O Consed na construção da BNCC: uma experiência pública (com)partilhada?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21379.018

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), relacionando-a com a formulação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), considerando a composição, as parcerias estabelecidas e as relações com a sociedade civil. Com base na teorização de Hannah Arendt, o texto problematiza a relação entre Conselhos e política. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo documental, tendo a BNCC e os documentos publicados pelo Consed durante sua elaboração como fontes de análise. Os resultados indicam que o Consed fortaleceu as propostas educacionais do Governo Federal como parte das recomendações de organismos multilaterais e de elites empresariais, alinhando-se a diretrizes eminentemente privatizantes.

Palavras-chave: Políticas públicas de Educação. Consed. BNCC.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Franceila Auer, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestra em Educação pela Ufes. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Heitor Lopes Negreiros , Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes. Mestre em Educação pela Ufes. Bolsista da Fapes.

Gilda Cardoso de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Federalismo e Políticas Educacionais” e do Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (Lagebes). Vice-Diretora da Seção Espírito Santo da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae-ES).

Vania Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes. Doutora em Educação pela USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Infância, Educação, Sociedade e Cultura” (IESC).

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Física da Ufes. Doutor em Educação pela Ufes. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).

Downloads

Publicado

2023-03-07

Como Citar

AUER, F.; NEGREIROS , H. L.; ARAUJO, G. C. de; ARAÚJO, V. C. de; SANTOS, W. dos. O Consed na construção da BNCC: uma experiência pública (com)partilhada? . Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21379.018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21379. Acesso em: 19 abr. 2024.