A dialética materialista: princípios, diálogos e pesquisa em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.20334.001

Resumo

Pretende-se, neste artigo, produzir uma análise teórica, por meio de uma pesquisa bibliográfica, sobre os fundamentos da dialética materialista, pressupondo que esse debate impacta diretamente na produção de conhecimento no campo das pesquisas em Educação, em geral, e no campo das Políticas Educacionais, em particular. A abordagem inicia com a retomada da dialética como conceito e nas concepções antigas e modernas, passando pelo estudo da dialética idealista de Hegel, para servir como contraponto para construir o conceito de dialética na tradição marxista, contemplando uma diversidade de perspectivas desse campo. Conclui-se com uma síntese de como as pesquisas em Políticas Educacionais podem se beneficiar do estudo da dialética materialista.

Palavras-chave: Dialética materialista. Contradição e sobredeterminação. Pesquisa em Educação. Pesquisa em Políticas Educacionais.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
2,090
Jan 01 '23Jan 04 '23Jan 07 '23Jan 10 '23Jan 13 '23Jan 16 '23Jan 19 '23Jan 22 '23Jan 25 '23Jan 28 '2311
| |
Outros formatos de visualizações
798
Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202671
|
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 3
  • Mendeley - Readers: 2
  • Mendeley - Readers: 1

Biografia do Autor

Alessandro de Melo, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professor associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Mestrado em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2023-01-01

Como Citar

MELO, A. de. A dialética materialista: princípios, diálogos e pesquisa em Educação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.20334.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20334. Acesso em: 7 abr. 2025.