TDAH na escola: um estudo sobre os rituais de interação entre estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21382.077

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender como se estabelecem os rituais de interação entre um estudante com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e seus colegas de uma escola pública municipal do Médio Vale do Itajaí, Santa Catarina. A pesquisa, de abordagem qualitativa, caracterizou-se como um estudo de caso realizado a partir de observação participante do cotidiano escolar e conversas informais com as crianças da turma. Os resultados mostraram que os rituais de interação se manifestam por coalização de aliança e de conflito. A primeira, marcada por uma carga emocional de solidariedade entre os colegas, contribui para o sentimento de pertença da criança ao grupo e à escola. Esses rituais de interação, caracterizados por brincadeiras, atitudes colaborativas e cumplicidade, fortalecem a inclusão da criança com TDAH na escola. Já as coalizões de conflito, marcadas por desentendimentos e confrontos, provocam a ruptura de cadeias de interações, levando sentimentos de descontamento e exclusão.

Palavras-chave: Rituais de interação. Escola. TDAH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andrea Soares Wuo, Universidade Regional de Blumenau

Universidade Regional de Blumenau (Furb), Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Luiza Nunes Marques, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), Mestre em Educação pela Furb.

Downloads

Publicado

2023-08-09

Como Citar

WUO, A. S.; MARQUES, L. N. TDAH na escola: um estudo sobre os rituais de interação entre estudantes. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–14, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21382.077. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21382. Acesso em: 6 dez. 2025.