Prática das danças urbanas em contexto escolar: memória e atenção de escolares de 7 e 8 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21331.066

Resumo

Este estudo, do tipo experimental com enfoque quantitativo e corte longitudinal, objetivou verificar possíveis alterações na memória e na atenção de escolares de 7 e 8 anos com a prática das danças urbanas na escola. A amostra final foi de 65 escolares divididos em grupo intervenção e controle, submetidos a dois testes cognitivos. No primeiro teste, o grupo controle atingiu no pré e pós-teste, respectivamente, uma média de acertos de 19,9 (Desvio Padrão – DP = 1,98) e 19,2 (DP = 2,33); já o grupo intervenção acertou, respectivamente, 19,4 (DP = 2,47) e 21,5 (DP = 2,50) (p<0,05). No segundo teste, o grupo controle aumentou seu tempo de resposta enquanto o grupo intervenção diminuiu. Identificou-se melhoras relevantes na memória e na atenção do grupo que recebeu a intervenção e, com isso, espera-se aproximar o conteúdo dos professores bem como fomentar possíveis avanços científicos sobre o tema.

Palavras-chave: Danças urbanas. Atenção. Memória.

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Biografia do Autor

Cielle Amanda de Sousa e Silva, Universidade Federal do Paraná

Mestre e Doutoranda em Educação – Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Guilherme da Silva Gasparotto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Doutor em Educação Física – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).

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Publicado

2023-07-17

Como Citar

SILVA, C. A. de S. e; GASPAROTTO, G. da S. Prática das danças urbanas em contexto escolar: memória e atenção de escolares de 7 e 8 anos. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–14, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21331.066. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21331. Acesso em: 27 abr. 2024.