A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUPERVISORES ESCOLARES “EMPREENDEDORES”: REFLEXÕES SOBRE O EMPREENDEDORISMO COMO “VALOR PEDAGÓGICO” - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0007

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo Saballa de Carvalho
Alexandre Prinzler Karpowicz

Resumo

O presente artigo, a partir das contribuições dos Estudos Culturais em Educação, tem como objetivo discutir o processo de difusão da Cultura Empreendedora no espaço escolar e universitário. Através da análise do discurso de inspiração foucaultiana, foram analisadas entrevistas realizadas com professores do Ensino Médio, acadêmicos do Curso de Pedagogia e supervisores escolares, tendo como objetivo problematizar os aspectos sócio - pedagógicos que representam a perspectiva empreendedora enquanto “valor pedagógico” nos espaços educacionais pesquisados. O estudo destaca os traços da presença de uma racionalidade neoliberal expressa por meio de discursos, constituídos por expressões como: flexibilidade, pró-atividade, potencial de inovação, gestão de habilidades, gestão de competências, capital humano, espírito de equipe, planejamento estratégico, metas, resiliência, visão estratégica, capacidade de correr riscos, formação permanente, oriundas de um ethos empresarial, que recebe cada vez mais destaque na formação de professores e nas práticas desenvolvidas por supervisores escolares. Conforme os discursos analisados, existe a necessidade do profissional da educação tornar-se um sujeito empreendedor de si mesmo. Um sujeito flexível, que deve estar constantemente aprendendo, inovando e desenvolvendo projetos. Portanto, destacamos que as análises desenvolvidas para realização do artigo, foram feitas, tendo em vista a problematização dos discursos dos entrevistados, que corroboram com a difusão do empreendedorismo enquanto “valor pedagógico” no meio educacional, questionando os modos como tal lógica opera na formação de professores e supervisores escolares.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,363
Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202657
|

Detalhes do artigo

Como Citar
CARVALHO, R. S. de; KARPOWICZ, A. P. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUPERVISORES ESCOLARES “EMPREENDEDORES”: REFLEXÕES SOBRE O EMPREENDEDORISMO COMO “VALOR PEDAGÓGICO” - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0007. Olhar de Professor, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 299–314, 2011. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/2575. Acesso em: 22 abr. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo