Modelos didáticos em anatomia e embriologia: monitoramento tecnológico de artigos e patentes, acessibilidade e inclusão

Conteúdo do artigo principal

Andressa Raphaely de Lima Silva
https://orcid.org/0000-0002-4308-3761
Dr.ª Marilia Ribeiro Sales Cadena
https://orcid.org/0000-0002-2620-9158

Resumo

A inclusão educacional visa à participação dos estudantes com deficiência por meio de modificações na educação, tornando-a acessível, para que se obtenha igualdade de oportunidades. Nessa perspectiva, a utilização de modelos didáticos inclusivos apresenta-se como uma alternativa promissora. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo monitorar tecnologicamente modelos didáticos sobre anatomia e embriologia inclusivos a deficientes visuais. Para tal, foi realizado o monitoramento tecnológico de modelos didáticos sobre anatomia e embriologia em bases de artigos e patentes nacionais e internacionais. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que, apesar de o uso de modelos didáticos se apresentar satisfatório no auxílio do processo de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento de modelos didáticos de anatomia e embriologia ainda se apresenta escasso, especialmente do ponto de vista inclusivo.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, A. R. de L.; CADENA, M. R. S. Modelos didáticos em anatomia e embriologia: monitoramento tecnológico de artigos e patentes, acessibilidade e inclusão. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.18393.033. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18393. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Andressa Raphaely de Lima Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência como estagiária na área de Zoologia no Laboratório de Parasitologia de Peixes e Hortaliças da Universidade Federal Rural de Pernambuco por intermédio do Programa de Atividades de Vivência Interdisciplinar. Por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFRPE), possui experiência na área de Ciências Exatas e da Terra com ênfase em Correntes de Retorno e Gestão de Praias. Atualmente, por intermédio do Programa de Iniciação Científica (PIC/UFRPE), atua em projeto de desenvolvimento de modelo didático patenteável inclusivo e interdisciplinar em anatomia e embriologia.

Dr.ª Marilia Ribeiro Sales Cadena, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui pós-doutorado pela Indiana University- Purdue University Indianapolis (EUA). Doutoraso em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Ciências Biológicas, graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas e graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. É especialista em Educação a Distância, em Gestão e Docência em EaD e em Gestão Ambiental. É Professora Adjunta da UFRPE, Departamento de Biologia, Área de Ensino de Ciências e Biologia. Atua principalmente nos seguintes temas: patentes em ensino de ciências e biologia, educação a distância, ensino híbrido e ação de interferentes endócrinos na biota.

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