Por uma educação do campo que contemple as parcerias nos processos formativos e as formas identitárias dos povos do campo. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0003

Conteúdo do artigo principal

Priscila Andrade Magalhães Rodrigues

Resumo

Este ensaio acadêmico constitui um esforço analítico sobre as questões que emergem sobre a produção em educação do e no campo, de modo a pensar uma proposta que contemple a construção de parcerias entre os envolvidos no movimento “por uma educação do campo” e que considere as formas identitárias dos povos do campo. Buscou-se, primeiramente, a partir da literatura dedicada ao tema, levantar as principais questões ligadas à educação do campo, em momento de grande efervescência de estudos e produção acadêmica sobre o assunto.  Em um segundo momento, buscou-se reconhecer o lugar da escola do campo na formação de docentes, e especialmente o estabelecimento de parcerias entre universidade, movimentos sociais, ONGs, e demais parceiros, e as escolas do campo, na tentativa de fomentar processos formativos que articulem teoria e prática, e que se atentem para as questões identitárias dos povos do campo e sua luta por reconhecimento social. Por fim, buscou-se olhar especialmente para a legislação e compreender como a questão da identidade dos povos do campo é tratada nestes textos, e trazer as contribuições analíticas para a construção da identidade dos povos do campo, na perspectiva de que toda análise cultural precisa considerar a complexidade da relação social entre os sujeitos. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
RODRIGUES, P. A. M. Por uma educação do campo que contemple as parcerias nos processos formativos e as formas identitárias dos povos do campo. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0003. Olhar de Professor, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 41–56, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3636. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Caderno Temático - Educação no Campo
Biografia do Autor

Priscila Andrade Magalhães Rodrigues, PUC-Rio / CBNB

Doutoranda e mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora do Colégio Brigadeiro Newton Braga. Dedicada a pesquisas sobre formação de professores.