Notas sobre os estudos do processo de orientação entre orientador e orientando: dos modelos de universidade a uma reflexão dialógica na pós-graduação stricto sensu brasileira no contexto do Mestrado Profissional (PROFLetras) de los modelos universitarios a una reflexión dialógica en los programas de posgrado stricto sensu brasileños en el contexto de la Maestría Profesional (PROFLethras)

Conteúdo do artigo principal

Doutorando Wallace Dantas
https://orcid.org/0000-0002-9716-644X
Prof.ª Dr.ª Eliete Correia dos Santos
https://orcid.org/0000-0002-5491-5711

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar parte de uma pesquisa já concluída e que tem como objetivo geral investigar, à luz de uma perspectiva dialógica do discurso, o processo de interação verbal entre orientando e orientador no contexto de um mestrado profissional (MP) (PROFLetras), de uma universidade pública brasileira. Neste texto, é apresentada a parte da revisão da literatura, a partir dos conceitos de universidade, dando destaque àquele que fundamenta a criação da pós-graduação brasileira e chegando a notas que tratam de tal processo de orientação sob a égide de pesquisas já realizadas em especial no âmbito da pós-graduação acadêmica e na área de educação. Em outro momento, propomos um conceito para o que pode ser entendido como orientação acadêmica – numa vertente bakhtiniana. Os resultados preliminares apontam para a necessidade de se compreender o protagonismo desses sujeitos sociais – orientador e orientando - no contexto do MP que é onde o professor da educação básica está a desenvolver sua pesquisa de cunho aplicado.

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Como Citar
DANTAS, W.; SANTOS, E. C. dos. Notas sobre os estudos do processo de orientação entre orientador e orientando: dos modelos de universidade a uma reflexão dialógica na pós-graduação stricto sensu brasileira no contexto do Mestrado Profissional (PROFLetras): de los modelos universitarios a una reflexión dialógica en los programas de posgrado stricto sensu brasileños en el contexto de la Maestría Profesional (PROFLethras). Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–24, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20919.071. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20919. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Caderno temático "As reformas educacionais no Ensino Superior"
Biografia do Autor

Doutorando Wallace Dantas, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduado em Letras (Língua Vernácula) pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, no Centro de Formação de Professores/CFP. Pós-Graduado em Ensino de Português e Linguística/Especialização, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Pós-Graduado em Linguagem e Ensino/Mestrado (Linguagem e Formação Docente), pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Professor da rede privada de ensino do Estado da Paraíba-PB. Integrante do Grupo de Pesquisa "O Círculo de Bakhtin em Diálogo" (UEPB) cadastrado e certificado no CNPq.

Prof.ª Dr.ª Eliete Correia dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba / Universidade Federal de Campina Grande - UEPB/UFCG

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto - PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - do Curso de Arquivologia. Profa. Colaboradora do PPGLE-UFCG e do PPGFP- UEPB. Experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, linguagem e ensino, letramento, estudos Bakhtinianos.

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