A utilização das histórias do Homem Formiga como contexto para o Ensino de Física

Conteúdo do artigo principal

Kremmellin Barbosa dos Santos
https://orcid.org/0000-0001-9586-8141
Dr.ª Maria Cristina do Amaral Moreira
https://orcid.org/0000-0002-8760-6341

Resumo

Tendo em vista os avanços tecnológicos, que fazem com que conhecimentos sejam difundidos de maneiras diversas e através de recursos cada vez mais sofisticados, este trabalho propõe a análise dos filmes do super-herói Homem Formiga, sob a ótica do Ensino de Física, para temas de Física Moderna e Contemporânea. Nossa análise teve o intuito de selecionar cenas do filme que podem ser utilizadas para explicar conceitos complexos e abstratos, tais como aqueles relacionados com a Física Quântica, além de examinar a veracidade dos fenômenos físicos presentes nos filmes. Para embasar a relevância dessas discussões, foi feito um levantamento dos trabalhos publicados nos dois maiores eventos relacionados ao Ensino de Física no Brasil: o EPEF e o SNEF, onde encontramos um número considerável de trabalhos produzidos nesse sentido. A partir da pesquisa, podemos constatar a eficácia da utilização desses filmes em sala de aula, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo.

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Como Citar
SANTOS, K. B. dos; MOREIRA, M. C. do A. . A utilização das histórias do Homem Formiga como contexto para o Ensino de Física. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–25, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20055.037. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20055. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Kremmellin Barbosa dos Santos, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Graduado em Física pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ. Membro do Grupo de Estudo de Materiais Educacionais em Ciência (GEMEC)/IFRJ. E-mail: kremmellin@outlook.com.

Dr.ª Maria Cristina do Amaral Moreira, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutora em Educação em Ciências e Saúde, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Líder do Grupo de Estudo de Materiais Educacionais em Ciência (GEMEC/IFRJ).

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