Ética na pesquisa em educação – A que se destina?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21740.033

Resumo

Neste ensaio, examina-se a atual tendência de caráter protocolar que se tem dado à aplicação da ética na pesquisa, argumentando que ela não só escapa propriamente aos fundamentos da questão como não contribui para a qualificação e o desenvolvimento nem da pesquisa em educação nem da formação em  nível de pós-graduação. Retoma-se, assim, o questionamento sobre os fundamentos da ética, assumindo que ela, como criação humana, faz-se na história e não se confunde com nenhum tipo de regramento, ainda que possa inspirar normas e leis. Assumindo o princípio de que a ética perpassa todo o processo de pesquisa, destacam-se os desafios que se põe à organização e ao funcionamento dos programas de pós-graduação e indica-se a necessidade de revisão profunda tanto do que se entende por comitê de ética (que deve ser reorganizado como comitê de regulação da pesquisa) como das formas de promoção da própria ética, em seu fundamento epistemológico, nos programas de pós-graduação.

Palavras-chave: Ética. Pesquisa. Educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Percival Leme Britto, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2023-05-11

Como Citar

BRITTO, L. P. L.; COLARES, A. A. Ética na pesquisa em educação – A que se destina?. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21740.033. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21740. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate