Notes about the studies of the guidance process between supervisor and advisee: from university models to a dialogic reflection in stricto sensu Brazilian postgraduate studies in the context of the Professional Master’s Degree (PROFLetras) de los modelos universitarios a una reflexión dialógica en los programas de posgrado stricto sensu brasileños en el contexto de la Maestría Profesional (PROFLethras)

Main Article Content

Doutorando Wallace Dantas
https://orcid.org/0000-0002-9716-644X
Prof.ª Dr.ª Eliete Correia dos Santos
https://orcid.org/0000-0002-5491-5711

Abstract

This article has as objective to present a part of a research already concluded that has as general aim to investigate, in the light of a dialogical perspective of discourse, the process of verbal interaction between supervisor and advisee in the professional master’s contexto (PM) (PROFLetras), of a brasilian public university. In this text, the part of the literature review is presented, from the concepts of university, highlighting the one that underlies the creation of Brasilian postgraduate studies and reaching notes that deal with such an orientation process under the aegis of research already carried out in special in the field of academic postgraduation and in the education area. In other moment, we propose a concept to what can be understood as academic orientation – in a Bakhtinian vein. The preliminary results point to the need of understand the protagonism of these social subjects – supervisor and advisee – in the context of the PM, which is where the basic education teacher is developing his applied research.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
DANTAS, W.; SANTOS, E. C. dos. Notes about the studies of the guidance process between supervisor and advisee: from university models to a dialogic reflection in stricto sensu Brazilian postgraduate studies in the context of the Professional Master’s Degree (PROFLetras): de los modelos universitarios a una reflexión dialógica en los programas de posgrado stricto sensu brasileños en el contexto de la Maestría Profesional (PROFLethras). Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–24, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20919.071. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20919. Acesso em: 3 jul. 2024.
Section
Caderno temático "As reformas educacionais no Ensino Superior"
Author Biographies

Doutorando Wallace Dantas, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduado em Letras (Língua Vernácula) pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, no Centro de Formação de Professores/CFP. Pós-Graduado em Ensino de Português e Linguística/Especialização, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Pós-Graduado em Linguagem e Ensino/Mestrado (Linguagem e Formação Docente), pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Professor da rede privada de ensino do Estado da Paraíba-PB. Integrante do Grupo de Pesquisa "O Círculo de Bakhtin em Diálogo" (UEPB) cadastrado e certificado no CNPq.

Prof.ª Dr.ª Eliete Correia dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba / Universidade Federal de Campina Grande - UEPB/UFCG

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto - PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - do Curso de Arquivologia. Profa. Colaboradora do PPGLE-UFCG e do PPGFP- UEPB. Experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, linguagem e ensino, letramento, estudos Bakhtinianos.

References

ALVES, V. M.; ESPINDOLA, I. C. P.; BIANCHETTI, L. A relação orientador-orientando na Pós-graduação stricto sensu no Brasil: a autonomia dos discentes em discussão. Revista Educação em Questão, Natal, v. 43, n. 29, p. 135-156, maio-ago. 2012. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4071 . Acesso em 21 fev. 2022.

ALVES, V. M. Formação e trabalho de pesquisadores em educação: um estudo dos processos de institucionalização da pesquisa em IES ‘emergentes’. 2008. 308 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2008. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91159. Acesso em: jan. 2022.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza da edição americana Toward a philosophy of the act. Austin: University of Texas Press, 1993. (tradução destinada exclusivamente para uso didático e acadêmico).

BIANCHETTI, L. Dilemas e perspectivas para a atuação dos Orientadores Educacionais no contexto da chamada pós-modernidade. Cadernos da Aoergs, Porto Alegre - RS, v. 1, n.1, p. 28-44, 1997.

BIANCHETTI, L. Os dilemas do coordenador de Programa de Pós-Graduação: entre o burocrático-administrativo e o acadêmico-pedagógico. Forpred, UnB, março de 2006. Mimeo.

BIANCHETTI, L. Pesquisadores sobre pressão. Pós-graduação, produção e veiculação do conhecimento e emergência de uma nova temporalidade. Projeto de Pesquisa, Florianópolis, julho de 2007. Mimeo.

BIANCHETTI, L. Pós-graduação em educação: processo e resultados de uma “indução voluntária”. Universidade e Sociedade, Brasília, ANDES, n. 41, p. 143-164, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Portaria nº 080, de 16 de dezembro de 1998. Dispõe sobre o reconhecimento dos mestrados profissionais e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 14, 11 jan. 1999. Disponível em: http://www.capes.gov.br/export/sites/capes/download/legislacao/Portaria_CAPES_080_1998.doc. Acesso em: 22 fev. 2022.

BORTOLANZA, J. Trajetória do Ensino Superior Brasileiro – uma busca da origem até a atualidade. In: Colóquio Internacional de Gestão Universitária: Universidade, desenvolvimento e futuro na Sociedade do conhecimento, 17., 2017, Argentina. Anais [...] Argentina, 2017, p. 1-16.

CONTO, S. F. de.; NUNES, R. da. O documento de área da CAPES e o impacto na gestão de recursos de pós-graduação stricto sensu: um estudo na área de comunicação e informação. In: Simpósio Avaliação da Educação Superior, 3., 2017, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis, 2017. p. 1-16. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/179380 . Acesso em: 22 fev. 2022.

CURY, C. A. J. Graduação/Pós-Graduação: a busca de uma relação virtuosa. Educação e Sociedade, Campinas/SP, v. 25, n. 88, p. 777-793, out. 2004.

DUARTE, N. A pesquisa e a formação de intelectuais críticos na pós-graduação em educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p.89 -110, jan.-jun. 2006.

FARACO, C. A. Linguagem e Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. 168p.

FERREIRA, L. M.; FURTADO, F.; SILVEIRA, T. S. Relação Orientador-Orientando: o conhecimento multiplicador. Acta Cirúrgica Brasileira, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 170-172, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-86502009000300001&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 21 fev. 2022.

FERREIRA, L. G. Desenvolvimento profissional docente: percursos teóricos, perspectivas e (des)continuidades. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020009, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9326. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9326 Acesso em: 21 fev. 2022.

GARCIA, R. L.; ALVES, N. A necessidade da orientação coletiva nos estudos sobre cotidiano - duas experiências. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (org.). A bússola do escrever. Desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo e Florianópolis: Cortez e Editora da UFSC, 2002.

HOSTINS, R. C. L. Os planos nacionais de Pós-Graduação (PBPG) e suas repercussões na Pós-Graduação brasileira. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 133-160, jan.-jun. 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10315 Acesso em 22 fev. 2022.

JORGE, M. T. S. Será o saber escolar supérfluo no mundo das novas tecnologias? Educação e Sociedade, v. 19, n. 65, p. 163-178, 1998.

LEITE FILHO, G. A.; MARTINS, G. de A. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações. RAE, v. 46, p. 99-109, nov.-dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902006000500008 Acesso em: 21 fev. 2022.

LIMA, P. G.; CASTRO, F.; CARVALHO, M. A. V. de. Caminhos da Universidade rumo ao século XXI: pontos e estratégias para a sua orientação na visão de educadores brasileiros. Paidéia, Ribeirão Preto, p. 8 -27, jan.-jul. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2000000100002 Acesso em: 21 fev. 2022.

MACHADO, A. M. N.; BIANCHETTI, L. Orientações de teses e dissertações: individual e/ou coletiva? Contextos e transformações nos 40 anos da pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil. In: SILVA JR., J. R.; OLIVEIRA, J. F de; MACEDO, D. (org.) Reforma Universitária: dimensões e perspectivas. 1. ed. Campinas, Alínea/ANPEd, 2006. v. 1.

MACHADO, D. P.; TONIN, J. M. da F.; CLEMENTE, A. Orientador e orientando ideais: similaridades e dissimilaridades na percepção de professores e alunos. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 15, n. 35, p. 32-47 , abr.-jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/2175-8069.2018v15n35p32 Acesso em: 21 fev. 2022.

MINOGUE, K. R. O conceito de universidade. Tradução Jorge Eira G. Vieira. Brasília: Editora da UnB, 1981.

MARCELO GARCÍA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

MARCELO GARCÍA, C. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo - Revista das Ciências da Educação, Lisboa, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009.

NÓBREGA, M. H. Orientandos e Orientadores no Século XXI: desafios da pós-graduação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 105-1076, jul.-set. 2018. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-62362018000301055&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 21 fev. 2022.

SAMPAIO, H. Evolução do ensino superior brasileiro (1808 – 1990). Documento de Trabalho. Núcleo de Pesquisa Sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo, 1991.

SAVIANI, D. Do senso comum à consciência filosófica. 13. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

SAVIANI, D. A Pós-Graduação em educação no Brasil: pensando o problema da orientação. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (org.). A bússola do escrever. Desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo e Florianópolis: Cortez e Editora da UFSC, 2002.

SIMÕES, M. L. O surgimento das universidades no mundo e sua importância para o contexto da formação docente. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 22, n. 2, p. 136-152, jul.-dez. 2013. Disponível em https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17783 Acesso em 21 fev. 2022.

SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado das Letras, 2009. (Série Ideias sobre Linguagem).

TEIXEIRA, A. A universidade de ontem e de hoje. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, INEP, v. 42, n. 95, jul.-set. 1964, p. 27-47.

TRZESNIAK, P. Qualidade e produtividade nos programas de pós-graduação: a disciplina Seminário de Dissertação. RBPG, v. 2, n. 3, p. 93-117, mar. 2005. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/25 Acesso em: 21 fev. 2022.

VIANA, C. M. Q. Q.; VEIGA, I. P. A. O diálogo entre orientadores e orientandos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 222 – 226, set.-dez. 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8079 Acesso em: 21 fev. 2022.

VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Maxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e Glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.

WARDE, M. J. Sobre orientar pesquisa em tempos de pesquisa administrada. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. 2. ed. São Paulo e Florianópolis: Cortez e Editora da UFSC, 2006.