A utilização das histórias do Homem Formiga como contexto para o Ensino de Física

Conteúdo do artigo principal

Kremmellin Barbosa dos Santos
https://orcid.org/0000-0001-9586-8141
Dr.ª Maria Cristina do Amaral Moreira
https://orcid.org/0000-0002-8760-6341

Resumo

Tendo em vista os avanços tecnológicos, que fazem com que conhecimentos sejam difundidos de maneiras diversas e através de recursos cada vez mais sofisticados, este trabalho propõe a análise dos filmes do super-herói Homem Formiga, sob a ótica do Ensino de Física, para temas de Física Moderna e Contemporânea. Nossa análise teve o intuito de selecionar cenas do filme que podem ser utilizadas para explicar conceitos complexos e abstratos, tais como aqueles relacionados com a Física Quântica, além de examinar a veracidade dos fenômenos físicos presentes nos filmes. Para embasar a relevância dessas discussões, foi feito um levantamento dos trabalhos publicados nos dois maiores eventos relacionados ao Ensino de Física no Brasil: o EPEF e o SNEF, onde encontramos um número considerável de trabalhos produzidos nesse sentido. A partir da pesquisa, podemos constatar a eficácia da utilização desses filmes em sala de aula, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, K. B. dos; MOREIRA, M. C. do A. . A utilização das histórias do Homem Formiga como contexto para o Ensino de Física. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–25, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20055.037. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20055. Acesso em: 2 maio. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Kremmellin Barbosa dos Santos, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Graduado em Física pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ. Membro do Grupo de Estudo de Materiais Educacionais em Ciência (GEMEC)/IFRJ. E-mail: kremmellin@outlook.com.

Dr.ª Maria Cristina do Amaral Moreira, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutora em Educação em Ciências e Saúde, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Líder do Grupo de Estudo de Materiais Educacionais em Ciência (GEMEC/IFRJ).

Referências

ALLAIN, Rhett. The fictional science of science fiction. Physics World, v. 32, n. 11, p. 49, 2019. Disponível em: https://physicsworld.com/a/the-fictional-science-of%E2%80%AFscience-fiction/. Acesso em: 18 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1088/2058-7058/32/11/39

ARENDT, H. A Condição Humana. Tradução: Roberto Raposo, revisão técnica: Adriano Correia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

BONFIM, D. D. S.; NASCIMENTO, W. J. Os três momentos pedagógicos no ensino de física: uma revisão sistemática de literatura. Ensino & Pesquisa, v. 16, n° 3, 2018. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/2173. Acesso em: 27 ago. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Base Nacional Comum Curricular de 2018. Ministério da Educação. Brasil, 2018.

CERUTI, F. C. Interações entre feromônios de insetos e semioquímicos de plantas. Revista Acadêmica Ciência Animal, v. 5, n. 1, p. 73-82, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/9606/0. Acesso em: 3 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.7213/cienciaanimal.v5i1.9606

CHRISTOFOLETTI, R. Filmes na sala de aula: recurso didático, abordagem pedagógica ou recreação? Educação (UFSM), v. 34, n. 3, p. 603-616, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/871. Acesso em: 30 jun. 2020.

COUTINHO, L. M. Audiovisuais: arte, técnica e linguagem. Brasília: Universidade de Brasília, 2006.

FEYNMAN, R. P. et al. Feynman lectures on physics. Addinson-Wesley, 1963.

FRAGA, W. G. Utilização do cinema como estratégia em ensino de física: relato de caso do filme Interestelar. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

FRANCISCO, E. Ant-man could destroy Superman, says Quantum Physics. Inverse, 24 abr. 2017. Disponível em: https://www.inverse.com/article/32022-ant-man-quantum-physics-dr-spiros-superman-captain-marvel. Acesso em: 18 dez. 2021.

GHIZONI, H. S. INTERSTELLAR: OS EFEITOS RELATIVÍSTICOS NA FICÇÃO CIENTÍFICA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual de Maringá, p. 46, 2016.

GIL, G. Quanta. CD Quanta, Warner Music, Manaus, 1997.

GOMES-MALUF, M. C.; SOUZA, A. R. A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional. Ciência & Educação (Bauru), v. 14, n. 2, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/MT658NsDTcjbwGpP6NgXTJQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132008000200006

GONÇALVES, A. F.; TOSCANO C. Física e realidade. 3a ed. São Paulo: Scipione; 2010.

HEISENBERG, W. Über den anschaulichen Inhalt der quantentheoretischen Kinematik und Mechanik. In: Original Scientific Papers Wissenschaftliche Originalarbeiten. Springer, Berlin, Heidelberg, p. 478-504, 1985. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-642-61659-4_30

JACKSON, D. E.; RATNIEKS, F. LW. Communication in ants. Current biology, v. 16, n. 15, p. R570-R574, 2006. Disponível em: https://www.cell.com/current-biology/fulltext/S0960-9822(06)01834-3. Acesso em: 11 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cub.2006.07.015

KAKALIOS, J. The physics of superheroes. 2 ed. Sheridan: Gotham Books, 2009.

KUBRICK, S. 2001: Uma Odisseia no Espaço. Cor, 142 min. Estados Unidos: Warner Bros, 1968.

KUHN, T. S., La estructura de las revoluciones científicas. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 1971.

LIMA, M. C. A.; ALMEIDA, M. J. P. Articulação de textos sobre nanociência e nanotecnologia para a formação inicial de professores de física. Revista brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 4, p. 4401, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/95TthYQ6fJ8krHymHj4yD7J/abstract/?lang=pt. Acesso em: 4 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172012000400019

MACHADO, A. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus Editora, 2002.

MARTÍNEZ PÉREZ, L. F.; CARVALHO, W. L. P. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 3, p. 727-741, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/brk5yyk6PGHMmGprtWpDGft/?lang=pt. Acesso em: 18 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000014

MÉLIÈS, M. G. J. (dir.). Viagem à Lua. p&b, 14 min. França: Star Film, 1902.

MORAIS, V. D. O uso de filmes cinematográficos no Ensino de Física: uma proposta metodológica. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Rondônia, 2015.

MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. Revista do professor de física, v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/7074. Acesso em: 12 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.7074

MOURA, F. A.; VIANNA, P. O. O Ensino de Física Moderna baseado no filme Interestelar: Abordagem didática para a aprendizagem significativa. Research, Society And Development, v. 8, n. 3, p. 14, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5606/560662194015/html/. Acesso em: 8 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v8i3.823

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2003.

NOLAN, C. E. Interestelar. Cor, 169 min. Estados Unidos: Warner Bros, 2014.

OLIVEIRA, B. J. Cinema e imaginário científico. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 13, p. 133-150, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/sj4GXK3M9Xhn7TsgPFZpzsJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702006000500009

OLIVEIRA, L. A.; GONÇALVES, J. P. O uso de filmes de ficção como recursos pedagógicos ou "ver por meio de uma gramática desconhecida". HOLOS, v. 7, p. 117-131, 2018. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4899. Acesso em: 30 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2018.4899

OSBORNE, J. Towards a more social pedagogy in science education: the role of argumentation. Revista Brasileira de pesquisa em educação em Ciências, v. 7, n. 1, 2007. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S0187-893X2009000200009&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em 25 out. 2020.

OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio”. Investigações em ensino de ciências, v. 5, n. 1, 2000. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/600. Acesso em: 12 set. 2020.

PASSOS, C. M. B. Novos projetos pedagógicos para formação de professores: registros de um percurso. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

PEREIRA, M. C. Efeito do campo magnético alterado sobre o comportamento de formigas. Tese de doutorado. Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, 2017.

PIASSI, L. P. Clássicos do cinema nas aulas de ciências - A física em 2001: uma odisseia no espaço. Ciência & Educação (Bauru), v. 19, n. 3, p. 517-534, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/c5JLYk9SrmtBBJBh9mSJ7Zm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000300003

PIRES, E. G. A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação. Educação e pesquisa, v. 36, n. 1, p. 281-295, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/w7hTMM4d6gsYgDRtjscDNVp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000100006

REED, P. T. (dir.). Homem Formiga e a Vespa. Cor, 118 min. Estados Unidos: Disney/Buena Vista, 2018.

