Inclusão de alunos surdos: desafios e necessidades do docente

Conteúdo do artigo principal

Adelene de Souza
https://orcid.org/0000-0002-9473-4931
Dr.ª Francine de Paulo Martins Lima
https://orcid.org/0000-0002-9646-8235

Resumo

No Brasil, o Decreto nº 5626/2005 regulamentou o acesso da pessoa surda à educação e garantiu a presença do intérprete de Libras, no ambiente escolar, entretanto a responsabilidade do ensino é do professor regente. O presente estudo, objetivou identificar as necessidades formativas e os desafios enfrentados pelo professor regente, quando se trata do ensino ao aluno Surdo que frequenta o Ensino Regular. Para tanto, analisou-se os dados obtidos, por meio de questionário aplicado a 29 docentes atuantes com aluno Surdo, em uma escola estadual de Minas Gerais. Os resultados apontaram que entre as necessidades formativas está a formação específica para o atendimento a esses alunos. Quanto aos desafios registra-se a diferença linguística, dificuldade de comunicação, dependência do intérprete, utilização de estratégias de ensino adequadas. Percebeu-se, assim, a importância da efetivação de políticas públicas de formação continuada, para melhor conhecimento das especificidades desse aluno, com ênfase em práticas docentes mais adequadas para o atendimento ao aluno Surdo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA, A. de; LIMA, F. de P. M. Inclusão de alunos surdos: desafios e necessidades do docente. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.18457.038. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18457. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Adelene de Souza, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestre em Educação – UFLA/MG. Professora do Centro de Educação e Apoio às Necessidades Auditivas e Visuais- CENAV/Lavras, intérprete de Libras.

Dr.ª Francine de Paulo Martins Lima, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutora em Educação- PUC/SP. Professora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação e da Faculdade Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras, da Universidade Federal de Lavras. Doutora em Educação- PUC/SP. Professora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação e da Faculdade Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras, da Universidade Federal de Lavras. 

Referências

ANDRADE, E. A. F. O discurso e a prática dos professores paranaenses sobre a disciplina de Libras. 2019. 134 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019. Disponível em https://repositorio.unesp.br/handle/11449/182127.

ANJOS, P. G. Reflexões sobre a formação continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva e suas implicações no trabalho docente. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018, 187p. Disponível em https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6564

AZEVEDO, Z. S. A; TEIXEIRA, E.C.N.S. O aluno surdo no ensino regular e a formação docente: uma análise da produção de conhecimentos (2012-2017). In: VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional: Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional. Vitória da Conquista – Bahia- Brasil, 2017.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 20 dez. 2019.

BRASIL. Lei n. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 10 fev 2020.

BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais –Libras e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em www.planalto.gov.br. Acesso em: 03 mai.19.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2004. 94 p.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em: 03 mai. 2019.

CARDOSO, I. G. Surdo-mudo ou mudo, deficiente auditivo ou surdo: qual dessas terminologias pode-se adotar? Revista Virtual de Cultura Surda, Petrópolis, n. 17, p. 1-6, fev. 2016.

CAVALCANTE, E. B.; SOARES, L. V.; SANTOS, P. S. dos. Inclusão de surdos no ensino regular: entre o discurso oficial e a realidade do cotidiano escolar. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 26., 2013, Recife. Anais [...]. Recife: ANPAE, 2013. Disponível em: http://www.anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/ElenyBrandaoCavalcante-ComunicacaoOral-int.pdf Acesso em: 1 out. 2019.

FARIAS, E. R. S. A inclusão de pessoas com deficiência e necessidades educativas especiais no ensino regular: vozes e significados. 2017,150p. Tese (doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017. Disponível em https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1236

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 405 p.

FRASCA, L. S. B. Disciplina de libras na modalidade a distância: necessidades formativas e possíveis caminhos. 2017. 127 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/152331

GESUELI, Z. M. Lingua(gem) e identidade: a surdez em questão. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 277-292, jan./abr. 2006.

