Notas teórico-práticas sobre a atividade de extensão Literatura e Cultura da UFSCar
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Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar três aulas de literaturas que dialogam com outras artes, partindo de experiências docentes redigidas como estudos de caso. Em outras palavras, expomos neste artigo conhecimentos teórico-práticos do ensino de literatura provenientes da experiência (BONDÍA, 2022) da docência de literatura em uma atividade de extensão. Metodologicamente, essas propostas são narrações de atividades autênticas convertidas em reflexões sobre o ensino de literatura em diálogo com outras artes. Para apresentá-las, fundamentamos, subterraneamente, a proposta deste artigo na desconstrução da dicotomia teoria e prática antes, durante e depois de cada aula lecionada (CANDAU, LÉLIS, 1999). Isto é, este texto volta sua atenção teórico-metodológica na meditação, teorização e divulgação acadêmico-científica do saber advindo da experiência docente. Em relação aos dados qualitativos deste artigo, todos foram coletados na atividade de extensão “Literatura e Cultura” (LeC), organizada e ministrada por discentes e docentes da UFSCar em escolas estaduais do município de São Carlos, São Paulo.
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