Políticas públicas de currículo: autobiografia e sujeito relacional

Autores

  • Janet L. Miller Teachers College, Columbia University
  • Elizabeth Macedo UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0018

Resumo

A inspiração deste texto vem de um projeto de pesquisa “intervenção” que está sendo realizado em escolas públicas em que argumentamos que políticas públicas em currículo não precisam nem devem ser centralizadas. Ao longo do projeto e deste texto, dialogamos com uma longa tradição de estudos autobiográficos no campo do currículo e da formação de professores. Argumentamos que muitos desses estudos, apesar de trazerem para o discurso da política educacional termos ligados ao mundo da vida e às subjetividades, operam com uma noção metafísica de sujeito e uma crença na reflexão consciente como garantia de melhoria da experiência subjetiva. Em bases pós-estruturais, complicadas pelo neomaterialismo, defendemos a potencialidade de uma ontologia do sujeito relacional para a pesquisa autobiográfica e, com ela, conceptualizamos nossa versão de “intervenção”.

 

Palavras-chave: Currículo. Pesquisa autobiográfica. Pós-estruturalismo.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,034
Aug 04 '18Aug 07 '18Aug 10 '18Aug 13 '18Aug 16 '18Aug 19 '18Aug 22 '18Aug 25 '18Aug 28 '18Aug 31 '187.0
| |
Outros formatos de visualizações
86
Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20266.0
|

Biografia do Autor

Janet L. Miller, Teachers College, Columbia University

Janet L. Miller

Teachers College, Columbia University

jm1397@tc.columbia.edu

Publicado

2018-08-02

Como Citar

MILLER, J. L.; MACEDO, E. Políticas públicas de currículo: autobiografia e sujeito relacional. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 948–965, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12397. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Seção temática: E depois do Pós-estruturalismo?: experimentações metodológicas na pesquisa em currículo e educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)