TDAH na escola: um estudo sobre os rituais de interação entre estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21382.077

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender como se estabelecem os rituais de interação entre um estudante com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e seus colegas de uma escola pública municipal do Médio Vale do Itajaí, Santa Catarina. A pesquisa, de abordagem qualitativa, caracterizou-se como um estudo de caso realizado a partir de observação participante do cotidiano escolar e conversas informais com as crianças da turma. Os resultados mostraram que os rituais de interação se manifestam por coalização de aliança e de conflito. A primeira, marcada por uma carga emocional de solidariedade entre os colegas, contribui para o sentimento de pertença da criança ao grupo e à escola. Esses rituais de interação, caracterizados por brincadeiras, atitudes colaborativas e cumplicidade, fortalecem a inclusão da criança com TDAH na escola. Já as coalizões de conflito, marcadas por desentendimentos e confrontos, provocam a ruptura de cadeias de interações, levando sentimentos de descontamento e exclusão.

Palavras-chave: Rituais de interação. Escola. TDAH.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andrea Soares Wuo, Universidade Regional de Blumenau

Universidade Regional de Blumenau (Furb), Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Luiza Nunes Marques, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), Mestre em Educação pela Furb.

Downloads

Publicado

2023-08-09

Como Citar

WUO, A. S.; MARQUES, L. N. TDAH na escola: um estudo sobre os rituais de interação entre estudantes. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–14, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21382.077. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21382. Acesso em: 27 abr. 2024.