Heidegger e a Universidade: acerca do vínculo essencial entre ciência e formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21293.050

Resumo

Este artigo apresenta, como resultado de uma pesquisa bibliográfica, as linhas gerais da crítica de Heidegger à Universidade de seu tempo, marcada pela fragmentação crescente das ciências em disciplinas especializadas e pelo consequente rompimento com um ideal efetivo de formação humana. Além disso, busca estruturar uma compreensão geral da proposta de reforma universitária que o filósofo anuncia no Discurso do reitorado, cujo núcleo é o reestabelecimento da Universidade enquanto espaço privilegiado para a transformação da existência individual e coletiva. A tese de fundo é que Heidegger procura devolver à Universidade o seu papel formativo, já concebido por Humboldt, mas pelo caminho do questionamento ontológico. Guardadas as diferenças contextuais e as transformações que atingiram a instituição universitária desde a época em que Heidegger produziu suas reflexões, na primeira metade do século XX, acredita-se que elas são ainda pertinentes para mobilizar o debate na atualidade.

Palavras-chave: Universidade. Ciência. Formação humana.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
164
Jun 07 '23Jun 10 '23Jun 13 '23Jun 16 '23Jun 19 '23Jun 22 '23Jun 25 '23Jun 28 '23Jul 01 '23Jul 04 '233.0
|
Outros formatos de visualizações
51
Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20268

Biografia do Autor

Marcelo José Doro, Universidade de Passo Fundo

Professor do curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Educação pela UPF.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

DORO, M. J. Heidegger e a Universidade: acerca do vínculo essencial entre ciência e formação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21293.050. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21293. Acesso em: 26 abr. 2025.