Movimentos privados e suas ações no sudeste: um debate sobre redes de influência e a Base Nacional Comum Curricular

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Doutoranda Andresa Cóstola
https://orcid.org/0000-0001-8903-4204
Dr.ª Raquel Fontes Borghi
https://orcid.org/0000-0003-1486-7396

Resumo

Este texto é um recorte de pesquisa de mestrado realizada nos anos de 2019 à 2021, debatemos sobre a rede de influência de atores do movimento empresarial que tem se fortalecido nos últimos anos, mais especificamente, tratando dos atores que compõe o Movimento pela Base. O objetivo é apresentar os programas oferecidos às redes públicas estaduais de educação do sudeste com objetivos voltados à política da Base e que tenham algum tipo de interferência, apoio ou financiamento dos atores privados que fazem parte do Movimento. Os procedimentos utilizados nesta pesquisa qualitativa, foram buscas direcionadas nos sites das secretarias estaduais de educação do sudeste, entre os anos de 2013 à 2019. Os resultados indicam uma predileção dos atores privados em atuar na capacitação de professores, numa era chamada por Ball e Olmedo (2013) de era dos filantrocapitalistas, que constroem seus investimentos e ofertam consultorias e programas em busca de lucros potenciais.

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Como Citar
CÓSTOLA, A.; BORGHI, R. F. Movimentos privados e suas ações no sudeste: um debate sobre redes de influência e a Base Nacional Comum Curricular. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20364.040. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20364. Acesso em: 25 dez. 2024.
Seção
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto das reformas educacionais
Biografia do Autor

Doutoranda Andresa Cóstola, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Graduada em Geografia (licenciatura, 2017 e bacharel, 2018) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Rio Claro. Mestre em Educação (2021) e Doutoranda em Educação pela mesma instituição, na linha de pesquisa "Educação: políticas, gestão e o sujeito contemporâneo". Foi membro do corpo editorial da Revista Geografia da Unesp de Rio Claro (2019, 2020). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional - GREPPE (2017-atual), coordenado pela professora Dr. Theresa Maria de Freitas Adrião. Tem experiência na área de Educação e desenvolve pesquisas sobre as relações entre público e privado no campo educacional. 

Dr.ª Raquel Fontes Borghi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - Araraquara (1996), mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado pela mesma universidade (2005). É professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista - Rio Claro. É membro da equipe editorial da Revista Educação Teoria e Prática. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação/UNESP/Rio Claro (2017-2020). Coordena o GREPPE-Rio Claro (Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional- seção Rio Claro) e é pesquisadora da Rede de Latino Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação. (RELAAPE/https://www.rede.fe.unicamp.br/pt-br ). Integra entidades acadêmicas e cientificas como a ANPED e ANPAE.

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