Tecendo mini-histórias: educação estética em abordagens participativas na educação infantil
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Resumo
O estudo apresenta um relato de experiência em Educação Infantil, com foco na investigação participativa voltada para crianças de 2 anos. A proposta pedagógica parte da observação dos interesses e curiosidades infantis para desenvolver um projeto centrado na modelagem com argila, integrando brincadeiras e interações que estimulam a imaginação e a criatividade. O trabalho destaca a relevância de uma abordagem ético-estética em todo o processo educativo, abrangendo desde a seleção dos materiais até a disposição do ambiente, criando condições propícias ao desenvolvimento humano e sociocultural. As crianças foram incentivadas a explorar diferentes materialidades, promovendo aprendizagens evolutivas através de experiências sensoriais e estéticas. As professoras acompanharam e documentaram essas (con)vivências, elaborando mini-histórias para registrar as descobertas e os saberes relacionais. Esse processo de construção de conhecimento permitiu refletir sobre a relação entre ética, estética e narratividade, além de enfatizar o protagonismo infantil e a cocriação na escola.
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