Inclusão de alunos surdos: desafios e necessidades do docente

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Adelene de Souza
https://orcid.org/0000-0002-9473-4931
Dr.ª Francine de Paulo Martins Lima
https://orcid.org/0000-0002-9646-8235

Resumo

No Brasil, o Decreto nº 5626/2005 regulamentou o acesso da pessoa surda à educação e garantiu a presença do intérprete de Libras, no ambiente escolar, entretanto a responsabilidade do ensino é do professor regente. O presente estudo, objetivou identificar as necessidades formativas e os desafios enfrentados pelo professor regente, quando se trata do ensino ao aluno Surdo que frequenta o Ensino Regular. Para tanto, analisou-se os dados obtidos, por meio de questionário aplicado a 29 docentes atuantes com aluno Surdo, em uma escola estadual de Minas Gerais. Os resultados apontaram que entre as necessidades formativas está a formação específica para o atendimento a esses alunos. Quanto aos desafios registra-se a diferença linguística, dificuldade de comunicação, dependência do intérprete, utilização de estratégias de ensino adequadas. Percebeu-se, assim, a importância da efetivação de políticas públicas de formação continuada, para melhor conhecimento das especificidades desse aluno, com ênfase em práticas docentes mais adequadas para o atendimento ao aluno Surdo.

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Como Citar
SOUZA, A. de; LIMA, F. de P. M. Inclusão de alunos surdos: desafios e necessidades do docente. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.18457.038. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18457. Acesso em: 29 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Adelene de Souza, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestre em Educação – UFLA/MG. Professora do Centro de Educação e Apoio às Necessidades Auditivas e Visuais- CENAV/Lavras, intérprete de Libras.

Dr.ª Francine de Paulo Martins Lima, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutora em Educação- PUC/SP. Professora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação e da Faculdade Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras, da Universidade Federal de Lavras. Doutora em Educação- PUC/SP. Professora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação e da Faculdade Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras, da Universidade Federal de Lavras. 

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