Deitar raízes no mundo: sobre as dimensões do pensar em Arendt e seu significado para o educar hoje

Autores

  • Angelo Vitório Cenci Universidade de Passo Fundo/RS

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0003

Resumo

O presente trabalho tem um caráter bibliográfico, fundamentando-se na análise de obras de Arendt bem como em intérpretes da autora. O artigo explora três dimensões da concepção do pensar em Hannah Arendt com o objetivo de tematizar o significado do educar hoje. Toma-se como ponto de partida a distinção entre pensar e conhecer e retoma-se o conceito de sensus communis para explorar a dimensão pós-metafísica e intersubjetivista do pensar arendtiano. Em um segundo passo, aborda-se a dimensão arendtiana do pensar como exame de si e seu caráter formativo. Por fim, explora-se o sentido formativo da dimensão do saber orientar-se no pensamento. O diálogo Arendt-Kant, mediante o conceito de sensus communis e das máximas do pensar bem, indica como a dimensão formativa aí identificada implica a capacidade de colocar-se no lugar do outro e, consequentemente, de assumir a responsabilidade pelos próprios atos, o que impõe à educação a exigência ética fundamental de assumir a responsabilidade para com o mundo.

 

Palavras-chave: Pensar. Educar. Hannah Arendt.

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Biografia do Autor

Angelo Vitório Cenci, Universidade de Passo Fundo/RS

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Filosofia da UPF.

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Publicado

2018-05-14

Como Citar

CENCI, A. V. Deitar raízes no mundo: sobre as dimensões do pensar em Arendt e seu significado para o educar hoje. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 675–691, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/11001. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

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