, damos destaque para os espaços externos e a importância da participação das crianças na criação destes ambientes. Ao final, analisamos a experiência do projeto de construção de uma pista de carrinhos em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de Belo Horizonte como parte da ação de formação de estudantes de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID / UFMG. A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação colaborativa. O novo ambiente foi apropriado nas brincadeiras das crianças e ampliou as possibilidades de uso dos espaços externos da escola. Também possibilitou um potente estudo de caso para a formação das futuras professoras.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, R. C. da; CAMPOS, A. de A. .; SENA, K. F. P. . Projetar espaços lúdicos em Escola de Educação Infantil com a participação das crianças. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.22009.073. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22009. Acesso em: 14 nov. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Dr. Rogerio Correia da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Pós Doutor em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pedagogo. Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuando no Programa Mestrado Profissional (PROMESTRE), linha Infâncias e Educação Infantil. Tem experiência em pesquisas sobre o brincar na Educação Infantil, organização de espaços e ambientes de aprendizagem, crianças indígenas.

Mestranda Alexânia de Avelar Campos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, pedagoga e bacharel em Gestão Pública pela mesma instituição. Integra o Centro de Alfabetização e Leitura - CeALe, o Grupo de Estudo e Pesquisa do Letramento Literário - GPELL e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Literatura Infantil - GEPLI. Atuou como bolsista do PIBID / Educação Infantil. Foi bolsista de iniciação científica na área de Políticas Públicas. Tem experiência e interesse na área de educação infantil e literatura infantil.

Prof.ª Kelly Fernandes Pereira Sena, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduada em Letras e Pedagogia professora rede municipal de Belo Horizonte, lingua portuguesa.

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