Alunos com deficiência física: cognições sobre suas habilidades sociais e de seus colegas

Conteúdo do artigo principal

Sueley Carvalho Costa
https://orcid.org/0000-0003-0727-2941
Irani Lauer Lellis
https://orcid.org/0000-0002-5688-9887

Resumo

Pesquisas em habilidades sociais (HS) de alunos com deficiência ainda se mostram timidamente no contexto da Educação Física. O objetivo deste trabalho é conhecer o que alunos com deficiência física pensam sobre suas HS e de seus colegas e sobre sua relação interpessoal nas aulas de Educação Física. Participaram cinco alunos com deficiência física não cadeirantes, de 11 a 15 anos, do ensino fundamental II, do 6° ao 9° ano, de cinco escolas municipais de Santarém-Pará. Para coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada. Para análise de dados, foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apresentaram que os participantes reconhecem e compreendem suas HS e de seus colegas e concluem que seus colegas ainda têm atitudes de discriminação e exclusão por conta de sua condição física. Contudo, percebem que as HS estão presentes no contexto das aulas de Educação Física e favorecem o contexto inclusivo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
COSTA, S. C.; LELLIS, I. L. Alunos com deficiência física: cognições sobre suas habilidades sociais e de seus colegas. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.17436.011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17436. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Sueley Carvalho Costa, Secretaria Estadual de Educação do Pará - SEDUC/PA

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Licenciada Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará. Participa do Grupo de Pesquisa Cognições e Práticas Formativas Educacionais em Espaços Escolares e não Escolares e no labortório Educação e habilidades Sociais. Atualmente atua como professora efetiva do quadro dos servidores do Estado do Pará como decente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará . Linha de Pesquisa: Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias. Assuntos de interesse: Educação Física inclusiva, Atividades para pessoas com deficiência, estudo sobre o corpo e atividades corporais, socioeducação.

Irani Lauer Lellis, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutora, Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Pará e graduada em Psicologia. É professora Adjunta na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), docente de graduação no curso de pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE. Tem desenvolvido estudos na área da Psicologia da Educação, Econômica e do Desenvolvimento, com ênfase em temas sobre Alfabetização Econômica, Cognições e práticas docentes, brincadeira, Habilidades Sociais e educação com indígenas. Desenvolve pesquisas em espaços escolares e não escolares com foco em temas transversais da educação formal e não formal. Coordena o Laboratório de Educação e Habilidades Sociais (LEHS). Membro da ANPEPP, participante do Grupo de Trabalho (GT) Brinquedo, aprendizagem e saúde na ANPEPP. Vice delegada da FBTC no Pará.

Referências

AGUIAR, J. S. de; DUARTE, É. Educação inclusiva: um estudo na área da educação física. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 11, n. 2, p. 223-240, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382005000200005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbee/v11n2/v11n2a5.pdf. Acesso em: 14 jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382005000200005

ALVES, M. L T. O aluno com deficiência visual nas aulas de Educação Física: análise do processo inclusivo. 2013. 77 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/275107. Acesso em: 14 jun. 2017.

AMARO, L. de C. P. Habilidades sociais relevantes para estudantes com e sem necessidades educacionais especiais segundo a avaliação do professor. 2012. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3109. Acesso em: 14 jun. 2017.

ANGÉLICO, A. P. Estudos descritivo de habilidades sociais de adolescentes com Síndrome de Down. 2004. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004. Disponível em: http://bdae.org.br/handle/123456789/1893. Acesso em: 14 jun. 2017.

ARANHA, M. S. F. Integração Social do Deficiente: Análise Conceitual e Metodológica. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 3, n. 2, p. 63-70, ago. 1995. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1995000200008. Acesso em: 14 jun. 2017.

BOLSONI-SILVA, A. T. Habilidades sociais: breve análise da teoria e da prática à luz da análise do comportamento. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 233-242, dez. 2002. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v6i2.3311. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/3311. Acesso em: 03 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v6i2.3311

BOLSONI-SILVA, A. T.; MARTURANO, E. M. Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais. Estudos de Psicologia, Natal, v. 7, n. 2, 2002. ISSN 1678-4669. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/9mqzq5FXLBVB6PyZPMDF3LR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 3 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200004

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.

BRASIL. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1994. Disponível em: portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 10 mai. 2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, v. 19, p. 26, 1996.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Brasília: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 mai. 2017.

CABALLO, V. E.; IRURTIA, M. J.; SALAZAR, I. C. Abordagem cognitiva na avaliação e intervenção sobre habilidades sociais. In: DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. (Org.). Psicologia das habilidades sociais: diversidade teórica e suas implicações. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

DARIDO, S. C.; RODRIGUES, H. de A. As três dimensões dos conteúdos na prática pedagógica de uma professora de educação física com mestrado: um estudo de caso. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, n. 1, p. 51-64, 2008. DOI: https://doi.org/10.4025/REVEDUCFIS.V19I1.4314. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4314. Acesso em: 10 mai. 2017. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v19i1.4314

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Competência social e habilidades sociais: manual teórico-prático. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção. 2. ed. Campinas, SP: Alínea, 2003.

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. 9. ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 1999.

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. 11. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das Relações Interpessoais: vivências para o Trabalho em Grupo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Sistema Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças: (SMHSC-Del-Prette). 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012.

FERREIRA, E. L.; BARRETO, M. A. Práticas Corporais Inclusivas. In: FERREIRA, E. L. (Org.). Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência. 2. ed. Niterói: Intertexto. 2011. 4 v. p. 47-57.

FUMO, V. M. S.; MANOLIO, C. L.; BELLO, S.; HAYASHI, M. C. P. I. Produção científica em habilidades sociais: estudo bibliográfico. Rev. Bras. de Ter. Comp. Cogn., Campinas, v. 11, n. 2, p. 246-26, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.31505/rbtcc.v11i2.401. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452009000200005. Acesso em: 10 mai. 2017. DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v11i2.401

GARRIDO, M. V.; AZEVEDO, C.; PALMA, T. Cognição social: fundamentos, formulações atuais e perspectivas futuras. Psicologia, Lisboa, v. 25, n. 1, p. 113-157, 2011. DOI: https://doi.org/10.17575/rpsicol.v25i1.282. Disponível em: https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/282. Acesso em: 10 mai. 2017. DOI: https://doi.org/10.17575/rpsicol.v25i1.282

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Rev. Adm. Empres., São Paulo, v. 35, n. 2, mar./abr. 1995. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 mai. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008

GORGATTI, M. G. Educação física escolar e inclusão: uma análise a partir do desenvolvimento motor e social de adolescentes com deficiência visual e das atitudes dos professores. 2005. Tese (Doutorado em Biodinâmica do Movimento Humano) – Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. DOI: https://doi.org/10.11606/T.39.2005.tde-18042007-135446. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-18042007-135446/pt-br.php. Acesso em: 15 set. 2017.

GRESHAM, F. M. Análise do comportamento aplicadas as habilidades sociais. In: DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. (Org.). Psicologia das habilidades sociais: diversidade teórica e suas implicações. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. Depoimentos e Discurso: uma proposta de analise em pesquisa social. 1. ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2003.

LEME, M. I. da S. Resolução de conflitos interpessoais: interações entre cognição e afetividade na cultura. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 367-380, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-79722004000300010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/bXSgybrQjzXxHpNhQfYDGMS/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 15 set. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722004000300010

MARTURANA, R., H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Organização e tradução de Cristina Magro e Victor Paredes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. 203 p.

MARTURANO, E. M.; LOUREIRO, S. R. O desenvolvimento socioemocional e as queixas escolares. In: DEL PRETTE, A., DEL PRETTE Z. A. P. (Org.). Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção. 2. ed. Campinas: Alínea. 2014. cap. 9, p. 255-288.

MELLER, V. A.; TESCHE, L. Vivências corporais de pessoas com deficiência física. Revista Visão Global, Joaçaba, v. 10, n. 1, p. 61-84, 2007. Disponível em: editora.unoesc.edu.br/index.php/visaoglobal/article/viewFile/476/221. Acesso em: 10 ago. 2017.

OLAZ, F. O. Contribuições da teoria sócio-cognitiva de Bandura para o treinamento de habilidades sociais. In: DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. (Org.). Psicologia das habilidades sociais: diversidade teórica e suas implicações. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

PAJARES, M. F. Teachers' Beliefs and Educational Research: Cleaning Up a Messy Construct. Review of Educational Research Fall, [S. l.], v. 62, n. 3, p. 307-332, 1992. DOI: https://doi.org/10.3102%2F00346543062003307. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.3102/00346543062003307. Acesso em: 10 ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543062003307

PINTO, A. da C. Memória, cognição e educação: implicações mútuas. In: DETRY, B.; SIMAS, F. (Eds.). Educação, cognição e desenvolvimento: textos de psicologia educacional para a formação de professores. Lisboa: Edinova, 2001. p. 17-54.

QUITERIO, P. L.; NUNES, L. R. D`O. de P. Formação de professores em habilidades sociais educativas e inclusivas: guia prático. 1. ed. São Paulo: Memnon, 2017.

RIBAS JÚNIOR, R. de C. Cognições de mães brasileiras acerca da paternidade e do desenvolvimento humano: uma contribuição ao estudo da psicologia parental. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

RODRIGUES, M. C.; DIAS, J. P.; FREITAS, M. F. R. L. Resolução de problemas interpessoais: promovendo o desenvolvimento sociocognitivo na escola. Psicologia em estudo, Maringá, v. 15, n. 4, p. 831-839, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v15n4/v15n4a18.pdf. Acesso em: 10 mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722010000400019

ROSIN-PINOLA, A. R.; DEL PRETTE, Z. A. da P. Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas. Rev. Bras. Ed., Marília, v. 20, n. 3, p. 341-356, jul./set. 2014. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382014000300003>. Acesso em: 24 set. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382014000300003

SANTOS FILHO, J.C. Pesquisa quantitativa versus Pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático. In: SANTOS FILHO, J. C.; GAMBOA, Sílvio Sánchez. (Org.). Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 4 v, p. 13-59. (Coleção Questões da Nossa Época).

SCHOENFELDT, B. K. Técnicas projetivas e expressivas. Os Três Personagens: um novo teste projetivo. Arq. Brasileiro de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 31, n. 4, p. 67-89, 1979. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/abp/article/view/18243. Acesso em: 24 set. 2017.

SEABRA JÚNIOR, L. Educação física e inclusão educacional: entender para atender. 2012. 220 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2012.

SILVA, O. M. da. A epopéia ignorada: pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. 1. ed. São Paulo: CEDAS, 1987.

SOUZA, D. P. de. Políticas Públicas e a Visibilidade da Pessoa com Deficiência: Estudo de Caso do Projeto Curupira. 2014. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4131. Acesso em: 24 set. 2017.

SOUZA, L. da C. Formação de professores no curso de Educação Física da UEPA: A inclusão escolar de pessoas com deficiência. 2014. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2014. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/08/loyana_da_costa_souza.pdf. Acesso em: 24 set. 2017. DOI: https://doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-30302

SOUZA, P. A. de. Elegilibidade e inclusão pelo esporte adaptado e paraolímpico In: FERREIRA, E. L. (Org.). Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência. 2. ed. Niterói: Intertexto. 2011. 210 p.

VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.