Percepção do segundo professor de turma: limites e contribuições no processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência

Autores

  • Rosilei Gugel Ficagna Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Tania Mara Zancanaro Pieczkowski Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) http://orcid.org/0000-0002-5257-7747

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n2.006

Resumo

A Política de Educação Especial de Santa Catarina prevê a atuação do segundo professor de turma, como uma possibilidade de inclusão de estudantes com deficiência. Este artigo objetiva analisar como esse profissional percebe os seus limites e as suas contribuições no processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência incluídos nas classes regulares nas escolas de ensino fundamental de abrangência da Gerência Regional de Educação (GERED) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Palmitos (SC). Os procedimentos metodológicos adotados foram entrevistas narrativas com oito segundos professores de turma, contemplando oito municípios. As materialidades empíricas foram organizadas em agrupamentos temáticos e examinadas pela perspectiva da análise do discurso. A pesquisa evidencia limites e possibilidades e que as atribuições do segundo professor de turma precisam ficar mais explícitas para esses profissionais, para os demais docentes da escola e para os gestores escolares e das políticas estaduais de educação especial.

 

Palavras-chaves: Políticas de Educação Especial em Santa Catarina. Segundo professor de turma. Inclusão.

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Biografia do Autor

Rosilei Gugel Ficagna, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Chapecó (Unochapecó); Especialista em Educação Básica e Coordenação Pedagógica. Graduada em Pedagogia.  Professora no curso de Pedagogia na Faculdade Santa Rita de Palmitos, SC. Professora no Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial.

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Graduada em pedagogia, especialista em Educação Especial e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Diretora de Ensino na Unochapecó no período de 2009 a 2016.  Professora, pesquisadora e, atualmente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó). Líder do grupo de pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas (Unochapecó); integrante dos grupos de pesquisa Ensino e Formação de professores (Unochapecó); e Práticas Educativas e GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (UFSM). Autora e organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos Qualis Capes.

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Publicado

2019-05-30

Como Citar

FICAGNA, R. G.; PIECZKOWSKI, T. M. Z. Percepção do segundo professor de turma: limites e contribuições no processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 507–526, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13133. Acesso em: 28 abr. 2024.