Anatomy and embryology teaching models: articles and patents technological monitoring, accessibility and inclusion

Main Article Content

Andressa Raphaely de Lima Silva
https://orcid.org/0000-0002-4308-3761
Dr.ª Marilia Ribeiro Sales Cadena
https://orcid.org/0000-0002-2620-9158

Abstract

Educational inclusion aims at the participation of students with disabilities through modifications in education turning it as accessible so that equal opportunities are obtained. In this perspective, the use of inclusive teaching models is a promising alternative. Thus, the present work aimed to do technological monitoring of teaching models in anatomy and embryology that are inclusive to visually impaired students. Then, a technological monitoring of didactic models on anatomy and embryology was carried out in national and international articles and patents bases. Based on the results obtained, it can be concluded that although the use of teaching models is satisfactory in aiding the teaching and learning process, the development of teaching models of anatomy and embryology is still scarce, especially the inclusive ones.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
SILVA, A. R. de L.; CADENA, M. R. S. Anatomy and embryology teaching models: articles and patents technological monitoring, accessibility and inclusion. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.18393.033. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18393. Acesso em: 23 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Artigos em fluxo contínuo
Author Biographies

Andressa Raphaely de Lima Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência como estagiária na área de Zoologia no Laboratório de Parasitologia de Peixes e Hortaliças da Universidade Federal Rural de Pernambuco por intermédio do Programa de Atividades de Vivência Interdisciplinar. Por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFRPE), possui experiência na área de Ciências Exatas e da Terra com ênfase em Correntes de Retorno e Gestão de Praias. Atualmente, por intermédio do Programa de Iniciação Científica (PIC/UFRPE), atua em projeto de desenvolvimento de modelo didático patenteável inclusivo e interdisciplinar em anatomia e embriologia.

Dr.ª Marilia Ribeiro Sales Cadena, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui pós-doutorado pela Indiana University- Purdue University Indianapolis (EUA). Doutoraso em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Ciências Biológicas, graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas e graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. É especialista em Educação a Distância, em Gestão e Docência em EaD e em Gestão Ambiental. É Professora Adjunta da UFRPE, Departamento de Biologia, Área de Ensino de Ciências e Biologia. Atua principalmente nos seguintes temas: patentes em ensino de ciências e biologia, educação a distância, ensino híbrido e ação de interferentes endócrinos na biota.

References

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS; SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Normalização: Guia de termos e expressões. Rio de Janeiro: ABNT; Sebrae, 2012.

AINSCOW, M. Processo de inclusão é um processo de aprendizado. São Paulo: CRE Mario Covas/Centro de Referência em Educação, 2004. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2022.

ALVES, C. N. Educação inclusiva no sistema regular de ensino: o caso do município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Banco Mundial, 2003. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2022.

AQUINO, D. F.; DAMASCENO, A. R. Prática docente e ensino de Biologia: quais os desafios à inclusão de estudantes cegos? Benjamin Constant, Rio de Janeiro, v. 2, n. 61, p. 55-69, 2020. Disponível em: <http://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/775>. Acesso em: 25 mar. 2022.

BERNARDO, J. M. P.; TAVARES, R. O. Desenvolvimento de modelos didáticos auxiliares no processo de ensino-aprendizagem em embriologia humana. Educação em debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 87-105, 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2022.

BOOTH, T. Challenging conceptions of integration. The politics of special educational needs. London: Falmer Press, 1988. In: BOCCHIGLIERI, N. A.; NASCIMENTO, L. M. M. Modelos didáticos no ensino de vertebrados para estudantes com deficiência visual. Ciência e educação, Bauru, v. 25, n. 2, p. 317-332, 2019. Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/12548/2/EnsinoVertebradosDeficienciaVisual.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2022.

CAMARGO, E. P. A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica. Ciência e Educação, Bauru, v. 16, n. 1, p. 259-275, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/XKszYsXHYc9znm7wsDmvPLD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 mar. 2022.

