Percepções da velhice e transição para a aposentadoria de pessoas adultas mais velhas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21348.051

Resumo

O aumento da longevidade provocou o incremento da população adulta mais velha. Assim sendo, este texto visa analisar percepções sobre a velhice e as transições para a aposentadoria em pessoas adultas mais velhas. Os dados empíricos resultaram de entrevistas biográficas com seis pessoas adultas aposentadas, decorrentes de uma investigação biográfica. O quadro conceptual incide nas histórias de vida e nas transições biográficas, na velhice e no envelhecimento, na aposentadoria e na formação experiencial. As pessoas adultas aposentadas entrevistadas evidenciam uma tendência de associação do envelhecimento e da velhice à incapacidade e à inatividade. A transição para a aposentadoria é vivenciada de múltiplas formas, de acordo com a experiência e a singularidade de cada sujeito. Contudo, há uma tentativa generalizada de preservação da autonomia, do reconhecimento de si e da identidade. Na vivência da adultez tardia, os sujeitos valorizam capacidades essenciais para a vida como o poder de falar, o poder de narrar e o poder de agir.

Palavras-chave: Pessoas adultas mais velhas. Transição. Aposentadoria.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria das Neves Silva, Universidade de Lisboa

Mestrado em Educação e Formação, área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Membro da Diretoria Executiva da Associação Nacional de Gerontologia – Regional Pernambuco.

Carmen Cavaco, Universidade de Lisboa

Doutoramento em Ciências da Educação, área de especialidade em Formação de Adultos, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Professora e investigadora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (UIDEF).

Downloads

Publicado

2023-06-13

Como Citar

SILVA, M. das N.; CAVACO, C. Percepções da velhice e transição para a aposentadoria de pessoas adultas mais velhas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21348.051. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21348. Acesso em: 28 abr. 2024.