A pesquisa sobre inclusão de estudantes com deficiência visual na pós-graduação em Educação do Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21295.061Resumo
Este artigo discute sobre dissertações e teses que tratam a respeito da inclusão de estudantes com deficiência visual a partir das pesquisas sul-brasileiras em educação. Tem como objetivo descrever e analisar as teses e as dissertações sobre inclusão de estudantes com deficiência visual dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação do Sul do país com base no Materialismo Histórico. A metodologia adotada nesta pesquisa foi a busca por teses e dissertações nas páginas dos Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades sul-brasileiras e em seus repositórios ou bibliotecas, por meio de termos descritores ou da leitura parcial ou integral dos textos. Os termos descritores utilizados foram “cego”, “cega”, “cegueira”, “deficiência visual”, “baixa visão”, “visão subnormal”, “deficiência sensorial”, “braile”, “tátil’ e “audiodescrição”. Não foi estabelecido um período de tempo para as buscas. Os estudos encontrados foram publicados entre 2007 e 2021, sendo 11 dissertações e duas teses. A pesquisa apontou como principais resultados a falta de acessibilidade dos conteúdos, falta de acessibilidade tecnológica, falta de formação de professores e preconceito com os alunos com deficiência visual. Os dados evidenciaram que há pouco interesse de estudo sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual. O processo inclusivo desse público não deveria apresentar tantas dificuldades por haver apenas limitações sensoriais. Contudo, em uma sociedade sustentada pela desigualdade, manter condições de atendimento às especificidades desses sujeitos se torna algo difícil.
Palavras-chave: Aluno com deficiência. Deficiências da visão. Pós-Graduação em Educação.
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