REED, P. T. (dir.). Homem Formiga. Cor, 117 min. Estados Unidos: Disney/Buena Vista, 2015.

REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M.: Ciência e arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 13, (suplemento), p. 71-87, out. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/5BmmbQZ7hCm8BxJ36tyK4bd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 3 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702006000500005

SADLER, T. D; ZEIDLER, D. L. The morality of sócio-scientific issues construal and resolution of genetic engineering dilemmas. Science Education, v.88, n.1, 2004. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.10101. Acesso: 4 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1002/sce.10101

SAGAN, C. Cosmos. Barcelona: Edicions Universitat Barcelona, 2006.

SBF. A Física no Brasil na Próxima Década. São Paulo, Sociedade Brasileira de Física, Instituto de Física da USP, 1990. pt. ilust.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

SIQUEIRA, D. C. O. O cientista na animação televisiva: discurso, poder e representações sociais. Em questão, v. 12, n. 1, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/14. Acesso em: 9 JAN 2021.

SOUSA, P. S.; GEHLEN, S. T. Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências: algumas características das pesquisas brasileiras. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 19, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9939. Acesso em: 13 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172017190109

STANTON, A. (dir.). Wall-E. Cor, 97 min. Estados Unidos: Disney, 2008.

SUPPIA, A. L. P. O. A divulgação científica contida nos filmes de ficção. Ciência e Cultura, v. 58, n. 1, p. 56-58, 2006. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252006000100024. Acesso em 8 dez. 2020.

TAKATA, R. Ficção científica ajuda no ensino de ciência, desde que haja tempo adequado, infraestrutura e articulação curricular. Com Ciência, dossiê 190, jul. 2017. Disponível em: https://www.comciencia.br/ficcao-cientifica-ajuda-ensino-de-ciencia-desde-que-haja-tempo-adequado-infraestrutura-e-articulacao-curricular/. Acesso em: 13 out. 2020.

TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para Cientistas e Engenheiros. Vol. 2, 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

TOMAN, B.; FISCHER, J.; ELSTER, C. Alternative analyses of measurements of the Planck constant. Metrologia, v. 49, n. 4, p. 567, 2012. Disponível em: https://www.nist.gov/publications/alternative-analyses-measurements-planck-constant. Acesso em: 4 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1088/0026-1394/49/4/567

TONELLO, L. P.; GÜILLICH, R. I. C. O Uso do Filme Comercial Interestelar como Alternativa para Abordar e Integrar Temáticas de Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Saúde. In: GÜLLICH, R. I. C.; GÜNZEL, R. E. Aprendendo Ciências: ensino e extensão. Bagé (RS): Faith, 2018, p. 48-56.

TORRES, C. M. A.; FERRARO, N. G.; SOARES, P. A. T.; PENTEADO, P. C. M. Física: Ciência e Tecnologia. Volume 2. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2013.

VANDER MEER, R. K.; BREED, M. D.; ESPELIE, K. E.; WINSTON, M. L. Pheromone communication in social insects: ants, wasps, bees, and termites. CRC Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.1201/9780429301575

VIDAL, D. G. Cinema, laboratórios, ciências físicas e escola nova. Cadernos de Pesquisa, n. 89, p. 24-28, 2013. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/900. Acesso em: 29 set. 2020.

XAVIER, C. H. G.; PASSOS, C. M. B.; FREIRE, P. T. C.; COELHOS, A. A. O uso do Cinema para o ensino de física no ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências, Mato Grosso, MT, V5(2), pp. 93-106, 2010. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID111/v5_n2_a2010.pdf. Acesso em: 10 MAI 2021.

XAVIER, I. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2018.

ZANETIC, J. Física e Arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 39–57, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643654. Acesso em: 21 abr. 2021.