Emancipação do olhar: o papel da fotografia numa formação escolar reflexiva

Conteúdo do artigo principal

Guilherme Susin Sirtoli
https://orcid.org/0000-0002-8373-6456
Cláudia Mariza Mattos Brandão
https://orcid.org/0000-0002-2161-4779

Resumo

Este trabalho discute questões acerca da fotografia enquanto propulsora do pensamento crítico e da formação de sujeitos reflexivos na sociedade contemporânea. Para tal, situa-se a fotografia enquanto fonte de comunicação, sendo considerada uma linguagem não-verbal (FERRARA, 2002), resultante de uma percepção da realidade (DUBOIS, 1993) e de uma criação poética do imaginário (DURAND, 2004). O trabalho analisa atividades desenvolvidas no projeto de extensão “PhotoGraphein vai à Escola” (UFPel), com escolares do ensino fundamental em escolas públicas da região de Pelotas e Rio Grande – RS. As atividades extensionistas atuam com base em experiências estéticas formadoras (DEWEY, 2010) e na relação entre a fotografia e o olhar, possibilitando perspectivar o quanto tais questões reverberam no âmbito do ensino em Artes Visuais. Com tal análise foi possível perceber relações estabvelecidas e aprendizados que alteraram positivamente a forma com que os jovens educandos decodificam e percebem os símbolos presentes no mundo ao redor, possibilitando a transformação do vivido em experiências formadoras para todos os envolvidos.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
335
Feb 25 '22Feb 28 '22Mar 01 '22Mar 04 '22Mar 07 '22Mar 10 '22Mar 13 '22Mar 16 '22Mar 19 '22Mar 22 '22Mar 25 '2218
| |

Detalhes do artigo

Como Citar
SIRTOLI, G. S.; BRANDÃO, C. M. M. Emancipação do olhar: o papel da fotografia numa formação escolar reflexiva. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–18, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.17551.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17551. Acesso em: 22 abr. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Guilherme Susin Sirtoli, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Mestrando em Artes Visuais na linha de pesquisa Educação em Artes e Processo de Formação Estética pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (PPGAVI/UFPel). Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas e pesquisador do PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq). guisusinsirtoli@gmail.com

Cláudia Mariza Mattos Brandão, Universidade Federal de Pelotas

Professora do Centro de Artes/ UFPel, atua no PPG Mestrado em Artes Visuais. É doutora em Educação, com pós-doutorado em Criação Artística Contemporânea (UA, PT), liderando o PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq). Como artista visual, já participou de várias coletivas, nacionais e internacionais, apresentando sete exposições individuais. claummattos@gmail.com

Referências

ALVES, R. Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido. Revista Pazes, 21 ago. 2018. Disponível em: https://www.revistapazes.com/educacaosensibilidadesrubem-alves/. Acesso em: 24 ago. 2021.

BARBOSA, A. M. A Imagem no Ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BARBOSA, A. M. Teoria e prática da Educação Artística. São Paulo: Cultrix, 1975.

BRANDÃO, C. M. M. B. Graphias do tempo em mim. In: BRANDÃO, C. M. M.; SCHMIDT, E. B.; LENZI, T. de J. M. Sob o signo da cegueira: foto-graphando o cotidiano. Pelotas: Editora UFPel, 2010. p.10-21.

DEBORD, G. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DUBOIS, P. O Ato Fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papyrus, 1993.

DUGNANI, P.; CRUZ, L. A. Mitologia e pós-modernidade: Proteu, Argos e Narciso – Os mitos e seus reflexos na sociedade. Anuário de Produção Acadêmica Docente, Sistema Anhanguera de Revistas Eletrônicas – SARE, v. 1, n. 1, p. 201-206, out. 2007. Disponível em: https://repositorio.pgsskroton.com/handle/123456789/1309 Acesso em: 12/12/2019.

DURAND, G. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: DIFEL, 2001.

ELER, R. Mestiçagem em arte: narcisos digitais e as narrativas transmídia. In: GONÇALVES, Maria Gorete Dadato; REBOUÇAS, Moema Martins. (orgs.). Educação em Arte na Contemporaneidade. Vitória: EDUFES, 2015. p.296-305.

FABRIS, A. A imagem hoje: entre passado e presente. In: DOMINGUES, Diana (org.). Arte, Ciência e Tecnologia: Passado, presente e futuro. São Paulo: UNESP, 2009. p. 201-206.

FABRIS, A. Discutindo a Imagem Fotográfica. Domínios da Imagem, v. 2, n. 3, p. 12-23, jan./jul. 2003. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/19252 Acesso em: 12/12/2019.

FERRARA, L. D’A. Leitura sem palavras. 4. ed. São Paulo: Ática, 2002. 78p.

FERREIRA, N. G. M. L. O papel da experiência na filosofia de John Dewey. In: ENCONTRO DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA UNESP, 6., 2011, São Paulo. Anais [...] São Paulo, v.4. n.2. p.147-156, 2011. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/nicholasminotti.pdf Acesso em: 12/12/2019.

HAN, B. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.

JANELA DA ALMA. Direção de João Jardim e Walter Carvalho. Produção de Flávio R. Tambellini. Rio de Janeiro: Copacabana Filmes, 2002. 1 DVD (73min), son., color.

KANDINSKY, W. Ponto e linha sobre plano: contribuição à análise dos elementos da pintura. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

LIMA, I. A Fotografia e a sua linguagem. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988. 119p.

MAGALHÃES, F. O corpo performático de Evgen Bavcar. Revista Educação PUC, Campinas, v.1, n.16, p.73-78, 2004. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/287 Acesso em: 12/12/2019.

RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102152010107

SIRTOLI, G. S.; BRANDÃO, C. M. M. O olhar fotográfico como potência crítica na sala de aula. In: MIGLIORINI, Jeanine Mafra (org.). Reflexões sobre a Arte e seu Ensino. v.1. Ponta Grossa: Atena, 2018. p.288-298.

SONTAG, S. Ensaios sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TAVARES, C. M. S. Olhar que (es)colhe frutos. In: BRANDÃO, C. M. M.; SCHMIDT, E. B.; LENZI, T. de J. M. Sob o signo da cegueira: foto-graphando o cotidiano. Pelotas: Editora UFPel, 2010. p.21-32.

TIBURI, M. Aprender a ver é descobrir o olhar. Jornal do Margs, 103 ed. set./out. 2004. Disponível em: http://www.marciatiburi.com.br/textos/quadro_aprender.htm. Acesso em: 01 out. 2020.

WESTBROOK, R. B.; TEIXEIRA, A. John Dewey: Coleção Educadores (MEC). Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4677.pdf. Acesso em: 01 out. 2020.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.