Arte Contemporânea e Instalações de Jogo: uma revisão teórica

Conteúdo do artigo principal

Nathalia Scheuermann dos Santos
https://orcid.org/0000-0002-7007-3104
Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho
https://orcid.org/0000-0002-8899-0998

Resumo

O artigo é decorrente de pesquisa que, a partir dos Estudos Sociais da Infância em articulação com contribuições do campo da arte contemporânea, tem como objetivo analisar possibilidades envolvendo a arte contemporânea e a Educação Infantil, consoante o trabalho de Ruiz de Velasco Gálvez e Abad Molina (2011; 2019). Trata-se de um estudo bibliográfico cujo foco de análise é o conceito de instalação de jogo e seus desdobramentos. A partir da análise do conteúdo de Bardin (2016), o artigo constitui-se por três unidades de análise: 1 - Instalações segundo a perspectiva de trabalho de Mariana Mucci, María de los Ángeles Arce e Paulina Lapolla; 2 - Instalações a partir do trabalho na formação inicial de professores; e 3 - Reverberações das instalações de jogo na pesquisa acadêmica com crianças. Assim, inferiu-se como diferentes possibilidades de trabalho com instalações podem oportunizar contextos de jogo e exploração, de produção de brincadeiras e performances pelas crianças.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, N. S. dos; CARVALHO, R. S. de. Arte Contemporânea e Instalações de Jogo: uma revisão teórica. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.24362.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24362. Acesso em: 2 abr. 2025.
Seção
Crianças, jogo e imaginação: percursos inventivos (com e) através da arte contemporânea
Biografia do Autor

Nathalia Scheuermann dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Educação (PPGEDU - UFRGS) na Linha de Pesquisa: Estudos sobre Infâncias. Mestra em Educação (PPGEDU - UFRGS). Graduada em Pedagogia (UFRGS). Professora de Educação Infantil. Integrante do CLIQUE –Grupo de Pesquisas em linguagens, currículo e cotidiano de bebês e crianças pequenas (UFRGS). E-mail: natyscheuer@gmail.com

Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da na Linha de Pesquisa: Estudos sobre Infâncias. Professor da área de Educação Infantil do Departamento de Estudos Especializados (DEE) da Faculdade de Educação da UFRGS. Pós-Doutor em Educação (UFPEL). Doutor em Educação (UFRGS). Mestre em Educação (UFRGS).

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