Estado de conhecimento: pesquisas realizadas no Brasil sobre as narrativas de professoras

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21292.069

Resumo

Este artigo apresenta os passos da construção do estado de conhecimento de uma pesquisa sobre as narrativas de vida e de transformação de professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental. Para realizar o estado de conhecimento, foram utilizadas as metodologias de Morosini e Fernandes (2014) e Morosini, Nascimento e Nez (2021). A partir disso, foi feito um levantamento das pesquisas realizadas sobre a temática, compreendidas entre os anos de 2019 e 2021, nos principais repositórios de teses e dissertações do Brasil. Dezessete trabalhos foram analisados, sendo possível concluir que há muito para explorar nas seguintes temáticas: professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, alfabetizadoras, da rede privada e negras, e pesquisas que se detenham na saúde mental das professoras e na inclusão.

Palavras-chave: Estado de conhecimento. Professoras. Narrativas.

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Biografia do Autor

Évelin Albert, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

ALBERT, Évelin. Estado de conhecimento: pesquisas realizadas no Brasil sobre as narrativas de professoras. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–13, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21292.069. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21292. Acesso em: 7 abr. 2025.