A formação do capital científico no campo acadêmico do jornalismo

institutional, theoretical and teaching dimensions

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.11.23322

Palabras clave:

Campo acadêmico, estudos de jornalismo, Capital Científico, Teoria, Eventos

Resumen

Este texto delineia algumas relações entre o jornalismo e o campo científico, focalizando seus tensionamentos, aproximações e distanciamentos. Tomando como base a noção de “campo científico” proposta por Bourdieu (1975; 1976; 1995; 2021) examinam-se as condições de formação do capital científico presente no estabelecimento do jornalismo como área de estudos relativamente autônoma. Esse delineamento destaca três aspectos: (1) as aproximações entre o jornalismo e um modelo de conhecimento científico; (2) a institucionalização das pesquisas, com a presença do tema em espaços consagrados como a Intercom e a Compós, de um lado, e a formação de redes autonomias, como a SBPJor e a ABEJ; (3) no ensino de jornalismo e na elaboração de um referencial teórico próprio. Esses elementos são discutidos a partir de um tensionamento entre epistemologia e demandas de mercado.

Citas

AHVA, L. Practice theory for journalism studies. Journalism Studies, v. 18, n. 12, p. 1523-1541, 2017.

ALBUQUERQUE, L. M. B. Sujeito e realidade na ciência moderna. São Paulo: Annablume, 1998.

BECKER, H. Evidências. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.

BOURDIEU, P. La spécificité du champ scientifique et les conditions sociales du progrès de la raison. Sociologie et sociétés, v. 7, n. 1, p. 91-118, 1975.

BOURDIEU, P. Le champ scientifique. Actes de la recherche en sciences sociales, v. 2, n. 2-3, p. 88-104, jun. 1976.

BOURDIEU, P. Método científico e hierarquia social dos objetos. In: CATANI, A. (Org.). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BOURDIEU, P. O Senso Prático. Petrópolis: Vozes, 2014.

BOURDIEU, P. Sociologia Geral, v. 2. Petrópolis: Vozes, 2021.

BOURDIEU, P. The forms of capital. In: HALSEY, A. H. et al. Education culture, economy and society. New York: Oxford University Press, 1997.

BRUCK, M. S. Jornalistas e teorias: conciliação possível? InTexto, v. 2, n. 25, p. 16-32, dez. 2011.

CANELLA, G. Journalistic Power: Constructing the “Truth” and the Economics of Objectivity. Journalism Practice, v. 17, n. 2, p. 209-225, 2023.

CARLSON, M. et al. Journalism Studies and its Core Commitments: The Making of a Communication Field. Journal of Communication, v. 68, n. 1, p. 6-25, 2018.

CHANEL, A. La modernité de la formation au journalisme. Communication et langages, n. 128, v. 1, p. 81-95, abr.-jun. 2001.

COCK, J. et al. Operando com conceitos de Bourdieu. Educação e Pesquisa, v. 44, n. 1, p. 1-119, 2018.

CRATIBERG, L. Plea for recognition of scientific character of journalism. Educator, s. n., p. 1-6, 1989.

DEUZE, M.; QUANDT, T.; WAHL-JORGENSEN, K. Call for papers: Theory Review section of Journalism Studies. Journalism Studies, v. 11, n. 1, p. 1, 2010.

FRANCISCATO, C. E. Desafios para pensar a geração de conhecimento no campo do jornalismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 31., 2008, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2 a 6 set. 2008.

GENRO FILHO, A. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2012.

GINGRAS, Y. L’institutionnalisation de la recherche en milieu universitaire et ses effets. Sociologie et sociétés, v. 23, n. 1, p. 41-54, 1991.

GOUTIER, N. et al. From “Cool Observer” to “Emotional Participant”: The Practice of Immersive Journalism. Journalism Studies, v. 22, n. 12, p. 1648-1664, 2018.

GROTH, O. O poder cultural desconhecido. Petrópolis: Vozes, 2011.

GUERRA, J. L. O nascimento do jornalismo moderno. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 26., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2 a 6 set. 2003.

HIME, G. V. V. C. Reflexões sobre o ensino de Teoria do Jornalismo. 18º INTERCOM SUDESTE. Bauru: Anais… Unesp, 2013.

HOHLFELDT, A. Objetividade: categoria jornalística mitificada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande. Anais... Campo Grande, 3 a 7 set. 2001.

KPEROGI, F. A. News with Views: Postobjectivism and Emergent Alternative Journalistic Practices in America’s Corporate News Media. The Review of Communication, v. 13, n. 1, p. 48-65, jan. 2013.

LAVILLE, C. Journalisme: former au changement. MédiaMorphoses, n. 24, v. 1, p. 92-96, 2008.

LECLERC, M. La notion de discipline scientifique. Politique, v. 15, n. 1, p. 23-51, 1989.

LIPPMANN, W. A opinião pública. Petrópolis: Vozes, 2009.

MACHADO, E. Dos estudos sobre o jornalismo às teorias do jornalismo. E-Compós, v. 1, n. 1, p. 1-15, dez. 2004.

MARTINO, L. M. S. Irrelevante': a crítica de Nilson Lage à Teoria da Comunicação no ensino de Jornalismo. Estudos de Jornalismo e Mídia, v. 19, n. 1, 2022, pp. 85-97.

MARTINO, L. M. S. O sentido da teoria na pesquisa em comunicação. Famecos, v. 28, n. 1, 2021, p. e39211-12.

MARTINO, L. M. S. Teoria Sociológica. Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos, 2023.

MORETZSOHN, S. Profissionalismo e objetividade: o jornalismo na contramão da política. 2002. Disponível em: http://bocc.ubi.pt/pag/moretzsohn-sylvia-profissionalismo-jornalismo.html. Acesso em: 18 jun. 2011.

NERONE, J. Why Journalism History Matters to Journalism Studies. American Journalism, v. 30, n. 1, p. 15-28, 2013.

OJALA, M. Is the Age of Impartial Journalism Over? Journalism Studies, v. 22, n. 15, p. 2042-2060, 2021.

PAPET, J. La reconnaissance des écoles de journalisme. MédiaMorphoses, n. 24, v. 1, p. 61-63, 2008.

PARK, R. News as a form of knowledge: a chapter in the sociology of knowledge. The American Journal of Sociology, v. 45, n. 5, p. 669-686, mar. 1940.

PIRES, A. P. Os conceitos de campo científico, hábitos científico e capital científico na análise da formação de pesquisadores para o campo da política educacional. Revista de Estudos Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 7, n. 1, p. 1-17, 2022.

ROCHA, P. M. A conformação do campo profissional em jornalismo e o contexto da profissionalização no Brasil. Interin, v. 21, n. 1, p. 65-83, jan.-jun. 2016.

RODRIGUES, C. M.; AGUIAR, L. A. Jornalismo como forma de conhecimento e o imperativo da verdade. Cuadernos De Educación Y Desarrollo, v. 15, n. 3, p. 2459-2476, 2023.

SANTANA, M. J. S.; TEMER, A. C. R. P.; MORAES, A. T. A questão do jornalismo como campo de conhecimento. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, v. 11, n. 28, p. 39-53, jun. 2021.

SHAPIRO, I. et al. Verification as a strategic ritual. Journalism Practice, v. 7, n. 6, p. 657-673, 2013.

SIGNATES, L.; CORREIA, W. A. Jornalismo, ciência da comunicação. In: MAIA, J.; PAVAN, R.; FARIAS, S. J. (Orgs.). Estudos contemporâneos de jornalismo. Goiânia: Ed. UFG, 2019, p. 77-92.

SILVA, A. L. M. et al. Jornalismo: entre a busca por uma epistemologia própria e a necessidade de afirmação profissional e de pesquisa. Questões Transversais, v. 3, n. 5, p. 53-61, jan.-jun. 2015.

SILVA, G. De que campo do jornalismo estamos falando? Matrizes, v. 3, n. 1, p. 1-15, jan.-jun. 2009.

SPONHOLZ, L. Jornalismo, conhecimento e objetividade. Florianópolis: Insular, 2009.

TAYLOR, J. The academic community. Oxford: OUP, 1973.

WEAVER, D. H.; McCOMBS, M. E. Journalism and social science: A new relationship? Public Opinion Quarterly, v. 44, n. 1, p. 477-494, 1980.

Publicado

2024-08-22

Cómo citar

Martino, L. M. S. (2024). A formação do capital científico no campo acadêmico do jornalismo: institutional, theoretical and teaching dimensions. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 11(1). https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.11.23322

Número

Sección

Dossiê (v. 11, n. 1) | O lugar do paradigma jornalístico no campo científico: debates epistemológicos