Ensino de História: argumentação e construção de sentido na história ensinada

Autores

  • Patricia Bastos de Azevedo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro Faculdade de Educação / UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i1.0010

Resumo

Este artigo objetiva discutir a construção de sentido através da argumentação na História ensinada, a partir de uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede municipal de Niterói-RJ. A pesquisa de campo constitui-se de 30 horas de gravação de aulas de História de uma turma do 4º ciclo do Ensino Fundamental (correspondente ao 8º ano).  Na análise de dados buscou-se a articulação com elementos teóricos vinculados ao currículo, à linguagem e à cultura. Destaca-se, com tal exercício, uma possibilidade de aproximação teórica dos conceitos vinculados a esses três campos de conhecimento, relacionando-os a um espaço concreto – uma sala de aula de História. O desafio proposto é dialogar com as teorias dos campos do currículo, da linguagem e da cultura, buscando compreender a construção de sentido na História ensinada pela argumentação.

 

Palavras-chave: Ensino de História. Currículo. Cultura. Linguagem. Argumentação.

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Biografia do Autor

Patricia Bastos de Azevedo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora da UFRuralRJ, Instituto Multidisciplinar, Departamento de Educação e Sociedade. Doutoranda UFRJ, orientadora Prf ª Dr ª Ana Maria Monteiro, Membro do Núcleo de Estudos do Currículo (NEC).

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Faculdade de Educação / UFRJ

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, professora de Didática e Prática de Ensino de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, Pesquisadora e do ensino de História no Núcleo de Estudos de Currículo da Faculdade de Educação da UFRJ e diretora desta Faculdade desde 2008.

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

AZEVEDO, P. B. de; MONTEIRO, A. M. F. da C. Ensino de História: argumentação e construção de sentido na história ensinada. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 111–120, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i1.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1020. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos