Educação crítica e modernidade líquida: Bauman leitor de Adorno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24664.027

Resumo

Este artigo tem como problema central as (des)afinidades eletivas entre os pensamentos de Bauman e de Adorno. Para tanto, analisa a crítica que Bauman direciona à posição do filósofo alemão, presente na obra A personalidade autoritária, oportunidade, além disso, para refletir sobre os sentidos da educação emancipatória nos escritos de Adorno, considerando o contexto contemporâneo, o que também permitirá lê-los a partir da interpretação de Bauman.

Palavras-chave: Educação. Adorno. Bauman.

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Biografia do Autor

Felipe Quintão de Almeida, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor do colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela UFSC. Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil.) pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, Alemanha. Pesquisador CNPq.

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Publicado

2025-06-02

Como Citar

ALMEIDA, F. Q. de; FERNANDEZ VAZ, A. Educação crítica e modernidade líquida: Bauman leitor de Adorno. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24664.027. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1-17. Acesso em: 21 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Zygmunt Bauman e a Educação