Convergências e tensões na formação de professores de Geografia: a formação inicial do professor - debates - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0002
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é o debate relacionado à formação inicial do professor de Geografia e as tensões existentes entre a academia e as instituições científicas culturais ligadas, sobretudo, a essa disciplina; e, também, à escola de ensino básico e aos questionamentos feitos por essas instituições formadoras a algumas das políticas públicas. Os cursos de Geografia, sejam somente os de licenciatura ou aqueles que oferecem também o bacharelado, estão contribuindo para a formação do futuro professor, no sentido de apresentar uma sólida matriz curricular que garanta o profundo conhecimento geográfico? Os métodos e técnicas de pesquisa podem ser utilizados nos estágios como também na futura profissão? As relações estabelecidas entre as instituições - universidade e escola campo de estágio - estão articuladas no sentido da formação dos saberes docentes e do início da profissionalidade do educador? As escolas da rede pública apresentam projetos de ensino em condições materiais e humanas para acompanhar as atividades formativas do futuro professor de Geografia e com elas colaborar? São essas as principais questões a serem tratadas no artigo e nos debates à luz do pensamento de pesquisadores das áreas de Educação e de Geografia.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.