O Facebook e a educação infantil: aproximações entre escolas e famílias

Conteúdo do artigo principal

Doutorando Adilson Cristiano Habowski
https://orcid.org/0000-0002-5378-7981
Dr.ª Elaine Conte
https://orcid.org/0000-0002-0204-0757

Resumo

O estudo tem por objetivo discutir acerca do potencial da mídia social Facebook como canal de aproximação sensível para gerar redes de interação na Educação Infantil e processos de interlocução em rede entre a escola e a família. Parte-se de uma perspectiva inclusiva das tecnologias digitais, que favorecem a participação ativa e aproximações socioeducacionais nos processos e práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa com abordagem hermenêutica, voltada para a compreensão e a interpretação de textos e discursos vigentes sobre ressonâncias da cultura digital no universo da comunicabilidade escolar. Concluímos que o reconhecimento da pluralidade pedagógica em ambiências do Facebook pode promover aproximações estético-expressivas e diálogos de reconhecimento de projetos criativos à valorização das ações pedagógicas desenvolvidas. Na verdade, precisamos ir além de uma educação controladora de aprendizagens, assistencialista ou capacitista em relação ao contato tecnológico com o mundo, trazendo implicações na educação, em termos de desigualdades e falsos empoderamentos tecnológicos das crianças, para despertar um olhar formador às novas leituras de mundos digitais e de experiências investigativas desde a Educação Infantil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. O Facebook e a educação infantil: aproximações entre escolas e famílias. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.17428.044. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17428. Acesso em: 30 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Doutorando Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle - UNILASSALLE

Doutorando em Educação na Universidade La Salle - Canoas/RS. Mestre em Educação pela Universidade La Salle - Canoas/RS. Possui o Ensino Médio na modalidade normal (Magistério), com habilitação para atuar como educador nas áreas de Educação Infantil e Séries Iniciais (2014); Graduação em Teologia pela Universidade La Salle - Canoas/ RS (2017); e Especialização em Docência no Ensino Superior: Práxis Educativa pela Universidade La Salle - Canoas/RS (2019). Tem dezenas de artigos publicados na área da Educação em periódicos científicos com indexação nacional e internacional, e autor (e organizador) de livros nas interfaces de Educação e Tecnologias. Dentre os livros publicados, destaca-se "Tecnologias e educação: conhecer o outro lado", publicado pela Editora Appris (2020). Parecerista ad hoc de diversos periódicos nacionais na área da Educação. Tem experiência na organização de dossiês temáticos em periódicos científicos e de livros. Possui experiência prática nas áreas de: Educação Infantil, Séries Iniciais, Ensino Religioso e na área de Pastoral Escolar, com ênfase em Formação humana; professor conteudista e professor validador. Seus interesses e experiências em pesquisas estão principalmente nos seguintes temas: tecnologias e educação; filosofia das tecnologias; crianças e tecnologias; teoria crítica; filosofia da educação; hermenêutica e educação; Ensino Religioso. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq. 

Dr.ª Elaine Conte, Universidade La Salle - UNILASSALLE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012). Professora da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas, atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), com financiamento do CNPq e do Programa Pesquisador Gaúcho, da FAPERGS. Link para o site: https://nete.unilasalle.edu.br/ Possui graduação em Pedagogia com habilitação em séries iniciais e matérias pedagógicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, teoria crítica, filosofia da educação, tecnologias digitais e educação, estética e performance, educação a distância. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade La Salle e do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq, coordenado pela professora doutora Catia Piccolo Viero Devechi (UnB).

Referências

AGUIRRE, K. M. B. O uso do facebook no ensino da matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

ALVES, M. T. G. et al. Fatores familiares e desempenho escolar: uma abordagem multidimensional. Revista Dados, Rio de Janeiro, v. 56, n. 3, p. 571-603, 2013.

AMANTE, L.; FARIA, Á. Escola e tecnologia digitais na infância. In: TORRES, P. L. (Org.). Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Coleção Agrinho, 2014.

ANDREATTA-DA-COSTA, L.; CASTILHOS, A. C. Contribuições do facebook para a alfabetização matemática no 3º ano do ensino fundamental. Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 5, p. 274-300, ago. 2017.

BERNARDI, P. M.; SILVA, S. A. O uso do facebook como ferramenta para o compartilhamento de atividades pedagógicas: uma experiência em uma escola pública de educação infantil. AtoZ, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 108-112, 2015.

BONA, M. F. de. Redes Sociais: o uso do facebook em favor da aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 8. ed. Brasília, DF: Edições Câmara, 2013.

BRASIL. Lei nº 10.172 de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providencias. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 10 jan. 2001.

BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 26 jun. 2014.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 20/2009, de 11 novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 dez. 2009.

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999, 1 v.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CASTRO, J. M.; REGATTIERI, M. (Orgs.). Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: Unesco/MEC, 2010.

CAVASANI, T. B.; ANDRADE, J. J. de. Você tem face? Perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 18, n. 1, p. 227-247, abr. 2016.

COUTO JUNIOR, D. R. Cibercultura, juventude e alteridade: aprendendo-ensinando com o outro no facebook. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

DAVIS, K. M.; LAMBIE, G. W. Family engagement: A collaborative, systemic approach for middle school counselors. Professional School Counseling, v. 9, p. 144-151, 2005.

