A sala de aula e a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada

Autores

  • Patricia Bastos de Azevedo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro Universidade Federal do rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.8i2.00010

Resumo

O presente estudo buscou investigar a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada, operando conceitualmente com o campo da linguagem a partir do Círculo de Bakhtin. Na perspectiva teórica adotada, os enunciados constituem-se no processo relacional situado, com um pano de fundo sócio-cultural, e o cenário composicional relaciona-se diretamente com o emprego das enunciações e de suas relações intersubjetivas. Nessa perspectiva, a história ensinada é compreendida não só pelas questões disciplinares relacionadas à historiografia, ou, em outras palavras, pela prática de letramento que permeia o exercício do ofício do historiador; mas também compõe-se das dinâmicas de formação e significação do mundo da vida, as quais se fazem presentes no espaço de ensino.

 

Palavras-chave: Ensino de história. Letramento. Produção de sentido.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,152
Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202698
|

Biografia do Autor

Patricia Bastos de Azevedo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora da UFRuralRJ, Instituto Multidisciplinar, Departamento de Educação e Sociedade. Doutora UFRJ, Membro do Núcleo de Estudos do Currículo (NEC).

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Universidade Federal do rio de Janeiro

Professora associada
Diretora da Faculdade de Educação
Universidade Federal do Rio  de Janeiro

Downloads

Publicado

2013-11-04

Como Citar

AZEVEDO, P. B. de; FERREIRA DA COSTA MONTEIRO, A. M. A sala de aula e a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada. Práxis Educativa, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 559–580, 2013. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.8i2.00010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/4849. Acesso em: 13 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino de História no espaço Ibero-americano

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)