A regulamentação do Sistema Nacional de Educação (SNE) no Brasil: um longo debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21495.044

Resumo

Neste artigo, busca-se analisar o debate sobre a regulamentação do Sistema Nacional de Educação (SNE) a partir da discussão sobre a criação dos sistemas nacionais para as políticas sociais. Nesse sentido, analisam-se as ideias relacionadas à coordenação federativa na Educação e as propostas de regulamentação do SNE, inclusive a proposta em tramitação no Congresso Nacional. A ideia é discutir a trajetória desse debate, que fatores foram importantes nesse processo e os avanços das propostas atuais do sistema para a cooperação federativa. Para tanto, o artigo apresenta uma abordagem metodológica qualitativa, baseada em revisão da literatura e análise de dados secundários, incluindo documentos técnicos, relatórios de pesquisa, projetos de lei e regulamentações. A análise mostra que as ideias presentes no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e a construção dos sistemas em outras políticas bem como mudanças na coordenação federativa pós-Constituição Federal de 1988 influenciaram a continuidade do sistema no debate educacional e as propostas sobre o SNE. No entanto, a morosidade de aprovação do sistema resulta da falta de consenso entre os atores sobre como o sistema deve ser organizado.

Palavras-chave: Sistema Nacional de Educação. Coordenação e cooperação. Relações interfederativas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karoline de Oliveira, Universidade Federal do ABC

Doutoranda em Políticas Públicas na Universidade Federal do ABC (UFABC). Mestre em Estudos Urbanos e Regionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Catarina Ianni Segatto, Universidade Federal do ABC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFABC. Doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

OLIVEIRA, K. de; SEGATTO, C. I. A regulamentação do Sistema Nacional de Educação (SNE) no Brasil: um longo debate. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–14, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21495.044. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21495. Acesso em: 27 abr. 2024.