As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão

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Priscila Monteiro Corrêa
Vanessa Cristina Maximo Portella

Resumo

O campo da formação de professores vem ganhando cada vez mais destaque na produção acadêmica e o início da docência configura-se como uma temática ainda pouco explorada dentro desse campo maior (MARIANO, 2006A; PAPI; MARTINS, 2010). O objetivo do trabalho é contribuir para a sistematização/organização da atual produção do conhecimento sobre professores iniciantes no Brasil, a partir da síntese de Papi e Martins (2010), levantando e problematizando questões que emergem dos estudos sobre essa temática. O corpus do artigo é constituído pelos trabalhos apresentados nas reuniões anuais da ANPED nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011 e pelos trabalhos registrados no banco de teses da CAPES nos anos de 2008, 2009 e 2010. Na conclusão são apresentadas algumas iniciativas brasileiras destinadas à etapa de iniciação à docência e retomadas algumas evidências que emergiram da revisão realizada, tais como a importância de realizar pesquisas sobre o assunto nas diferentes regiões do país e de considerar nas pesquisas o trabalho também com professores que exercem seu ofício em diferentes tipos de escola. Os achados do trabalho reiteram as sínteses anteriores no sentido de mostrar a importância da continuidade dos investimentos em pesquisas sobre o início da docência.

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Como Citar
CORRÊA, P. M.; PORTELLA, V. C. M. As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão. Olhar de Professor, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 223–236, 2013. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4287. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Caderno Temático - Professores Iniciantes