A pesquisa sobre inclusão de estudantes com deficiência visual na pós-graduação em Educação do Sul do Brasil

Autores

  • Elisabete Cristina Pereira Eches Intituto Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-9019-7094
  • Mirela Casonato Roveratti Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21295.061

Resumo

Este artigo discute sobre dissertações e teses que tratam a respeito da inclusão de estudantes com deficiência visual a partir das pesquisas sul-brasileiras em educação. Tem como objetivo descrever e analisar as teses e as dissertações sobre inclusão de estudantes com deficiência visual dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação do Sul do país com base no Materialismo Histórico. A metodologia adotada nesta pesquisa foi a busca por teses e dissertações nas páginas dos Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades sul-brasileiras e em seus repositórios ou bibliotecas, por meio de termos descritores ou da leitura parcial ou integral dos textos. Os termos descritores utilizados foram “cego”, “cega”, “cegueira”, “deficiência visual”, “baixa visão”, “visão subnormal”, “deficiência sensorial”, “braile”, “tátil’ e “audiodescrição”. Não foi estabelecido um período de tempo para as buscas. Os estudos encontrados foram publicados entre 2007 e 2021, sendo 11 dissertações e duas teses. A pesquisa apontou como principais resultados a falta de acessibilidade dos conteúdos, falta de acessibilidade tecnológica, falta de formação de professores e preconceito com os alunos com deficiência visual. Os dados evidenciaram que há pouco interesse de estudo sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual. O processo inclusivo desse público não deveria apresentar tantas dificuldades por haver apenas limitações sensoriais. Contudo, em uma sociedade sustentada pela desigualdade, manter condições de atendimento às especificidades desses sujeitos se torna algo difícil.

Palavras-chave: Aluno com deficiência. Deficiências da visão. Pós-Graduação em Educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisabete Cristina Pereira Eches, Intituto Federal do Paraná

Pedagoga do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Londrina. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Marília. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mirela Casonato Roveratti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Técnica Administrativa em Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Londrina. Mestra e Doutora em Ciências da Reabilitação – Programa UEL/Unopar.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

ECHES, E. C. P.; ROVERATTI, M. C. A pesquisa sobre inclusão de estudantes com deficiência visual na pós-graduação em Educação do Sul do Brasil. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21295.061. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21295. Acesso em: 28 abr. 2024.