As crianças e suas performances em contextos de instalações de jogo: diálogos entre Educação Infantil e Arte Contemporânea
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A partir dos Estudos Sociais da Infância, em articulação com as contribuições dos estudos da Arte Contemporânea, o artigo tem como objetivo discutir a proposição de instalações de jogo na Educação Infantil, como contextos de produção de performances pelas crianças através de suas interações e brincadeiras. Por conseguinte, também apresenta indicativos para a criação de propostas de instalações de jogo, inspiradas em produções de arte contemporânea. Metodologicamente o artigo é constituído por três etapas. Na primeira etapa é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a temática. Na segunda, é compartilhado um inventário de instalações produzidas por artistas contemporâneos. Por fim, na terceira etapa, são apresentadas análises de episódios de brincadeira vivenciados por crianças durante seções de instalações de jogo. A partir das análises, é possível inferir sobre a importância das instalações de jogo como espaço de produção de brincadeiras e performances pelas crianças.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ABAD MOLINA, J. RUIZ DE VELASCO GÁLVEZ, A. El juego simbólico. Buenos Aires: Noveduc-Graó, 2011.
______. El lugar del símbolo: El imaginario infantil en las instalaciones de juego. 046. Editorial Grao. Edição do Kindle. 2019.
______. El lenguaje corporal: simbología de las acciones en los espacios de juego. In: SARLÉ, Patricia. IVALDI, Elizabeth. HERNÁNDEZ, Laura (org.). Arte, educación y primera infancia: sentidos y experiencias. Metas Educativas 2021 - Organización de Estados Iberoamericanos. Madrid, Espanha. 2014, p. 67–86.
BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na infância? São Paulo: Blucher, 2012.
CAON, Paulina Maria. Jogos, performances e performatividades na escola: das experiências corporais à problematização de discursos. Cad. Cedes, Campinas, v. 37, n. 101, p. 107-130, jan.-abr., 2017.
COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea. Recife - Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2006.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. Editora Perspectiva, 3ª edição, 2019.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Uma arte de nosso tempo para as crianças de hoje. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de (Org) A Arte Contemporânea e Educação Infantil. Porto Alegre: Mediação. 2017b. p. 9 - 26.
______. Questionamentos de uma professora de arte sobre o ensino de arte na contemporaneidade. In: Culturas da Imagem: Desafios para a arte e para a educação. Org. Raimundo Martins e Irene Tourinho. Santa Maria: Editora UFSM. 2011. p. 99 - 123.
______. Cenários da educação infantil. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, 30(2): jul/dez 2005. p. 165 - 185.
DELAVALD, Carini Cristiana. A infância no encontro com a arte contemporânea: potencialidades para a educação. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2013. 130 f.
DÍAZ-OBREGÓN CRUZADO, Raúl. Arte contemporáneo y educación artística: Los valores potencialmente educativos de la instalación. Madrid: UCM, 2003. 422. Tese - Departamento de Didáctica de la Expresión plástica, Facultad de Bellas Artes, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, 2003.
DONADEL, Beatriz D'Agostin. Hélio Oiticica e o sentido da participação do público na arte brasileira dos anos 60: da Obra Aberta ao Exercício Experimental da Liberdade. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-Graduação em História). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Florianópolis, Santa Catarina, 2010. 129 f.
FIANS, Guilherme. Entre crianças, personagens e monstros: uma etnografia de brincadeiras infantis. Rio de Janeiro: Ponteio, 2015.
FREITAS, Martha Gomes de. NOTAS SOBRE O DESERTO: EXTENSÃO E TRANSBORDAMENTO COMO ARTICULADORES ESPAÇO-TEMPORAIS. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, 2016.
IAVELBERG, Rosa. Arte, infância, formação docente e cultura na escola. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. (Org). A Arte Contemporânea e Educação Infantil. Porto Alegre: Mediação, 2017. p. 27 - 36.
ICLE, Gilberto. Da performance na educação: perspectivas para a pesquisa e a prática. In: PEREIRA, Marcelo Andrade. Performance e educação: (des)territorializações pedagógicas. Santa Maria: ED. Da UFSM, 2013, p. 9 – 22.
LAPOLLA, Paulina; ARCE, María de los Ángeles; MUCCI, Mariana. Experiencias artísticas con Instalaciones: trabajos interdisciplinarios de simbolización y juego en la escuela infantil. Buenos Aires: Noveduc, 2018.
MACHADO, Marina. A Criança é Performer. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, Brasil. vol. 35, núm. 2, maio-agosto, 2010a, p. 115-137.
______. Merleau-Ponty & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010b. (Coleção Pensadores & Educação, 19).
MARQUEZ, Renata Moreira. HÉLIO OITICICA: DESDOBRAMENTOS DO CORPO NO ESPAÇO. Revista Vivência. ISSN 0104-3064. Natal, EdUFRN, v.33, 2009, p. 67-75.
NALINI, Denise. Construindo Campos de Experiências: Creche, Arte contemporânea e a poética das crianças de 0 a 3 anos. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação) Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo: s.n., 2015. 228 p.
NETO, Ernesto. Informações sobre o artista. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em:
OROFINO, Karin Zapelini. Crianças e Arte Contemporânea: experiências e interações. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Florianópolis, 2017. 381 p.
OSTETTO, Luciana Esmeralda; MELO, Maria Isabel. Na escola, na cidade, no museu: fazer e pensar artes visuais na educação infantil. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 6, n. 3, p. 497-513, set./dez. 2019. Disponível em:
PONTES, Bruno. “Eu sou essa! Eu sou esse!” Corpos, perspectivas e minúcias teatrais na pequena infância. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Belo Horizonte, 2016. 142 p.
SANTOS, Nathalia Scheuermann dos. Arquiteturas efêmeras de jogo na Educação Infantil: Crianças e Arte Contemporânea. Porto Alegre, 2018. 138p. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Licenciatura em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
SANTOS, Nathalia Scheuermann dos; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Arquiteturas efêmeras de jogo e Educação Infantil: diálogos com a Arte Contemporânea. Revista Apotheke, Santa Catarina, v.5, n.3, ano 5, dez. 2019, p. 25 - 42.
SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. Routledge. 3rd ed. Edição Kindle. 2013.
SINGER, Laura. Espacios, territorios y entornos de aprendizaje: múltiples lenguajes para las infâncias: instalaciones y dispositivos lúdicos. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2019.
TILBURG, Merel van. Découvrir, récupérer, recycler, transformer: thèmes, objets et matériaux dans l’ouvre d’Ulla von Brandenburg. In: CHARPY, Manuel. DELAUNAY, Léonor. FERNANDEZ, Laure. GOURMEL, Yoann. TILBURG, Merel van. Ulla von Brandenburg «Le milieu est bleu» Palais de Tokyo. Editora Palais de Tokyo. 2020. p. 60-66.
VALLE, Lutiere Dalla. A potência edu(vo)cativa da arte contemporânea: desafios e possibilidades. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, UFSM/RS, v. 12, p. 82, 2019.
VON BRANDENBURG, Ulla. Informações sobre a artista. Disponível em: