A avaliação por ciclos de aprendizagem no Ensino Básico em Moçambique: entre tensões e desafios

Autores

  • Stela Mithá Duarte Professora Associada da Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique, Maputo

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0002

Resumo

Este artigo discute a política de progressão por ciclos de aprendizagem introduzida na última reforma curricular do Ensino Básico (EB) em Moçambique, em 2004. Esta política tem sofrido muitas contestações no seio da sociedade pelo facto de os alunos progredirem de classe sem terem obtido as competências preconizadas no plano curricular. O objectivo geral do estudo é analisar as tensões e os desafios da avaliação por ciclos de aprendizagem no EB de Moçambique. A metodologia usada baseia-se na pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa conclui que não foram criadas as condições necessárias para a implementação da política de progressão por ciclos de aprendizagem em Moçambique, sendo necessário, portanto, melhorar aspectos como a sua divulgação, as condições de funcionamento das escolas e a formação de professores, de modo a praticarem efectivamente a avaliação formativa.

 

Palavras-chave: Ensino Básico. Ciclos de aprendizagem. Avaliação da aprendizagem.

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Publicado

2017-10-12

Como Citar

DUARTE, S. M. A avaliação por ciclos de aprendizagem no Ensino Básico em Moçambique: entre tensões e desafios. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 33–47, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i1.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10562. Acesso em: 10 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos