(Re)Inventando cenas e jogos de imaginação: diálogos entre Cinema e Performance na Educação Infantil

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Margarete Sacht Góes
Virgínia Miranda Pereira

Resumo

O objetivo deste texto é compreender como as crianças da Educação Infantil — após assistirem a filmes comerciais que, hodiernamente, circulam nos espaços escolares — performam e realizam jogos de imaginação de cenas e personagens. Tal proposta decorre da ativação performática Pim-Pam (2021), do artista Roger Bernat, em diálogo com a obra Memories of Overdevelopment (2023), de Kidlat Tahimik. Ambas integraram a 34ª e 35ª Bienais de Arte Contemporânea de São Paulo. Fundamenta-se metodologicamente em uma pesquisa participante com cinco turmas do Grupo 5 (5 e 6 anos de idade) e, teoricamente, na perspectiva histórico-cultural com Vigotski (1996), Pasqualini e Lazaretti (2022); nos estudos da Infância com Sarmento (2004) e Giroux (2001) e, na arte contemporânea, com Abad Molina e Ruiz de Velasco (2011; 2019), Cunha e Carvalho (2021) e Cunha (2023). Finaliza inferindo que a interface Performance e Cinema potencializa as crianças, por meio dos jogos de imaginação, a contrapor e subverter ações pedagógicas miméticas que teimam em engessar os corpos infantis.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
GÓES, M. S.; PEREIRA, V. M. . (Re)Inventando cenas e jogos de imaginação: diálogos entre Cinema e Performance na Educação Infantil. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.24304.017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24304. Acesso em: 20 jul. 2025.
Seção
Crianças, jogo e imaginação: percursos inventivos (com e) através da arte contemporânea
Biografia do Autor

Dr.ª Margarete Sacht Góes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes - 2014) na linha de pesquisa Educação e Linguagens. Possui Mestrado em Educação (Educação e Linguagens) pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes-2009), MBA em Gestão Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS-2005), Pós-graduação em Psicopedagogia Clínico /Institucional, Pós graduação em Planejamento Educacional, Graduação em Educação Artística - desenho e Graduação Plena em Pedagogia. Pesquisa temas como: Linguagens; Culturas infantis; Decolonialidade, Arte e Infâncias; Ensino da Arte; Arte contemporânea com/para crianças; Material educativo; Mediação cultural na/para a Educação infantil; Formação de professoras/es. É professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no Departamento de Linguagens Cultura e Educação (DLCE), do Centro de Educação e no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte na Educação Infantil (GEPAEI) e é tutora do Programa de Educação Tutorial PET Conexões de Saberes Educação. Atua como Curadora do educativo da Galeria de Arte Espaço Universitário (GAEU/UFES). Contato: margarete.goes@ufes.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7146-6022

Virgínia Miranda Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação Física - PPGEF/UFES. Mestre em Educação Física - PPGEF/UFES. Integrante do PRÁXIS -  Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física. Integrante do GEPAEI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte na Educação Infantil. Professora de Educação Física e Professora Coordenadora da Prefeitura Municipal de Vila Velha/ES.

Referências

ABAD MOLINA, J.; RUIZ DE VELASCO, Á. G. El juego simbólico. Buenos Aires: Noveduc-Graó, 2011.

ABAD MOLINA, J.; RUIZ DE VELASCO, Á. G. El lugar del símbolo: El imaginario infantil en las instalaciones de juego. 046. Editorial Graó. Edição do Kindle. 2019.

BERNAT, R. Pim-Pam. In: 34ª BIENAL DE SÃO PAULO, 2021. São Paulo. Disponível em: https://rogerbernat.info/en-gira/pim-pam-2021-34-bienal-sao-paulo. Acesso em: 10 out. 2024

BHAZ. Viola Davis posta vídeo de menina de MG que se viu em filme da Disney. Atriz estadunidense, conhecida por lutar contra o racismo, pontuou a importância de se ver representado nas telas. Metrópoles, 25/01/2022, 14:57. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/viola-davis-posta-video-de-menina-de-mg-que-se-viu-em-filme-da-disney. Acesso em: 20 set. 2024.

CUNHA, S. R. V. da; CARVALHO, R. S. Arte Contemporânea e docência com crianças: inventários educativos. Porto Alegre: Zouk, 2021.

CUNHA, S. R. V. da. Arte/Educação, Infância e Cultura visual: Territórios da Docência e Pesquisa. Porto Alegre: Zouk, 2023.

ENCANTO. Direção: Jared Bush, Byron Howard. Produção: Yvett Merino, Clark Spencer. [S.l.]: Walt Disney Animation Studios, 2021. 1 filme (102 min.), son., color.

GIROUX, H. A. A disneyzação da cultura infantil. In: SILVA, T. T. da; MOREIRA, A. F. (orgs.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 49-81

LOUREIRO, R. Educação, Cinema e Estética: elementos para uma reeducação do olhar. Revista Educação e Realidade, [S. l.], v. 33, n. 1, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6691. Acesso em: 11 out. 2024.

MACHADO, M. A Criança é Performer. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 115-137, 2010.

MOANA: um mundo de aventuras. Direção: Ron Clements, John Musker. Produção: Osnat Shurer. [S.l.]: Walt Disney Animation Studios, 2016. 1 DVD (103 min.), son., color.

PASQUALINI, J. C.; LAZARETTI, L. M. Que Educação Infantil queremos? Um manifesto em defesa da educação escolar para crianças pequenas. Bauru: Mireveja, 2022.

QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, E. (comp.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000. p. 201-246.

SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz (Orgs.). Crianças e miúdos: Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, 2004.

TAHIMIK, K. Memories of Overdevelopment. In: 35ª BIENAL DE SÃO PAULO, 2023, São Paulo

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1996. Tomo III.

WALSH, C. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e reviver. In: CANDAU, V. M. (org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.