Movimentos privados e suas ações no sudeste: um debate sobre redes de influência e a Base Nacional Comum Curricular

Conteúdo do artigo principal

Doutoranda Andresa Cóstola
https://orcid.org/0000-0001-8903-4204
Dr.ª Raquel Fontes Borghi
https://orcid.org/0000-0003-1486-7396

Resumo

Este texto é um recorte de pesquisa de mestrado realizada nos anos de 2019 à 2021, debatemos sobre a rede de influência de atores do movimento empresarial que tem se fortalecido nos últimos anos, mais especificamente, tratando dos atores que compõe o Movimento pela Base. O objetivo é apresentar os programas oferecidos às redes públicas estaduais de educação do sudeste com objetivos voltados à política da Base e que tenham algum tipo de interferência, apoio ou financiamento dos atores privados que fazem parte do Movimento. Os procedimentos utilizados nesta pesquisa qualitativa, foram buscas direcionadas nos sites das secretarias estaduais de educação do sudeste, entre os anos de 2013 à 2019. Os resultados indicam uma predileção dos atores privados em atuar na capacitação de professores, numa era chamada por Ball e Olmedo (2013) de era dos filantrocapitalistas, que constroem seus investimentos e ofertam consultorias e programas em busca de lucros potenciais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CÓSTOLA, A.; BORGHI, R. F. Movimentos privados e suas ações no sudeste: um debate sobre redes de influência e a Base Nacional Comum Curricular. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20364.040. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20364. Acesso em: 28 abr. 2024.
Seção
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto das reformas educacionais
Biografia do Autor

Doutoranda Andresa Cóstola, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Graduada em Geografia (licenciatura, 2017 e bacharel, 2018) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Rio Claro. Mestre em Educação (2021) e Doutoranda em Educação pela mesma instituição, na linha de pesquisa "Educação: políticas, gestão e o sujeito contemporâneo". Foi membro do corpo editorial da Revista Geografia da Unesp de Rio Claro (2019, 2020). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional - GREPPE (2017-atual), coordenado pela professora Dr. Theresa Maria de Freitas Adrião. Tem experiência na área de Educação e desenvolve pesquisas sobre as relações entre público e privado no campo educacional. 

Dr.ª Raquel Fontes Borghi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - Araraquara (1996), mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado pela mesma universidade (2005). É professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista - Rio Claro. É membro da equipe editorial da Revista Educação Teoria e Prática. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação/UNESP/Rio Claro (2017-2020). Coordena o GREPPE-Rio Claro (Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional- seção Rio Claro) e é pesquisadora da Rede de Latino Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação. (RELAAPE/https://www.rede.fe.unicamp.br/pt-br ). Integra entidades acadêmicas e cientificas como a ANPED e ANPAE.

Referências

ADRIÃO, T; PERONI, V. M. V. A educação pública e sua relação com o setor privado: Implicações para a democracia educacional. Revista Retratos da Escola, Brasília, 3, n. 4, jan./jun. 2009. 107-116. Disponível em: <https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/105/294>.

ADRIÃO, T.; et al. Mapeamento da inserção do setor privados nas redes públicas estaduais de educação 2005-15, 2018. Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, 2021. Disponível em: <https://www.greppe.fe.unicamp.br/pt-br/mapeamento_da_insercao_do_setor_privado_nas_redes_estaduais_de_educacao_2005_2015>.

APPLE, M. W. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.

AVELAR, M.; BALL, S. Mapping new philanthropy and the heterarchical state: the mobilization for the national learning standards in Brazil. International Journal of Educational Development, Elsevier, 2017, 64. 65-73.

BALL, S. J. Educação Global S. A.: Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014.

BALL, S. J.; JUNEMANN, C. Networks, new governance and education. 1ª. ed. Bristol University Press: Policy Press, 2012.

BALL, S. J.; OLMEDO, A. A ‘nova’ filantropia, o capitalismo social e as redes de políticas globais em educação. In: PERONI, V. M. [. Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Liber Livro. ed. Brasília: [s.n.], 2013.

BAUER, A. Do direito à educação à noção de quase-mercado: tensões na política de educação básica brasileira. RBPAE – v.24, n.3, p. 557-575, set./dez. 2008. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19272>.

BERNARDI, L. M. B.; UCZAK, L. H.; ROSSI, A. J. R. Relações do movimento empresarial na política educacional brasileira: a discussão da Base Nacional Comum. Currículo sem Fronteiras, 18, n. 1, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/bernardi-uczak-rossi.pdf>.

BORGHI, R. Incidência do setor privado na dimensão do currículo da educação básica. In: ADRIÃO, T. E. A. Privatização da educação brasileira: inserção de atores privados nas redes estaduais de ensino. [S.l.]: [s.n.], 2018.

CAETANO, M. R. As reformas educativas globais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Rev. Textura, 22, n. 50, abr./jun. 2020. 36-53. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5397>.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, v. 1 - A era da Informação: Economia, Sociedade, 2011.

CÓSSIO, M. F.; SCHERER, S. S. Governança e redes políticas educacionais: um estudo sobre o estado do Rio Grande do Sul – RS. Rev. Teoria e Prática da Educação, 21, n. 13, set./dez. 2018. 137-149. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/download/45417/pdf/>.

CÓSTOLA, A. Os reformadores empresariais e as políticas educacionais: análise da influência do Movimento Todos pela Base Nacional Comum no processo de construção da BNCC. Trabalho de conclusão de curso. ed. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2018.

CÓSTOLA, A. “Onde tem base, tem movimento” empresarial: análise da atuação dos atores privados do Movimento Todos Pela Base nas redes públicas estaduais da Região Sudeste. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista, v. Dissertação de mestrado, 2021. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/215523>.

COSTOLA, A.; BORGHI, R. F. Os reformadores empresariais e as políticas educacionais: análise do movimento todos pela base nacional comum. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, 22, n. esp3, 2018. 1313-1324.

ESCOLA DIGITAL. Sobre nós. Escola Digital, s.d. Disponível em: <https://escoladigital.org.br/pagina/sobre-nos>. Acesso em: março 2021.

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação: da desvalorização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação e Sociedade, 33, n. 119, 2012. 379-404. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000200004>.

FUNDAÇÃO TELEFÔNICA/VIVO. Desafio inova escola. Fundação telefônica vivo. Disponível em: <https://fundacaotelefonicavivo.org.br/desafioinovaescola/>. Acesso em: abril 2021.

HARVEY, D. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.

HYPOLITO, A. M. BNCC, Agenda Global E Formação Docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, 13, n. 25, jan./mai. 2019. 187-201. Disponível em: <https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/995/pdf>.

MOVIMENTO PELA BASE. Quem somos. Movimento pela Base, s.d. Disponível em: <https://movimentopelabase.org.br/quem-somos/>. Acesso em: 2021.

PERBONI, F.; MILITÃO, A. N.; DI GIORGI, C. Manifestações do “quase-mercado” nas avaliações externas e em larga escala. UFSM, Rev. Educação, Santa Maria, v. 44, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/34678>.

PERONI, V.; CAETANO, M. R.; ARELARO, L. BNCC: disputa pela qualidade ou submissão da educação? Revista Brasileira de Política e Administração da Educação RBPAE, 35, n. 1, jan./abr. 2019. 35 - 56. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/93094/52791>.

RAVITCH, D. Vida e morte do grande sistema escola americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SEDU - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - ES. SEDU, 2019. Disponível em: <https://sedu.es.gov.br/Not%C3%ADcia/inscricoes-para-formacao-de-implementacao-do-curriculo-vao-ate-esta-segunda-15>. Acesso em: março 2021.

SEDU - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - ES. SEDU, 2019a. Disponível em: <https://sedu.es.gov.br/Not%C3%ADcia/profissionais-da-educacao-participam-de-formacao-junto-ao-instituto-natura-em-recife>.

SEDU - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - ES. SEDU, 2019b. Disponível em: <https://sedu.es.gov.br/Not%C3%ADcia/sedu-capacita-educadores-para-implantacao-do-curriculo-de-formacao-tecnica>.

SEDU - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - ES. SEDU, 2019c. Disponível em: <https://sedu.es.gov.br/Not%C3%ADcia/professores-participam-do-3o-ciclo-da-formacao-nas-trilhas-do-paes>.

SEDUC - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - SP. SEDUC SP, 2019. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/professor-confira-cursos-gratuitos-para-aprimorar-o-planejamento-de-aula/>.

SEE - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - MG. SEE - MG, 2019. Disponível em: <https://sremetropa.educacao.mg.gov.br/home/noticias/225-capacitacao-de-educadores>.

SEE - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - MG. SEE - MG, 2019a. Disponível em: <https://www2.educacao.mg.gov.br/leis/story/10430-representantes-da-see-participam-de-encontro-que-discute-a-formacao-continuada-para-os-novos-curriculos>. Acesso em: abr. 2021.

SILVA, P. K.; OLIVEN, R. G. Filantrocapitalismo versus filantropia para a justiça social: um debate norte-americano sobre como lidar com a pobreza. Revista Mana, 26, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/mana/a/Hg6X3JkGHTtwmgzTJwmQv8Q/?lang=pt>.

SOUZA, A. L. L. Sergipe: onde a busca por eficiência nas políticas governamentais com base em parcerias público-privadas tem revelado sua ineficácia social. In: VENCO, S.; BERTAGNA, R. H.;

GARCIA, T. (org.). Currículo, gestão e oferta da educação básica brasileira. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.

SOUZA, D. T. R. S.; SARTI, F. M. Mercado de formação docente: constituição e funcionamento. Anais II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação. Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Rede Latino-Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Red ESTRADO): [s.n.]. 2013.