A formação continuada dos professores da Educação Superior
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Ao ingressar como docentes na educação superior, os egressos de cursos de bacharelado, especialização, mestrado ou doutorado em áreas específicas passam a atuar numa área em que apenas o conhecimento dos conteúdos não é suficiente. A dinâmica da sala de aula e a orientação da aprendizagem dos alunos são procedimentos complexos, que exigem formação específica. Este artigo faz uma reflexão sobre a importância da formação continuada para professores iniciantes na educação superior. A partir da contextualização do tema, discute o conceito de formação inicial e continuada, para analisar os resultados da prática realizada em uma universidade privada. Fundamenta-se o estudo em Imbernón (1994), Canário (1997), Masetto (2001), Tardif (2002), Gil (2009) e Saviani (2009), entre outros. Foram utilizados, igualmente, como suporte, o documento “Educación y conocimiento: eje de la transformación productiva con equidad”, da CEPAL; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.393/96; e o Relatório Delors, apresentado pela UNESCO. Do ponto de vista metodológico, trata-se de estudo de caso, cuja coleta de dados envolveu professores iniciantes que participaram de um curso de formação pedagógica no ano de 2011. Os dados foram tabulados e categorizados para, em seguida, serem analisados. Como resultado, espera-se haver colaborado para demonstrar a necessidade da formação pedagógica para os docentes que iniciam seu trabalho na educação superior, suscitando uma reflexão aprofundada sobre suas práticas e as necessidades a partir delas evidenciadas.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.