Formação de professores para a cultura digital: elementos em perspectivas diferentes da visão instrumental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21276.070

Resumo

Este estudo objetivou identificar elementos constituintes de processos formativos de professores para a cultura digital, em perspectivas diferentes da visão instrumental. Trata-se de revisão integrativa realizada com buscas no Portal de Periódicos CAPES e na plataforma SciELO. Foram selecionados dez artigos publicados em periódicos brasileiros entre 2017 e 2022. As análises identificaram os elementos: reflexão no processo formativo; ampliação dos sentidos sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); cidadania digital; autoria; autonomia; letramento digital; percepção sobre as novas gerações; práticas do formador; aprendizagem colaborativa; postura de aprendiz permanente. Observou-se ser possível explorar perspectivas que redimensionam a visão instrumental na formação de professores para a cultura digital, na busca pelo desenvolvimento da consciência crítica sobre os impactos desses artefatos na vida, no social e na educação, bem como pela adoção de posturas reflexivas, autônomas e cidadãs, de modo a se apropriarem das TDIC pela problematização de suas implicações no cotidiano.

Palavras-chave: Formação de professores. Cultura digital. Revisão.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Douglas Pereira da Costa, Universidade Federal do Piauí

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Mestre em Educação pela Logos University International (Unilogos). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC).

Maria da Glória Carvalho Moura, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Titular da Universidade Federal do Piauí (UFPI), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPPGEd/UFPI). Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC).

Downloads

Publicado

2023-07-28

Como Citar

COSTA, D. P. da; MOURA, M. da G. C. Formação de professores para a cultura digital: elementos em perspectivas diferentes da visão instrumental. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21276.070. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21276. Acesso em: 28 abr. 2024.