(Re)Inventando cenas e jogos de imaginação: diálogos entre Cinema e Performance na Educação Infantil
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Resumo
O objetivo deste texto é compreender como as crianças da Educação Infantil — após assistirem a filmes comerciais que, hodiernamente, circulam nos espaços escolares — performam e realizam jogos de imaginação de cenas e personagens. Tal proposta decorre da ativação performática Pim-Pam (2021), do artista Roger Bernat, em diálogo com a obra Memories of Overdevelopment (2023), de Kidlat Tahimik. Ambas integraram a 34ª e 35ª Bienais de Arte Contemporânea de São Paulo. Fundamenta-se metodologicamente em uma pesquisa participante com cinco turmas do Grupo 5 (5 e 6 anos de idade) e, teoricamente, na perspectiva histórico-cultural com Vigotski (1996), Pasqualini e Lazaretti (2022); nos estudos da Infância com Sarmento (2004) e Giroux (2001) e, na arte contemporânea, com Abad Molina e Ruiz de Velasco (2011; 2019), Cunha e Carvalho (2021) e Cunha (2023). Finaliza inferindo que a interface Performance e Cinema potencializa as crianças, por meio dos jogos de imaginação, a contrapor e subverter ações pedagógicas miméticas que teimam em engessar os corpos infantis.
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