Facebook y educación en la primera infancia: enfoques entre escuelas y familias

Contenido principal del artículo

Doutorando Adilson Cristiano Habowski
https://orcid.org/0000-0002-5378-7981
Dr.ª Elaine Conte
https://orcid.org/0000-0002-0204-0757

Resumen

El estudio tiene como objetivo discutir el potencial de las redes sociales Facebook como un canal de aproximación sensible para generar redes de interacción en Educación Infantil y procesos de diálogo en red entre la escuela y la familia. Se basa en una perspectiva inclusiva de las tecnologías digitales, que favorecen la participación activa y los enfoques socioeducativos en los procesos y prácticas pedagógicas. Se trata de una investigación con un enfoque hermenéutico, centrada en la comprensión e interpretación de textos y discursos vigentes sobre resonancias de la cultura digital en el universo de la comunibilidad escolar. Concluimos que el reconocimiento de la pluralidad pedagógica en los ambientes de Facebook puede promover enfoques estético-expresivos y diálogos de reconocimiento de proyectos creativos para la valorización de las acciones pedagógicas desarrolladas. De hecho, necesitamos ir más allá de una educación paternista de aprendizaje, asistencial o capacitiva en relación con el contacto tecnológico con el mundo, aportando implicaciones en la educación, en términos de desigualdades y falsos poderes tecnológicos de los niños, para despertar una mirada formativa a las nuevas lecturas de mundos digitales y experiencias de investigación desde la Educación Infantil.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Facebook y educación en la primera infancia: enfoques entre escuelas y familias. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.17428.044. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17428. Acesso em: 22 may. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

Doutorando Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle - UNILASSALLE

Doutorando em Educação na Universidade La Salle - Canoas/RS. Mestre em Educação pela Universidade La Salle - Canoas/RS. Possui o Ensino Médio na modalidade normal (Magistério), com habilitação para atuar como educador nas áreas de Educação Infantil e Séries Iniciais (2014); Graduação em Teologia pela Universidade La Salle - Canoas/ RS (2017); e Especialização em Docência no Ensino Superior: Práxis Educativa pela Universidade La Salle - Canoas/RS (2019). Tem dezenas de artigos publicados na área da Educação em periódicos científicos com indexação nacional e internacional, e autor (e organizador) de livros nas interfaces de Educação e Tecnologias. Dentre os livros publicados, destaca-se "Tecnologias e educação: conhecer o outro lado", publicado pela Editora Appris (2020). Parecerista ad hoc de diversos periódicos nacionais na área da Educação. Tem experiência na organização de dossiês temáticos em periódicos científicos e de livros. Possui experiência prática nas áreas de: Educação Infantil, Séries Iniciais, Ensino Religioso e na área de Pastoral Escolar, com ênfase em Formação humana; professor conteudista e professor validador. Seus interesses e experiências em pesquisas estão principalmente nos seguintes temas: tecnologias e educação; filosofia das tecnologias; crianças e tecnologias; teoria crítica; filosofia da educação; hermenêutica e educação; Ensino Religioso. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq. 

Dr.ª Elaine Conte, Universidade La Salle - UNILASSALLE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012). Professora da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas, atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), com financiamento do CNPq e do Programa Pesquisador Gaúcho, da FAPERGS. Link para o site: https://nete.unilasalle.edu.br/ Possui graduação em Pedagogia com habilitação em séries iniciais e matérias pedagógicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, teoria crítica, filosofia da educação, tecnologias digitais e educação, estética e performance, educação a distância. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade La Salle e do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq, coordenado pela professora doutora Catia Piccolo Viero Devechi (UnB).

Citas

AGUIRRE, K. M. B. O uso do facebook no ensino da matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

ALVES, M. T. G. et al. Fatores familiares e desempenho escolar: uma abordagem multidimensional. Revista Dados, Rio de Janeiro, v. 56, n. 3, p. 571-603, 2013.

AMANTE, L.; FARIA, Á. Escola e tecnologia digitais na infância. In: TORRES, P. L. (Org.). Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Coleção Agrinho, 2014.

ANDREATTA-DA-COSTA, L.; CASTILHOS, A. C. Contribuições do facebook para a alfabetização matemática no 3º ano do ensino fundamental. Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 5, p. 274-300, ago. 2017.

BERNARDI, P. M.; SILVA, S. A. O uso do facebook como ferramenta para o compartilhamento de atividades pedagógicas: uma experiência em uma escola pública de educação infantil. AtoZ, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 108-112, 2015.

BONA, M. F. de. Redes Sociais: o uso do facebook em favor da aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 8. ed. Brasília, DF: Edições Câmara, 2013.

BRASIL. Lei nº 10.172 de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providencias. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 10 jan. 2001.

BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 26 jun. 2014.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 20/2009, de 11 novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 dez. 2009.

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999, 1 v.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CASTRO, J. M.; REGATTIERI, M. (Orgs.). Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: Unesco/MEC, 2010.

CAVASANI, T. B.; ANDRADE, J. J. de. Você tem face? Perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 18, n. 1, p. 227-247, abr. 2016.

COUTO JUNIOR, D. R. Cibercultura, juventude e alteridade: aprendendo-ensinando com o outro no facebook. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

DAVIS, K. M.; LAMBIE, G. W. Family engagement: A collaborative, systemic approach for middle school counselors. Professional School Counseling, v. 9, p. 144-151, 2005.

DUCIAK, C. G. S. O uso do facebook na escola de educação infantil: estudo de caso em uma instituição do município de Sapucaia do Sul/RS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

FERREIRA, G. M. dos S.; ROSADO, L. A. da S.; CARVALHO, J. de S. (Orgs.). Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017.

FERREIRA, J. L.; CORRÊA, B. R. P. G.; TORRES, P. L. O uso pedagógico da rede social facebook. Redes Sociais e Educação: desafios contemporâneos. 2013.

FEVORINI, L. B.; LOMÔNACO, J. F. B. O envolvimento da família na educação escolar dos filhos: um estudo exploratório com pais das camadas médias. Psicologia da Educação, São Paulo, v.1, n.28, p. 73-89, mar. 2009.

FRANÇA, V. R. V. Do telégrafo à rede: o trabalho dos modelos e a apreensão da comunicação. In:

PRADO, A. (Org.). Crítica das práticas midiáticas. São Paulo: Hacker Ed, 2002.

GALLANA, L. M. R. Facebook: um espaço de colaboração para a troca de experiências com uso de tecnologias em sala de aula. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

HABOWSKI, A. C. Teoria crítica da tecnologia e educação: desafios contemporâneos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2019.

HEIDRICH, G. A escola da família. Revista Nova Escola. Guia do Ensino Fundamental de 9 anos. São Paulo, n. 225, p. 25, 2009.

HERMANN, N. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2002.

JACOBSEN, D. R.; SPEROTTO, R. I. O facebook como um ambiente de aprendizagem colaborativa para o ensino da matemática. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2014, Lisboa. Anais [...] Lisboa: TicEDUCA, 2014.

JULIANI, J. P.; SOUZA, J. A.; BETTIO, R. W. Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior. Revista novas tecnologias na educação CINTED-UFRGS, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p.1-11, dez. 2012.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

LEWIN, C.; LUCKIN, R. Technology to support parental engagement in elementary education: lessons learned from the uk. Computers & Education, v. 54, n.3, p.749-758, 2010.

MARTELLI, A. F. Relações da escola com a comunidade. In: MENESES, J. G. C. et al. (Orgs.). Estrutura e funcionamento da educação básica: leituras. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (Orgs.). Pedagogias(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PAIVA, J. et al. Experiências tic na escola: obstáculos à mudança. Coimbra: Universidade de Coimbra. Centro de Física Computacional SPF- Softciências, 2004.

PAULON, S. M.; FREITAS, L. B. de L.; PINHO, G. S. Documento subsidiário à política de inclusão. Brasília: Mistério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.

PAROLIN, I. C. H. Pais e educadores: quem tem tempo de educar? Porto Alegre: Mediação, 2010.

PERRENOUD, P. Entre a família e a escola, a criança mensageira e mensagem: o go-between. In: MONTANDON, C.; PERRENOUD, P. Entre pais e professores, um diálogo impossível? Oeiras: Celta, 2001.

PIAGET, J. Para onde vai à educação? Rio de Janeiro: José Olímpio, 2007.

POLONIA, A. C.; DESSEN, M. A. Em Busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, Brasília, v. 9, n. 2, p.303-312, 2005.

PORTO, C.; SANTOS, E. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014.

PRETTO, N. de L. Professores-autores em rede. In: SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. de L. (Orgs.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas políticas públicas. Salvador: Edufba, 2012.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RESENDE, T. F.; SILVA, G. F. A relação família-escola na legislação educacional brasileira (1988-2014). Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 24, n. 90, p. 30-58, jan./mar. 2016.

ROGERS, R; WRIGHT, V. Assessing technology's role in communication between parents and middle schools. Electronic Journal for the Integration of Technology in Education, v. 7, p. 36–58, out. 2008.

SANTAELLA, L. Cultura digital. In: RODRIGUES, O. S. (Org.). Coleção Interlocuções. Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), 2021.

SARAIVA-JUNGES, L. A.; WAGNER, A. Os estudos sobre a relação família-escola no Brasil: uma revisão sistemática. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. s114-s124, 31 dez. 2016.

SETTON, M. G. J. Família, escola e mídia: um campo com novas configurações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 107-116, jan./jun. 2002.

SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SILVA, P. Análise sociológica da relação escola-família: um roteiro sobre o caso português. Sociologia - Revista do Departamento de Sociologia da FLUP, v. 20, p. 443-64, 2010.

SOARES, J. F.; COLLARES, A. C. M. Recursos familiares e o desempenho cognitivo dos alunos do ensino básico brasileiro. Revista Dados, Rio de Janeiro, v. 49, n. 3, p. 615-481, 2006.

SOUZA, A. A. N. O facebook como ambiente de aprendizagem: uma análise da práxis presencial mediada pelo conectivismo pedagógico. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.

STEYER, S. C. As tic na educação infantil: contribuições do facebook para a aprendizagem e para a integração família e escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação Especialidade em Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho, Portugal, 2015.

TRÉZ, T.; MOREIRA, A.; VIEIRA, R. M. As tic na promoção do envolvimento familiar em contexto socioeconômico desfavorecido. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2012, Lisboa. Anais [...] Lisboa: 2012.

TRINDADE, E. S. C. A utilização do facebook como mídia social por escolas de educação infantil do município de Porto Alegre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Editora Senac, 2006.

ZADMINAS, M. R.; VASCONCELLOS, V. M. R. Facebook: espaço de investigação e educação infantil. Internet Latent Corpus Journal, Portugal, v. 5, n. 1, p. 27-38, 2015.