O jogo de pintar de Arno Stern no Ateliê Pintante do Instituto da Primeira Infância (IPREDE/CE)

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Luciane Goldberg
https://orcid.org/0000-0002-4140-3864

Resumo

Este artigo apresenta os princípios teóricos e práticos do “Jogo de Pintar” de Arno Stern (Stern, [19--], 1974, 1978, 2011, 2016) e as reverberações dessa prática no Projeto de Extensão “Ateliê Pintante”, parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto da Primeira Infância (IPREDE/CE), com crianças em extrema vulnerabilidade social, por meio de pesquisa empírica. O “Jogo de Pintar” acontece em um ateliê diferenciado, o “Closlieu” (do francês “lugar abrigado”), e proporciona a livre expressão e o desenvolvimento da imaginação das crianças, as quais “jogam” com gestos, formas e cores em suas criações espontâneas. Concluiu-se que o “Jogo de Pintar” contribui significativamente para a criação de um espaço de autoconfiança, autonomia e liberdade, essenciais para o processo criativo das crianças, que encontram nesse jogo a oportunidade e as condições adequadas para sua autoexpressão e constituição de si por meio da pintura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GOLDBERG, L. O jogo de pintar de Arno Stern no Ateliê Pintante do Instituto da Primeira Infância (IPREDE/CE). Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–18, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.24343.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24343. Acesso em: 28 abr. 2025.
Seção
Crianças, jogo e imaginação: percursos inventivos (com e) através da arte contemporânea
Biografia do Autor

Dr.ª Luciane Goldberg, Universidade Federal do Ceará - UFC

Arte-Educadora. Doutora em Educação (2016) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com doutorado sanduíche na Université de Nantes (França). Mestre em Educação Ambiental (2004) e Licenciada em Artes Plásticas (1999) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG - RS. Pós-doutoranda na Universidade Federal Fluminense sob supervisão da Profa Dra Luciana Ostetto. Professora Associada da Universidade Federal do Ceará - Departamento de Teoria e Prática de Ensino - Faculdade de Educação (desde 2011). Professora do Programa de Mestrado em Artes PPGARTES-IFCE. Atuou como professora do Mestrado prossional em Artes (PROFARTES/ICA/UC) de 2021 a 2023. Líder do Diretório de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (DIAFHNA). Colaboradora do programa de Extensão "Ateliê do Iprede" (ICA/FACED/IPREDE) e coordenadora do Projeto de Extensão "Ateliê de Pintura Livre do Iprede" (Ateliê Pintante). Coordenadora do projeto de extensão "Grupo de Estudos Crisálida: artEducação em (trans)formação" e do Grupo de Estudos e Pesquisa "Ateliar", vinculado ao Ateliê Pintante (FACED UFC/IPREDE).

Referências

BARBIER, René. A Pesquisa-Ação. Tradução: Lucie Didio. Brasília: Editora Plano, 2002. (Série Pesquisa em Educação, V. 3).

INSTITUTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA. Quem somos. Prazer, nós somos o IPREDE. IPREDE, Fortaleza, 2022. Disponível em: https://iprede.org.br/quem-somos/. Acesso em: 27 out. 2024.

SILVA, C. V.; GOLDBERG, L. G.; PINTO, P. A. H. S.; LARRIPA, T. Q. B. Ateliê do IPREDE: experiência e educação estética no terceiro setor. Extensão em Ação, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 8-17, jan./jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.32356/exta.v1.n17.33543

STERN, A. Aspectos e técnicas da pintura de crianças. Lisboa: Livros Horizonte, 1974.

STERN, A. Uma nova compreensão de arte infantil. Lisboa: Livros Horizonte, [19--].

STERN, A. Iniciação à educação criadora. Lisboa: SOCIOCULTUR, 1978.

STERN, A. Le jeu de peindre. Paris: Actes Sud, 2011.

STERN, A. Del dibujo infantil a la semiología de la expressión: iniciación a outra mirada sobre el trazo. Valencia: Editorial Samaruc, s.l., 2016.