CAMARGO, E. P. Inclusão e necessidade educacional especial: compreendendo identidade e diferença por meio do ensino de física e da deficiência visual. São Paulo: Livraria da Física, 2016.

CAMARGO, E. P.; VIVEIROS, E. R.; NARDI, R. Trabalhando conceitos de óptica e eletromagnetismo com alunos com deficiência visual e videntes. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 10., 2006, Londrina. Anais [...] Londrina: SBF, 2006. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/x/atas/resumos/T0025-2.pdf. Acesso em: 25 mar. 2022.

CANONGIA, C.; PEREIRA, M. N. F.; ANTUNES, A. Gestão da informação e monitoramento tecnológico: o mercado dos futuros genéricos. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 155-166, 2002. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/679>. Acesso em: 25 mar. 2022.

CHOI, H. et al. Innovation topic analysis of technology: the case of augmented reality patents. IEEE Access, v. 6, p. 16119-16137, 2018. Disponível em: <https://ieeexplore.ieee.org/document/8300514>. Acesso em: 25 mar. 2022.

COLARES, M. A. M. et al. Metodologias de ensino de anatomia humana: estratégias para diminuir as dificuldades e proporcionar um melhor processo de ensino-aprendizagem. Arquivos do MUDI, v. 23, n. 3, p. 140-160, 2019. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/51527>. Acesso em: 25 mar. 2022.

CUNHA, M. S.; SOUZA. V. R. M. O ensinar e o aprender na escola: considerações sobre sistema braille e as novas tecnologias. São Cristóvão: Ed. UFS, 2013. In: BOCCHIGLIERI, N. A.;

NASCIMENTO, L. M. M. Modelos didáticos no ensino de vertebrados para estudantes com deficiência visual. Ciência e educação, Bauru, v. 25, n. 2, p. 317-332, 2019. Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/12548/2/EnsinoVertebradosDeficienciaVisual.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2022.

DANTAS, A. P. J. et al. Importância do uso de modelos didáticos no ensino de citologia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21223>. Acesso em: 25 mar. 2022.

FIA - FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO. Educação inclusiva: o que é, princípios e importância? 2019. Disponível em: <https://fia.com.br/blog/educacao-inclusiva/. 2021>. Acesso em: 25 mar. 2022.

FONTELLES, M. P. et al. Dicionário de estruturas e termos anatômicos: versão bilíngue português/inglês empregando multimídia em CD-ROM. Revista Paraense de Medicina, Belém, v. 20, n. 2, p. 7-12, 2006. Disponível em: <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?lng=pt&pid=S0101-59072006000200002&script=sci_abstract>. Acesso em: 25 mar. 2022.

FRANÇA, R. O. Patente como fonte de informação tecnológica. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 235-264, 1997. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2022.

FREITAS, L. A. M. et al. Construção de modelos embriológicos com material reciclável para uso didático. Bioscience Journal, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 91-97, 2008. Disponível em: www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6732. Acesso em: 25 mar. 2022.

GONZAGA, P. C. et al. A prática de ensino de Biologia em escolas públicas: perspectivas na visão de alunos e professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16., 2012, Campinas. Anais [...] Campinas: Unicamp, 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2022.

GUIJARRO, M. R. B. Inclusão: um desafio para os sistemas educacionais. Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: MEC, 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ensaiospedagogicos.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2022.

HOFFMANN, W. A. M. Monitoramento da informação e inteligência competitiva: realidade organizacional. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 2, n. 2, p. 125-144, 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42356. Acesso em: mar. 2022.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: <https://censo2010.ibge.gov.br/>. Acesso em: 25 mar. 2022.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. S. d. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2022.

INPI - INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Patentes, s.d. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/patentes. Acesso em: 25 mar. 2022.

JUSTINA, L. A. D.; FERLA, M. R. A utilização de modelos didáticos no ensino de genética – exemplo de representação de compactação do DNA eucarioto. Arq Mudi, v. 10, n. 2, p. 35-40, ago. 2006. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/19993/10846>. Acesso em: 25 mar. 2022.

LI, X. Behind the recent surge of chinese patenting: an institutional view. Research Policy, v. 41, n. 1, p. 236-249, 2012. Disponível em: <https://econpapers.repec.org/article/eeerespol/v_3a41_3ay_3a2012_3ai_3a1_3ap_3a236-249.htm>. Acesso em: 25 mar. 2022.

MADUREIRA, A. M. S. Uma proposta de metodologia do ensino de embriologia básica. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Minas Gerais, 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2022.

MARAVILHAS, S.; BORGES, M. M. A utilização da informação de patentes pelos centros de investigação do ensino superior público: o seu impacto no processo de inovação em Portugal. In: ENCUENTRO IBÉRICO EDICIC, 5., 2011, Badajoz. Anais [...] Badajoz: EDICIC, 2011. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/23080/>. Acesso em: 25 mar. 2022.

MARÇAL, A. C. et al. Modelo anatômico de parte do corpo humano com contornos guias para o reconhecimento por pessoas com deficiências visuais, para facilitar o processo de ensino, n. BR 10 2016 010054 2 A2. Depósito: 04 maio 2016. Publicação: 07 nov. 2017. Disponível em: <https://busca.inpi.gov.br/pePI/servlet/PatenteServletController?Action=detail&CodPedido=1378131&SearchParameter=ANDERSON%20CARLOS%20MAR%C7AL%20%20%20%20%20%20%20&Resumo=&Titulo=#>. Acesso em: 25 mar. 2022.

MARQUES, H. R. Monitoramento tecnológico: estudo de uma propriedade intelectual da universidade federal de Viçosa. Revista Cereus, Gurupi, v. 6, n. 1, p. 105-124, 2014. Disponível em: <http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/611>. Acesso em: 25 mar. 2022.

MATOS, C. H. C. et al. Utilização de modelos didáticos no ensino de entomologia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, São Cristóvão, v. 9, n. 1, p. 19-23, 2009. Disponível em: <http://joaootavio.com.br/bioterra/workspace/uploads/artigos/3matos-51816c32b2719.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2022.

MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PIBID, s. d. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid. Acesso em janeiro de 2021.

MELO, J.S.S. et al. Uso da Realidade Virtual em Sistemas Tutores Inteligentes Destinados ao Ensino de Anatomia Humana. In: XXVIII SBIE - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 28., São Paulo, 2007. Anais [...) São Paulo: Mackenzie, 2007. Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/sbie/article/view/622. Acesso em: 25 mar. 2022.

MICHELOTTI, A.; LORETO, E. L. S. Utilização de modelos didáticos tateáveis como metodologia para o ensino de biologia celular em turmas inclusivas com deficientes visuais. Revista Contexto & Educação, Rio Grande do Sul, v. 34, n. 109, p. 150-169, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.150-169>. Acesso em: 25 mar. 2022.

NARDI, M. R. B.; TASCHETTO, O. M. O ensino da Biologia e o fracasso escolar nas primeiras séries do colégio estadual Santo Agostinho. Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, Secretaria de Estado da Educação, v. 1, p. 1-16, 2008. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2022.

OCDE - ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Programa internacional de avaliação de alunos (Pisa), s. d. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2022.

OLIVEIRA, A. C. S. et al. Modelos didáticos como recurso para o ensino de biologia: uma experiência didático-pedagógica com alunos do ensino médio de uma escola pública de Iguatu/CE. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais [...] Curitiba: Champagnat, 2015. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17802_10070.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2022.

OLIVEIRA, F. R. A. M. et al. Prospecção tecnológica: utilização de alcalóides no tratamento da doença de Alzheimer. Revista Geintec: gestão, inovação e tecnologias, São Cristóvão, v. 4, n. 3, p. 1017-1025, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/10126/1/2014_art_rmfreitas.pdf. Acesso em: 25 mar. 2022.

OLIVEIRA, M. S. et al. Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 36, n. 1, p. 83-92, 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2022.

ORLANDO, T. C. et al. Planejamento, Montagem e Aplicação de Modelos Didáticos para Abordagem de Biologia Celular e Molecular no Ensino Médio por 10 Graduandos de Ciências Biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Minas Gerais, v. 7, n. 1, p. 1-17, 2009. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Biologia/Artigos/modelos_didaticos.pdf. Acesso em: 25 mar. 2022.

PERALES, F. J.; JIMÉNEZ, J. D. Las ilustraciones en la enseñanza, aprendizaje de las ciencias: análisis del libro texto. Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 20, n. 3, p. 369-386, 2002. Disponível em: <https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21826>. Acesso em: 25 mar. 2022.

SANTOS, E. R. S. L. et al. Anatomia em modelos didáticos: uma nova estratégia educacional. Educação, Tecnologia e a Escola do Futuro. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 13., 2015, Recife. Anais [...] Recife: Sesc/Senac, 2015. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2022.

SANTOS, J. A. Construção de modelos didáticos de embriologia por alunos de ensino médio: uma perspectiva baseada na interação. 2014. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 2014. Disponível em: <https://labec.ufes.br/sites/labec.ufes.br/files/field/anexo/construcao_de_modelos_didaticos_de_embriologia_por_alunos_de_ensino_medio_-_uma_perspectiva_baseada_na_interacao.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2022.

SCHLEICH, J. et al. A new dynamic 3d virtual methodology for teaching the mechanics of atrial septation as seen in the human heart. Anatomical Sciences Education, Rockville, v. 2, n. 2, p. 69-77, 2009. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2022.

SILVA-FILHO, R. B.; ARAÚJO, R. M. L. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação por Escrito, Rio Grande do Sul, v. 8, n.1, p. 35-48, 2017. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/24527>. Acesso em: 25 mar. 2022.

SOUZA, F. L. Desvelando a educação inclusiva: reflexões de um acadêmico com deficiência visual. Aracaju: Criação, 2013. Disponível em: <https://editoracriacao.com.br/wp-content/uploads/2015/11/inclusiva.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2022.

TARAPANOFF, K. Técnicas para tomada de decisão nos sistemas de informação. 2. ed. Brasília: Thesaurus, 1995. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/14812/1/LIVRO_Tecnicas%20ParaTomada.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2022.

ULIANA, M. R.; MÓL, G. S. O processo educacional de estudante com deficiência visual: uma análise dos estudos de teses na temática. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 30, n. 57, p. 145-162, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/20289>. Acesso em: 25 mar. 2022.

VINHOLI-JÚNIOR, A. J.; RAMIRES, V. R. Abordagens do ensino e aprendizagem de Biologia no contexto da educação inclusiva. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 1-14, 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2022.

WIPO - WORLD INTELLECTUAL PROPERTY INDICATORS. World Intellectual Property Report 2016. Genebra: WIPO, 2016. Disponível em: www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/wipo_pub_941_2016.pdf. Acesso em: 25 mar. 2022.

WIPO - WORLD INTELLECTUAL PROPERTY INDICATORS. World Intellectual Property Report 2017. Genebra: WIPO, 2017. Disponível em: www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/wipo_pub_941_2017.pdf. Acesso em: 25 mar. 2022.

WIPO - WORLD INTELLECTUAL PROPERTY INDICATORS. World Intellectual Property Report 2018. Genebra: WIPO, 2018. Disponível em: www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/wipo_pub_941_2018.pdf. Acesso em: 25 mar. 2022.

WIPO - WORLD INTELLECTUAL PROPERTY INDICATORS. World Intellectual Property Report 2019. Genebra: WIPO, 2019. Disponível em: www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/wipo_pub_941_2019.pdf. Acesso em: 25 mar. 2022.

WIPO - WORLD INTELLECTUAL PROPERTY INDICATORS. World Intellectual Property Report 2020. Genebra: WIPO, 2020. Disponível em: www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/wipo_pub_941_2020.pdf. Acesso em: 25 mar. 2022.

YOSHIKAWA, R. C. S. Possibilidades de aprendizagem na elaboração de materiais didáticos de Biologia com educandos deficientes visuais. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: <https://repositorio.usp.br/item/001840029>. Acesso em: 25 mar. 2022.