Notas sobre os estudos do processo de orientação entre orientador e orientando: dos modelos de universidade a uma reflexão dialógica na pós-graduação stricto sensu brasileira no contexto do Mestrado Profissional (PROFLetras) de los modelos universitarios a una reflexión dialógica en los programas de posgrado stricto sensu brasileños en el contexto de la Maestría Profesional (PROFLethras)
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Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar parte de uma pesquisa já concluída e que tem como objetivo geral investigar, à luz de uma perspectiva dialógica do discurso, o processo de interação verbal entre orientando e orientador no contexto de um mestrado profissional (MP) (PROFLetras), de uma universidade pública brasileira. Neste texto, é apresentada a parte da revisão da literatura, a partir dos conceitos de universidade, dando destaque àquele que fundamenta a criação da pós-graduação brasileira e chegando a notas que tratam de tal processo de orientação sob a égide de pesquisas já realizadas em especial no âmbito da pós-graduação acadêmica e na área de educação. Em outro momento, propomos um conceito para o que pode ser entendido como orientação acadêmica – numa vertente bakhtiniana. Os resultados preliminares apontam para a necessidade de se compreender o protagonismo desses sujeitos sociais – orientador e orientando - no contexto do MP que é onde o professor da educação básica está a desenvolver sua pesquisa de cunho aplicado.
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