“Riscos”, “danos” e “benefícios” da participação em um projeto de história oral sobre a Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21762.048

Resumo

Tendo como base empírica um conjunto de entrevistas de história oral do projeto Documentando a experiência da covid-19 no Rio Grande do Sul, este texto apresenta e questiona as noções de “riscos”, “danos” e “benefícios” associadas à participação em pesquisas e tributárias da bioética e da avaliação institucional de projetos da área da Saúde. Ao mesmo tempo, e a partir da literatura da história oral, demonstra como elas podem ser úteis na prática cotidiana da pesquisa. As reflexões desenvolvidas na pesquisa História Oral e História Pública: diálogos, desafios e possibilidades – um olhar comparativo entre Brasil, Itália e Canadá e o envolvimento em Grupos de Trabalho sobre ética na Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e no Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA) contribuem para o desenvolvimento do tema. O texto está organizado em quatro partes: na primeira, é feita a apresentação de normas institucionais de avaliação da ética, no que se refere a “riscos”, “danos” e “benefícios” associados à participação em “pesquisas com seres humanos”; na segunda, é explorada a literatura sobre ética, o trabalho colaborativo e as boas práticas na história oral; nas duas últimas, é desenvolvido um diálogo com um conjunto de entrevistas concedidas por estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com perfil de baixa renda. Nesse momento, são localizadas nas fontes orais as noções mencionadas e os cuidados adotados pela equipe de pesquisa.

Palavras-chave: Ética. História oral. Covid-19.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Simone Rodeghero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora titular do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em História pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

RODEGHERO, C. S. “Riscos”, “danos” e “benefícios” da participação em um projeto de história oral sobre a Covid-19. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21762.048. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21762. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate