Facebook and early childhood education: approaches between schools and families

Main Article Content

Doutorando Adilson Cristiano Habowski
https://orcid.org/0000-0002-5378-7981
Dr.ª Elaine Conte
https://orcid.org/0000-0002-0204-0757

Abstract

The study aims to discuss the potential of social media Facebook as a channel of sensitive approximation to generate networks of interaction in Early Childhood Education and processes of network dialogue between school and family. It is based on an inclusive perspective of digital technologies, which favor active participation and socio-educational approaches in pedagogical processes and practices. This is a research with a hermeneutic approach, focused on the understanding and interpretation of texts and discourses in force on resonances of digital culture in the universe of school communicability. We conclude that the recognition of pedagogical plurality in Facebook's ambiences can promote aesthetic-expressive approaches and dialogues of recognition of creative projects to the valorization of the pedagogical actions developed. In fact, we need to go beyond a parenteducation of learning, assistanceist or capacitive in relation to technological contact with the world, bringing implications in education, in terms of inequalities and false technological empowerments of children, to awaken a formative look to new readings of digital worlds and investigative experiences since Early Childhood Education.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Facebook and early childhood education: approaches between schools and families. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.17428.044. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17428. Acesso em: 3 jul. 2024.
Section
Artigos em fluxo contínuo
Author Biographies

Doutorando Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle - UNILASSALLE

Doutorando em Educação na Universidade La Salle - Canoas/RS. Mestre em Educação pela Universidade La Salle - Canoas/RS. Possui o Ensino Médio na modalidade normal (Magistério), com habilitação para atuar como educador nas áreas de Educação Infantil e Séries Iniciais (2014); Graduação em Teologia pela Universidade La Salle - Canoas/ RS (2017); e Especialização em Docência no Ensino Superior: Práxis Educativa pela Universidade La Salle - Canoas/RS (2019). Tem dezenas de artigos publicados na área da Educação em periódicos científicos com indexação nacional e internacional, e autor (e organizador) de livros nas interfaces de Educação e Tecnologias. Dentre os livros publicados, destaca-se "Tecnologias e educação: conhecer o outro lado", publicado pela Editora Appris (2020). Parecerista ad hoc de diversos periódicos nacionais na área da Educação. Tem experiência na organização de dossiês temáticos em periódicos científicos e de livros. Possui experiência prática nas áreas de: Educação Infantil, Séries Iniciais, Ensino Religioso e na área de Pastoral Escolar, com ênfase em Formação humana; professor conteudista e professor validador. Seus interesses e experiências em pesquisas estão principalmente nos seguintes temas: tecnologias e educação; filosofia das tecnologias; crianças e tecnologias; teoria crítica; filosofia da educação; hermenêutica e educação; Ensino Religioso. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq. 

Dr.ª Elaine Conte, Universidade La Salle - UNILASSALLE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012). Professora da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas, atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), com financiamento do CNPq e do Programa Pesquisador Gaúcho, da FAPERGS. Link para o site: https://nete.unilasalle.edu.br/ Possui graduação em Pedagogia com habilitação em séries iniciais e matérias pedagógicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, teoria crítica, filosofia da educação, tecnologias digitais e educação, estética e performance, educação a distância. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade La Salle e do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq, coordenado pela professora doutora Catia Piccolo Viero Devechi (UnB).

References

AGUIRRE, K. M. B. O uso do facebook no ensino da matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

ALVES, M. T. G. et al. Fatores familiares e desempenho escolar: uma abordagem multidimensional. Revista Dados, Rio de Janeiro, v. 56, n. 3, p. 571-603, 2013.

AMANTE, L.; FARIA, Á. Escola e tecnologia digitais na infância. In: TORRES, P. L. (Org.). Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Coleção Agrinho, 2014.

ANDREATTA-DA-COSTA, L.; CASTILHOS, A. C. Contribuições do facebook para a alfabetização matemática no 3º ano do ensino fundamental. Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 5, p. 274-300, ago. 2017.

BERNARDI, P. M.; SILVA, S. A. O uso do facebook como ferramenta para o compartilhamento de atividades pedagógicas: uma experiência em uma escola pública de educação infantil. AtoZ, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 108-112, 2015.

BONA, M. F. de. Redes Sociais: o uso do facebook em favor da aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 8. ed. Brasília, DF: Edições Câmara, 2013.

BRASIL. Lei nº 10.172 de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providencias. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 10 jan. 2001.

BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 26 jun. 2014.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 20/2009, de 11 novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 dez. 2009.

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999, 1 v.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CASTRO, J. M.; REGATTIERI, M. (Orgs.). Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: Unesco/MEC, 2010.

CAVASANI, T. B.; ANDRADE, J. J. de. Você tem face? Perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 18, n. 1, p. 227-247, abr. 2016.

COUTO JUNIOR, D. R. Cibercultura, juventude e alteridade: aprendendo-ensinando com o outro no facebook. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

DAVIS, K. M.; LAMBIE, G. W. Family engagement: A collaborative, systemic approach for middle school counselors. Professional School Counseling, v. 9, p. 144-151, 2005.

DUCIAK, C. G. S. O uso do facebook na escola de educação infantil: estudo de caso em uma instituição do município de Sapucaia do Sul/RS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

FERREIRA, G. M. dos S.; ROSADO, L. A. da S.; CARVALHO, J. de S. (Orgs.). Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017.

FERREIRA, J. L.; CORRÊA, B. R. P. G.; TORRES, P. L. O uso pedagógico da rede social facebook. Redes Sociais e Educação: desafios contemporâneos. 2013.

FEVORINI, L. B.; LOMÔNACO, J. F. B. O envolvimento da família na educação escolar dos filhos: um estudo exploratório com pais das camadas médias. Psicologia da Educação, São Paulo, v.1, n.28, p. 73-89, mar. 2009.

FRANÇA, V. R. V. Do telégrafo à rede: o trabalho dos modelos e a apreensão da comunicação. In:

PRADO, A. (Org.). Crítica das práticas midiáticas. São Paulo: Hacker Ed, 2002.

GALLANA, L. M. R. Facebook: um espaço de colaboração para a troca de experiências com uso de tecnologias em sala de aula. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

HABOWSKI, A. C. Teoria crítica da tecnologia e educação: desafios contemporâneos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2019.

HEIDRICH, G. A escola da família. Revista Nova Escola. Guia do Ensino Fundamental de 9 anos. São Paulo, n. 225, p. 25, 2009.

HERMANN, N. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2002.

JACOBSEN, D. R.; SPEROTTO, R. I. O facebook como um ambiente de aprendizagem colaborativa para o ensino da matemática. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2014, Lisboa. Anais [...] Lisboa: TicEDUCA, 2014.

JULIANI, J. P.; SOUZA, J. A.; BETTIO, R. W. Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior. Revista novas tecnologias na educação CINTED-UFRGS, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p.1-11, dez. 2012.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

LEWIN, C.; LUCKIN, R. Technology to support parental engagement in elementary education: lessons learned from the uk. Computers & Education, v. 54, n.3, p.749-758, 2010.

MARTELLI, A. F. Relações da escola com a comunidade. In: MENESES, J. G. C. et al. (Orgs.). Estrutura e funcionamento da educação básica: leituras. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (Orgs.). Pedagogias(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PAIVA, J. et al. Experiências tic na escola: obstáculos à mudança. Coimbra: Universidade de Coimbra. Centro de Física Computacional SPF- Softciências, 2004.

PAULON, S. M.; FREITAS, L. B. de L.; PINHO, G. S. Documento subsidiário à política de inclusão. Brasília: Mistério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.

PAROLIN, I. C. H. Pais e educadores: quem tem tempo de educar? Porto Alegre: Mediação, 2010.

PERRENOUD, P. Entre a família e a escola, a criança mensageira e mensagem: o go-between. In: MONTANDON, C.; PERRENOUD, P. Entre pais e professores, um diálogo impossível? Oeiras: Celta, 2001.

PIAGET, J. Para onde vai à educação? Rio de Janeiro: José Olímpio, 2007.

POLONIA, A. C.; DESSEN, M. A. Em Busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, Brasília, v. 9, n. 2, p.303-312, 2005.

PORTO, C.; SANTOS, E. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014.

PRETTO, N. de L. Professores-autores em rede. In: SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. de L. (Orgs.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas políticas públicas. Salvador: Edufba, 2012.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RESENDE, T. F.; SILVA, G. F. A relação família-escola na legislação educacional brasileira (1988-2014). Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 24, n. 90, p. 30-58, jan./mar. 2016.

ROGERS, R; WRIGHT, V. Assessing technology's role in communication between parents and middle schools. Electronic Journal for the Integration of Technology in Education, v. 7, p. 36–58, out. 2008.

SANTAELLA, L. Cultura digital. In: RODRIGUES, O. S. (Org.). Coleção Interlocuções. Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), 2021.

SARAIVA-JUNGES, L. A.; WAGNER, A. Os estudos sobre a relação família-escola no Brasil: uma revisão sistemática. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. s114-s124, 31 dez. 2016.

SETTON, M. G. J. Família, escola e mídia: um campo com novas configurações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 107-116, jan./jun. 2002.

SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SILVA, P. Análise sociológica da relação escola-família: um roteiro sobre o caso português. Sociologia - Revista do Departamento de Sociologia da FLUP, v. 20, p. 443-64, 2010.

SOARES, J. F.; COLLARES, A. C. M. Recursos familiares e o desempenho cognitivo dos alunos do ensino básico brasileiro. Revista Dados, Rio de Janeiro, v. 49, n. 3, p. 615-481, 2006.

SOUZA, A. A. N. O facebook como ambiente de aprendizagem: uma análise da práxis presencial mediada pelo conectivismo pedagógico. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.

STEYER, S. C. As tic na educação infantil: contribuições do facebook para a aprendizagem e para a integração família e escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação Especialidade em Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho, Portugal, 2015.

TRÉZ, T.; MOREIRA, A.; VIEIRA, R. M. As tic na promoção do envolvimento familiar em contexto socioeconômico desfavorecido. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2012, Lisboa. Anais [...] Lisboa: 2012.

TRINDADE, E. S. C. A utilização do facebook como mídia social por escolas de educação infantil do município de Porto Alegre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Editora Senac, 2006.

ZADMINAS, M. R.; VASCONCELLOS, V. M. R. Facebook: espaço de investigação e educação infantil. Internet Latent Corpus Journal, Portugal, v. 5, n. 1, p. 27-38, 2015.