Revisitando a relação entre família e escola: discursos inacabados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21405.040

Resumo

Esta pesquisa faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre a contratação de Psicólogos na rede pública de ensino do sudoeste da Bahia, após promulgação de legislação específica. Ao responderem sobre esta contratação, as professoras entrevistadas deram destaque à relação entre família e escola. Por conta disso, o objetivo deste artigo foi analisar especificamente como se construiu o processo de distribuição de sentidos sobre “família”. Para isto, utilizou-se o referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso francesa. Pela análise das entrevistas foram identificadas duas zonas de sentido (recortes) intituladas “família e déficit de atenção” e “família e discurso médico”.  No cotidiano escolar, estes recortes indicam como resultados um assujeitamento dos sujeitos-professores a essas zonas de sentido. Todavia, há possiblidades de rupturas nestes discursos, porque são discursos inacabados.

Palavras-chave: Psicologia Escolar e Educacional. Análise do Discurso. Família e escola.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anderson de Carvalho Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB). Mestre e Doutor em Ciências (Área: Psicologia) pela Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto - SP (Estágio sanduíche na Universidade de Paris XIII). Bolsista de Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2023-05-28

Como Citar

PEREIRA, A. de C. Revisitando a relação entre família e escola: discursos inacabados. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–15, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21405.040. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21405. Acesso em: 26 abr. 2024.