Metodologias ativas na formação do engenheiro do século XXI: desafios e reflexões

Conteúdo do artigo principal

Felipe Korbus Sutili
https://orcid.org/0000-0002-6080-927X
Iara Alessandra Donati Raineri

Resumo

Em uma sociedade em constante transformação e avanços tecnológicos rápidos, a principal característica de um profissional competitivo é a capacidade de criar e aplicar ciência e tecnologia na geração de bens e serviços. Para isso, são necessários bons questionamentos, dúvidas que o destacarão como profissional e farão diferença à comunidade como um todo. Deste modo considerando a necessidade de progresso e as mudanças contemporâneas de um mundo cada vez mais globalizado e hiperconectado, objetiva-se analisar o atual cenário de aprendizagem e as formas de ensino usadas como subsídio ao desenvolvimento do estudante de engenharia. Para tanto, parte-se da análise de alguns fatores históricos e filosóficos que levaram o discente a um enrijecimento do seu poder de questionamento, para proceder-se à análise de metodologias ativas de ensino, como Aprendizado Baseado em Problemas (ABP), Metodologia de Problematização (MP) e Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE). A utilização dessas ferramentas permite o enquadramento do aluno como gestor do próprio aprendizado e leva a concluir pela necessidade da busca de métodos alternativos para o rompimento da passividade do corpo discente.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
648
Feb 04 '22Feb 07 '22Feb 10 '22Feb 13 '22Feb 16 '22Feb 19 '22Feb 22 '22Feb 25 '22Feb 28 '22Mar 01 '22Mar 04 '228
| |

Detalhes do artigo

Como Citar
SUTILI, F. K.; RAINERI, I. A. D. Metodologias ativas na formação do engenheiro do século XXI: desafios e reflexões. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.16436.005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16436. Acesso em: 23 abr. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Felipe Korbus Sutili, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2008) e doutorado (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), realizou um pós-doutoramento no Laboratório de Biocatálise e Síntese Orgânica (BOSS Group) do Instituto de Química da UFRJ, em Colaboração com a Petrobrás (2014). Coordenou projeto em Biocatálise no Instituto de Tecnologia e Pesquisa - ITP em Sergipe no ano de 2015. Atualmente é Professor Doutor da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP- Campus Botucatu. Tem experiência na área de Bioprocessos atuando na área biotecnológica na aplicação e imobilização de lipases na síntese de aditivos de importância industrial com os seguintes temas: Engenharia Bioquímica, Processos Bioquímicos, Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos, Nanobiotecnologia, Química Verde, fluxo contínuo, Biocatálise e Utilização de Resíduos Agroindustriais.

Iara Alessandra Donati Raineri, Faculdade Corporativa CESPI- FACESPI

Possui graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências de Letras de Jacarezinho (2007) atual UENP. Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2013) e graduação em Letras - Libras pelo INSTITUTO EFICAZ (2015). Especialização em Língua de Sinais (2010) e em Deficiência Intelectual (2015). Atualmente é professora da União de ensino superior de Piraju/ FACULDADE CORPORATIVA CESPI- FACESPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais, com a qual vem trabalhando desde o ano de 2012.