GIAMMELARO, C. N. F.; GESUELI, Z. M.; SILVA, I. R. A relação sujeito/linguagem na construção da identidade surda. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 509-527, abr./jun. 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017. 173p.

GRAFF, P. Surdos e ouvintes na escola regular: possibilidades de emergência de sujeitos bilingues. In: 36ª Reunião Anual da ANPED, 29 a 02 de out. de 2013, Goiânia. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/ gt15_trabalhos_pdfs/gt15_2921_texto.pdf Acesso em: 13 out.2019.

LACERDA, C. B. F. de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Caderno Cedes, Campinas, v. 26, n. 69, p. 163-184, maio/ago. 2006.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de Ciências da Educação, São Paulo, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009.

MARCONE, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2011. 314p.

MARTINS, L. A. R. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. In: MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Reflexões sobre a formação de professores com vistas à educação inclusiva. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 25-38.

MORI, N. N. R.; SANDER, R. E. História da Educação de Surdos no Brasil. Maringá: UEM, 2015. 16p. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2015/trabalhos/co_04/94.pdf Acesso em: 25 jun.19

NASCIMENTO, M. G. A.; SILVA, Y. R. A formação de professores para atuação na escolarização de surdos: uma reflexão sobre os currículos de formação inicial. Rev. Educação Online, n.7, PUC- RIO. 2010. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/coleção.php?strSecap=resultado&nrSeq=16618@1 Acesso em: 12 out. 2019.

NEHLS, L. F. Um olhar sobre o intérprete de libras, o aluno surdo e o professor no contexto da sala de aula inclusiva. 2019. 62 p. Monografia (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina, Joinville, 2019.

NORONHA, S. C. C. A inclusão do aluno surdo: necessidades formativas do professor da rede municipal de Santos. 2017.166p. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Metropolitana de Santos, Santos, 2017. Disponível em https://mestrado-praticas-docentes-no-ensino-fundamental.unimes.br/arquivos/defesas/samanta-noronha.pdf Acesso em: 15 mai. 2020.

PAULA, T. E.; GUIMARAES, O. M.; SILVA, C. S. Formação de professores de química no contexto da educação inclusiva. ALEXANDRIA: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 3-29, maio. 2018. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p3 Acesso em: 02 de fev. 2020.

PELEGRINI, M. I. A. Alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular: práticas pedagógicas docentes que constroem a educação inclusiva. 2014. 185 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2014. Disponível em http://www.univas.edu.br/me/docs/dissertacoes2/88.pdf Acesso em 20 jun. 2020

PERLIN, G. T. T. Histórias de vida surdas: identidade em questão. Disponível em: http://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artc&cat=20&idart=153. Acesso em: 20 jun. 2020.

PRÍNCEPE, L. M. Necessidades formativas de educadores que atuam em projetos de educação não-formal. 2010. 146 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/15949/1/Lisandra%20Marisa%20Princepe.pdf

RAMOS, D. M. Educação de surdos: Estudo bibliométrico de teses e dissertações (2010-2014). 2017. 214p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: 2017. Disponível em https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8830?show=full

SILVA, M. R. Dificuldades enfrentadas pelos professores na educação inclusiva. Brasília: UNB, 2011. 55p. Disponível em http://bdm.unb.br/bitstream/10483/2487/1/2011_MargaretRosarioSilva.pdf Acesso em: 24 jun. 2019

SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 4ª ed. Porto Alegre, Mediação, 2010.

SOUZA, A. Língua Brasileira de Sinais e o desafio do ensino nos cursos de licenciatura: Relato de Experiência. In: Pesquisa em Educação: Olhares e caminhos. Cruz Alta: Ilustração, 2020, p. 133-146.

SOUZA, A. Necessidades Formativas do professor regente no atendimento ao aluno surdo em salas regulares. 2021. 107p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021. Disponível em http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46230

STROBEL, K. L. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. 2008. 176 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/91978

WITCHS, P. H.; LOPES, M. C. Forma de vida surda e seus marcadores culturais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, p. 1-17, ago. 2018.