DUCIAK, C. G. S. O uso do facebook na escola de educação infantil: estudo de caso em uma instituição do município de Sapucaia do Sul/RS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

FERREIRA, G. M. dos S.; ROSADO, L. A. da S.; CARVALHO, J. de S. (Orgs.). Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017.

FERREIRA, J. L.; CORRÊA, B. R. P. G.; TORRES, P. L. O uso pedagógico da rede social facebook. Redes Sociais e Educação: desafios contemporâneos. 2013.

FEVORINI, L. B.; LOMÔNACO, J. F. B. O envolvimento da família na educação escolar dos filhos: um estudo exploratório com pais das camadas médias. Psicologia da Educação, São Paulo, v.1, n.28, p. 73-89, mar. 2009.

FRANÇA, V. R. V. Do telégrafo à rede: o trabalho dos modelos e a apreensão da comunicação. In:

PRADO, A. (Org.). Crítica das práticas midiáticas. São Paulo: Hacker Ed, 2002.

GALLANA, L. M. R. Facebook: um espaço de colaboração para a troca de experiências com uso de tecnologias em sala de aula. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

HABOWSKI, A. C. Teoria crítica da tecnologia e educação: desafios contemporâneos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2019.

HEIDRICH, G. A escola da família. Revista Nova Escola. Guia do Ensino Fundamental de 9 anos. São Paulo, n. 225, p. 25, 2009.

HERMANN, N. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2002.

JACOBSEN, D. R.; SPEROTTO, R. I. O facebook como um ambiente de aprendizagem colaborativa para o ensino da matemática. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2014, Lisboa. Anais [...] Lisboa: TicEDUCA, 2014.

JULIANI, J. P.; SOUZA, J. A.; BETTIO, R. W. Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior. Revista novas tecnologias na educação CINTED-UFRGS, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p.1-11, dez. 2012.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

LEWIN, C.; LUCKIN, R. Technology to support parental engagement in elementary education: lessons learned from the uk. Computers & Education, v. 54, n.3, p.749-758, 2010.

MARTELLI, A. F. Relações da escola com a comunidade. In: MENESES, J. G. C. et al. (Orgs.). Estrutura e funcionamento da educação básica: leituras. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (Orgs.). Pedagogias(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PAIVA, J. et al. Experiências tic na escola: obstáculos à mudança. Coimbra: Universidade de Coimbra. Centro de Física Computacional SPF- Softciências, 2004.

PAULON, S. M.; FREITAS, L. B. de L.; PINHO, G. S. Documento subsidiário à política de inclusão. Brasília: Mistério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.

PAROLIN, I. C. H. Pais e educadores: quem tem tempo de educar? Porto Alegre: Mediação, 2010.

PERRENOUD, P. Entre a família e a escola, a criança mensageira e mensagem: o go-between. In: MONTANDON, C.; PERRENOUD, P. Entre pais e professores, um diálogo impossível? Oeiras: Celta, 2001.

PIAGET, J. Para onde vai à educação? Rio de Janeiro: José Olímpio, 2007.

POLONIA, A. C.; DESSEN, M. A. Em Busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, Brasília, v. 9, n. 2, p.303-312, 2005.

PORTO, C.; SANTOS, E. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014.

PRETTO, N. de L. Professores-autores em rede. In: SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. de L. (Orgs.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas políticas públicas. Salvador: Edufba, 2012.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RESENDE, T. F.; SILVA, G. F. A relação família-escola na legislação educacional brasileira (1988-2014). Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 24, n. 90, p. 30-58, jan./mar. 2016.

ROGERS, R; WRIGHT, V. Assessing technology's role in communication between parents and middle schools. Electronic Journal for the Integration of Technology in Education, v. 7, p. 36–58, out. 2008.

SANTAELLA, L. Cultura digital. In: RODRIGUES, O. S. (Org.). Coleção Interlocuções. Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), 2021.

SARAIVA-JUNGES, L. A.; WAGNER, A. Os estudos sobre a relação família-escola no Brasil: uma revisão sistemática. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. s114-s124, 31 dez. 2016.

SETTON, M. G. J. Família, escola e mídia: um campo com novas configurações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 107-116, jan./jun. 2002.

SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SILVA, P. Análise sociológica da relação escola-família: um roteiro sobre o caso português. Sociologia - Revista do Departamento de Sociologia da FLUP, v. 20, p. 443-64, 2010.

SOARES, J. F.; COLLARES, A. C. M. Recursos familiares e o desempenho cognitivo dos alunos do ensino básico brasileiro. Revista Dados, Rio de Janeiro, v. 49, n. 3, p. 615-481, 2006.

SOUZA, A. A. N. O facebook como ambiente de aprendizagem: uma análise da práxis presencial mediada pelo conectivismo pedagógico. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.

STEYER, S. C. As tic na educação infantil: contribuições do facebook para a aprendizagem e para a integração família e escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação Especialidade em Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho, Portugal, 2015.

TRÉZ, T.; MOREIRA, A.; VIEIRA, R. M. As tic na promoção do envolvimento familiar em contexto socioeconômico desfavorecido. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2012, Lisboa. Anais [...] Lisboa: 2012.

TRINDADE, E. S. C. A utilização do facebook como mídia social por escolas de educação infantil do município de Porto Alegre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Editora Senac, 2006.

ZADMINAS, M. R.; VASCONCELLOS, V. M. R. Facebook: espaço de investigação e educação infantil. Internet Latent Corpus Journal, Portugal, v. 5, n. 1, p. 27-38, 2015.