Atenção voluntária externa e ensino escolar

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.20642.059

Resumo

Este é um estudo teórico-bibliográfico sobre o processo de desenvolvimento atencional, mais especificamente sobre a atenção voluntária externa, segundo a Psicologia Histórico-Cultural e sua crítica à medicalização da educação. O objetivo é explicitar características psíquicas da atenção voluntária externa e possíveis implicações para a educação escolar de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As funções psíquicas possuem uma história de formação, tendo as relações sociais como componente necessário, por meio de internalizações de signos que formam capacidades internas autocontroladas. A atenção voluntária externa é marcada pelo trânsito de signos externos à condição intrapsíquica de uma atenção voluntária interna em formação. Como resultado, conclui-se que crianças nessa fase dependem da condução do/a professor/a para conseguirem ativa e voluntariamente levar ações/atividades de estudo adiante, até que se atinja os objetivos de ensino, mostrando-se como um aspecto relevante do planejamento pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Desenvolvimento psíquico. Atenção voluntária. Educação Escolar.

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Biografia do Autor

Marcelo Ubiali Ferracioli, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Departamento de Educação (DEED).

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Publicado

2023-06-23

Como Citar

FERRACIOLI, M. U. Atenção voluntária externa e ensino escolar. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.20642.059. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20642. Acesso em: 28 abr. 2024.